Friday, October 30, 2009

SELVAGENS EM BRASÍLIA... Festival FERROCK, em Brasilia, DF


Por Cleber Silva
“Em junho de 1986, jovens amantes do rock, não muito diferente dos jovens de hoje, decidiram que era hora de movimentar a cultura da Ceilândia através do som pesado e das mensagens sociais ainda mais fortes. Nascia ali o mais antigo festival de rock em atividade do país, o Ferrock - Festival Revolução e Rock”, diz a apresentação do festival.

Serão dois dias de shows de bandas do Nordeste, São Paulo e Centro-Oeste. Tudo “na faixa” pela promoção da cultura rocker na localidade. Bandas como Decomposed God [PE], Expose Your Hate [RN], Obskure [CE], Karne Krua [SE] e Ulo Selvagem [BA], entre outras, farão a Ceilândia tremer com suas sonoridades pesadas.

A banda baiana de Hardcore Crossover, Ulo Selvagem – uma das mais antigas ainda atuantes no cenário baiano, foi convidada a fazer parte do lineup do festival após exatos dez anos de sua primeira apresentação no mesmo. Para vocalista da Ulo, Sandra de Cássia, “é um reflexo imediato de um trabalho firmado com o passar dos tempos. Passamos muito tempo nos dedicando integralmente aos processos da ACCRBA [Associação Cultural Clube do Rock da Bahia] e não priorizamos a banda. Não há como não fazer um paralelo da banda com a associação, pois a banda, quando em circulação constante em shows e festivais pelo país, sempre levava o nome do festival Palco do Rock e dos trabalhos da associação. Lutamos pelo coletivo e essa luta deu frutos após conseguirmos o que tanto almejamos, que foi o retorno do festival às ruas após o seu corte, melhorias estruturais, e agora, após 11 anos de muita labuta, o retorno dos cachês. Assim, agora podemos dar prosseguimento à carreira da banda e tentar o lançamento de um EP para o ano que vem.”

Gabriel Amorim, um dos guitarristas da banda, ressalta que é mais uma vitória para o trabalho coletivo responsável: “Para nós, que também somos produtores, a responsabilidade de não usar os nossos contatos para favorecer única e exclusivamente a banda é fruto da ética que sempre pregamos e cobramos em outrem em nossos discursos e ações. Senão, poderíamos estar fazendo muitos mais shows nos últimos anos, que foram dedicados exclusivamente para a ACCRBA, o que tem causado uma cobrança tanto dos outros integrantes como dos fãs.”

O Ferrock será realizado nos dias 31/10 e 01/11, na Praça da Administração, na Ceilândia Sul, a partir das 15 horas. Serão 22 shows e o tema desse ano é a Paz, além da homenagem ao Nordeste brasileiro. Outros temas já foram abordados pelo festival, tais como: “Tóxicos, consciência nos relacionamentos (1987); Negro: liberdade, justiça e paz (1988); Nação indígena (1989)." Sugere-se, apesar da gratuidade da entrada, a doação de um quilo de alimento não-perecível.

Mais informações: www.festivalferrock.blogspot.com
SITE: www.accrba.com.br
PALCO DO ROCK: www.palcodorock.com.br
TWITTER: www.twitter.com/accrba
BLOG: www.accrba.blogspot.com
FOTOLOG: www.fotolog.com/accrba
TV ACCRBA: www.accrba.com.br/tvaccrba.htm
RÁDIO/PODCAST: www.accrba.com.br/radio.htm
ORKUT: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=5760159
MSN: accrba@hotmail.com

No comments: