Wednesday, August 09, 2017

POEMAÇÃO NO MANGO


Num ambiente onde a arte e a gastronomia se unem para criar um espaço harmonioso e poético, que tem como objetivo privilegiar a arte no Distrito Federal, abre suas portas para a poesia.
O Mango Gastronomia com Arte e o Poemação realizarão no dia 26 de agosto o primeiro sarau POEMAÇÃO NO MANGO.

O Sarau surgiu em um bate-papo no grupo Sarau & Poesia com a administradora do grupo Mônica Blanco e o poeta Jorge Amancio, um dos coordenadores do Poemação haverá um espaço para a exposição e venda dos livros, CDs e outros trabalhos dos participantes que terão um determinado tempo para a apresentação das obras expostas.

POEMAÇÃO NO MANGO
dia 26 de agosto as 20:00.
Setor de Industria Gráfica
(Sig) Quadra 04 Lote 25 Loja 01

Dez poetas farão parte desta exposição a seguir:

Carla Andrade poeta jornalista lançou recentemente seu quarto livro, Caligrafia nas nuvens, pela editora Patuá. A mineira de Belo Horizonte fez carreira literária em Brasília e, apaixonada por poesia, tem três livros publicados: Conjugação de pingos de chuva (LGE), Artesanato de perguntas (7Letras) e Voltagem (7letras). Entre as páginas, a ficção se mistura com o tom das poesias confessionais da autora, que fala da natureza, do erotismo, da família e da rotina.

Custódia Wolney é formada em Administração de Empresas com especialização em Gestão Cultural e Metodologia do Ensino Superior. Autora dos livros: Kalunga – Uma saga quilombola, Editora Ícone; O preço de um sonho – Os bastidores da construção de Brasília, Editora Logos 3; Sombras da Revolta – O despertar dos oprimidos, Editora Livro Pronto; Sina Traçada – A Insurreição dos Malês. Livro contemplado pelo Prêmio Oliveira Silveira, da Fundação Cultural Palmares e Ministério da Cultura, em 2015.

Jorge Amancio carioca, nasceu em 1953 e reside em Brasília desde 1976. Licenciado em Física pela Universidade de Brasília, pós-graduado em Matemática, participante e ativista de movimentos sociais de luta contra o preconceito racial. Fundador do Centro de Estudos Afro Brasileiro e Fundador do Grupo Cultural Axé Dudu, ocupa a cadeira número 16 da Academia de letras do Brasil- secção DF. Tendo publicado NEGROJORGEN e BATOM D’AMOR E MORTE poesias ambos pela Thesaurus ed. 2007, participado de inúmeras antologias, poemas publicados em revistas e jornais.

José Carlos Ferreira Brito nascido na cidade de Baliza – Goiás, brasiliense por opção. Formado pela escola da vida, na arte da sobrevivência e convivência entre os humildes". Ocupa a cadeira número 05 da Academia de letras do Brasil- secção DF. Tendo publicado “Pensando com o Coração", pela editora Thesaurus onde o poeta mostra a forma inquieta e versátil de ver o mundo, cantar o amor em prosa e versos, observando a beleza das flores, o canto dos pássaros, o azul do céu, a imensidão do mar, a harmonia do cosmo, tendo a mulher e o amor como tema principal de seus poemas.

José Luiz do Nascimento Sóter nasceu na Fazenda Macaúba, em Catalão – Goiás, veio definitivamente para Brasília em 1977, viveu em Goiânia onde formou-se professor, virou radialista comunitário em Brasília, publicou 15 livros de poemas dentre eles: “Salada Mista”, “Início e Fim”, “Poemas Soterrados”, “As Piores”, “1986 Ponto Final” “Renitência Lunar”, “Navegantes ao Léu” e a sua mais recente obra “#Agrestina” e editou vários poetas pela SEMIM Edições. Poeta marginal da Geração Mimeógrafo de Brasília. Cursou Agronomia na Universidade de Brasília, diretor da Agencia Abraço /DF e presidente da Rádio Esplanada FM.

Marcos Airton de Sousa Freitas nasceu em Teresina, Piauí, em 1963. Engenheiro Civil pela UFPI. Professor e pesquisador da Universidade de Fortaleza, desde 1990, onde criou o Grupo de Pesquisas em Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Computação Aplicada. Poeta. Contista. Tradutor. Letrista. Participa, em Brasília DF, do Coletivo de Poetas. Publicou 20 livros de poesia dentre eles “A Vida Sente a Si”, “Staub und Schotter” (poesias em inglês, italiano, espanhol e alemão), “A Terceira Margem Sem Rio”, “Moro do Lado de Dentro”, “Quase um Dia”, além do livro de contos e poemas “Na Curva de um Rio”, “Mungubas” e recentemente “Sentimentos Oceânicos” e uma série de livros pela Amazon, participou de dezenas de Antologias de Poesias e Contos.

Meireluce Fernandes natural de Marabá (PA), chegou a Brasília em 1962, graduou-se em Letras na Universidade de Brasília (UnB), onde também cursou mestrado em Ciência da Informação, e tornou-se doutora em Ciências da Terra pela Bircham International University. Escreveu gêneros variados, como conto, poesia e conteúdo técnico, alcançando destaque interna, algumas obras: ”Páginas de uma Vida”, “ Pensando Versos”, “Vimos e Ouvimos: Contos e Encontros Internacionais”, “ Sonhar... Amar... Viver”, “ Antologia Versos & Prosa” (organizadora) Academia de Letras e Música do Brasil- ALMUB, “Rumo a uma Nova Estratégia Espacial para o Brasil” e o recém lançado no Parlamundi “Regando a Terra e a Vida”

Mônica Blanco poeta desde de criança é formada em Letras Portugês e Inglês fã de Clarisse Lispector, Florbela Espanca, Alice Ruiz, Pablo Neruda e muitos outros. Se diz romântica inédita em livro solo e tem a certeza de que a poesia é a sua vida.

Olivia Maria Maia: nasceu em Rio Branco (AC). Vive em Brasília desde 1972, onde se formou em Sociologia (UNB) e Psicologia (UNICEUB). Desenvolveu com o poeta e professor da Universidade de Brasília (UnB) Elicio Pontes a Oficina Literária, Ler e escrever – Alegria e Prazer para jovens da periferia de Brasília. Participa como palestrante em Oficinas, Saraus, Presídios, Escolas e Universidades e de outros estados. Tem dois livros publicados – Em Rio Que Menino Nada, Raia Não Ferra e Se a Catraia Não Virar. Olivia diz gostar de muitas palavras onde procura reconstituir, com força poética, paisagens e figuras humanas do início de sua vida em meio às terras, florestas, rios, açudes e igarapés, dias e noites do Acre; bem como sua vivência no cotidiano de Brasília. Gosta de revelar o interior dos seus personagens, suas riquezas ou pobrezas.

Yohan Dornelles Lim-Apo estudante em Letras Português e em Psicologia; 20 anos, adorador da prosa e poesia, decidido a enveredar-se neste ramo - como segunda profissão, tendo já uma obra a caminho de uma publicação; nela contendo poemas inspirados em Augusto dos Anjos, Casimiro de Abreu e Manuel Bandeira.

Henrique Silva está radicado no Distrito Federal desde 2005. Por afinidades culturais, escolheu viver na cidade com maior concentração de nordestinos da região: Ceilândia. Natural de Recife (PE), Henrique teve a infância influenciada pelo rádio. O engajamento na valorização da cultura afro-brasileira ultrapassa o trabalho artístico. Seu som melódico e percussivo está registrado no CD independente “Noite do Sertão”, dentro deste universo místico rítmico que nasceu o espetáculo didático musical “ Tróia Negra, o presente africano para o Brasil”. Henrique inclui experiências estéticas inovadoras, como o show “Mate-me agora ou me ame pra sempre”, com poemas falados, sussurrados e cantados, concebido em parceria com o escritor Jorge Amâncio.

POEMAÇÃO NO MANGO
dia 26 de agosto as 20:00.
Setor de Industria Gráfica
(Sig) Quadra 04 Lote 25 Loja 01

No comments: