Thursday, October 01, 2009

Cineclube Cultura - Filmes Italianos


Cineclube Cultura - outubro/2009
O CINEMA DE VALERIO ZURLINI

Com uma carreira de mais de trinta anos dedicados ao cinema e apenas oito longas-metragens realizados, o falecido cineasta italiano Valerio Zurlini (1926-1982) vem sendo redescoberto em inúmeras retrospectivas pelo mundo afora. Neste mês, chegou a vez de o público do Cineclube Cultura conhecer algumas de suas obras-primas. Para o diretor de cinema Carlos Reichenbach, ”Não é exagero dizer que Zurlini foi o cineasta que melhor soube filmar os sentimentos mais triviais (nobres ou aviltantes) do homem moderno e cuja obra é uma perfeita simbiose do essencial do cinema da Península: a crise dos sentimentos e as dificuldades de comunicação da sociedade burguesa no cinema de Antonioni, o rigor e o humanismo de Visconti, a angústia e o ascetismo cristão de Rosselini e a convicção marxista e a ênfase poética de Pasolini.”
Dia 03 - sábado
Verão violento
(L`Estate violenta, Itália, 1959)
Direção de Valerio Zurlini
Com Eleonora Rossi Drago, Jean-Louis Trintignant, Jacqueline Sassard, Cathia Caro.
Em 1943, em plena Segunda Guerra Mundial, alguns jovens italianos, ricos e desocupados, gastam seus dias à beira do mar, animados por romances passageiros e inconseqüentes. Burgueses e urbanos, eles pouco se preocupam com os rumos que a política fascista de Benito Mussolini impõe ao país. O filme se passa em Rimini, um dos cenários preferidos de Zurlini.P/b, 100 min.
Dia 04 – domingo
A moça com a valise
(La ragazza con la valigia, Itália, 1960)
Direção de Valerio Zurlini
Com Claudia Cardinale, jaques Perrin , Luciana Angiolillo, Corrado Pani, Gian Maria Volontè.
Marcello Mainardi é um galanteador incurável. Um dia conhece Aida e a conquista com falsas promessas. Depois de seduzi-la, tenta se livrar dela. Marca um novo encontro, mas não comparece. Ela não aceita ser abandonada e procura Marcello, que pede então ao seu irmão mais novo, Lorenzo, para substituí-lo. Ele aceita ajudar Marcello, mas de seu encontro com Aida acaba nascendo uma forte amizade. Entretanto, como Lorenzo é muito jovem ainda, sua família insiste para que a garota deixe os irmãos em paz e saia da cidade. Desiludida, Aida vai para Rimini, mas Lorenzo não aceita a separação e vai ao seu encontro. P/b, 111 min.
Dia 16 – sexta-feira
Mulheres no front
(Le soldatesse, Itália, 1965)
Direção de Valerio Zurlini
Com Anna Karina, Marie Laforêt, Lea Massari, Valeria Moriconi, Milena Dravic, Mario Adorf.
Esta obra-prima de Zurlini, narra a história de um grupo de prostitutas “convocadas” para trabalhar em prostíbulos militares italianos durante a Segunda Guerra, com o objetivo de animarem seus soldados. A trama, no entanto, se desenvolve a partir do relacionamento das garotas com os três militares que as conduzem na longa viagem que empreendem em direção à base militar, localizada em uma região montanhosa da Grécia. P/b, 114 min.
Dia 24 – sábado
A primeira noite de tranquilidade
(La prima notte di quiete, Itália, França, 1972)
Direção de Valerio Zurlini
Com Alain Delon, Giancarlo Giannini, Lea Massari, Sonia Petrovna, Alida Valli.
O protagonista Daniele (Alain Delon) é um angustiado professor de literatura que se envolve afetivamente com uma de suas alunas (Sonia Petrovna). Trata-se de um personagem à deriva. Ateu e alcóolatra, Daniele logo se apaixona, mas acaba descobrindo que ela está envolvida em um esquema de pornografia e prostituição. O fato acentua ainda mais o desespero existencialista do protagonista, que se atormenta com a falta de perspectivas em sua vida. Cor, 105 min.
Dia 25 – domingo
O deserto dos Tártaros
(Il deserto dei Tartari, Itália, 1976)
Direção de Valerio Zurlini
Com Vittorio Gassman, Giuliano Gemma, Philippe Noiret, Jacques Perrin, Francisco Rabal, Fernando Rey, Max von Sydow.
No meio do deserto, abrigado em um forte, um grupo de soldados espera por um inimigo que nunca chega. Dias e anos passam despercebidamente, sem que absolutamente nada aconteça. No posto de sentinela, um soldado (Jacques Perrin) observa a linha do horizonte. Aquele forte representa uma prisão espiritual da qual ele quer se livrar, onde se sente asfixiado pela paisagem e pelos rituais impostos pela hierarquia. Este é o último filme de Zurlini e foi adaptado do romance homônimo de Dino Buzzati. Cor, 140 min.

Horário: 20 horas
Local: Oficina Cultural de Uberlândia - Sala Roberto Rezende
Pça. Clarimundo Carneiro, 204 - Bairro Fundinho
Entrada Franca

Blog da Oficina Cultural: http://www.oficina-cultural.blogspot.com/

1 comment:

Anonymous said...

Fernando Rey, o melhor actor do mundo