Friday, April 01, 2016

Lançamento: "Eles não moram mais aqui", de Ronaldo Cagiano e "Para fugir dos vivos", de Eltânia André





    LOCAL: MARTINICA CAFÉ
    Dia 22.04.2016 a partir das 19h.
Telefone:(61) 3326-2357

SOBRE AS OBRAS

Título: "Eles não moram mais aqui", de Ronaldo Cagiano
Gênero: Contos
Ed. Patuá, SP, 2015
120pgs

Release:
Trata-se do 17º livro na carreira do autor. É uma reunião de 16 contos escritos ao longo dos últimos 7 anos, inéditos em livros. Alguns deles foram premiados em concursos e outros foi publicados em jornais e revistas literárias  como o SLMG, Rascunho, Revista E, do SESC/SP, Suplemento Pernambuco, Literaturen Glas (Bulgária), Revista da ABL e Correio das Artes (PB).
Os contos falam de solidão, da passagem do tempo, da morte, em cujas histórias o autor, pela voz de seus personagens, percorre variada temática, do lirico ao social, dentro de uma perspectiva narrativa em que há um forte questionamento existencial sobre os dramas e dilemas quotidianos, além de uma inflexão metafísica sobre os problemas ligados ao homem e seu estar no mundo. Segundo Leo Barbosa, poeta, professor e articulista do Correio da Praíba, "Cagiano imprime uma atmosfera na qual os cenários das narrativas se unem na tentativa de percorrer os sentimentos e as emoções do narrador e das personagens. O autor nos chama a atenção por utilizar frequentemente epígrafes em seus contos. Tal qual Murilo Rubião, dialoga com outros autores a fim de ambientar sua narrativa em polifonias, múltiplas vozes que conferem aos textos constantes rupturas e suturas".


Título: "Para fugir dos vivos", de Eltânia André
Gênero: Romance
Ed. Patuá, SP, 2015
190pgs

Release:
Nesse romance a autora tematiza a relação dificil entre dois filhos e Ismália (ou Maria Comprida), a mãe dominadora e o pai ausente, negligente e ensimesmado. Dividido em dois capítulos "Livro 1" e "Livo do Miguel" -  em cada um repercutem a voz e a visão de dois irmãos sobre a própria mãe; um intelectualizado e pensador; o outro, ganancioso e pragmático. Numa cosntrução em que a narrativa vai se desdobrando em flashbacks temporais e projeções psicológicas, na esteira de olhares distintos sobre fatos e acontecimentos que nortearam a convivência tensa no seio familiar, prevalecem o silêncio, as dores, os deslocamentos das próprias vidas,  resumindo o estado de tristeza e torturas que habitam essas almas. Para o escritor mineiro Whisner Fraga, o livro "é sobre uma matriarca extremamente dominadora, que abafa qualquer ímpeto sentimental  de todos que a cercam. A onipotência dessa mãe terrível - mas uma mãe talvez muitas vezes pior dentro de si mesma - revolta o leitor.  Para o escritor e crítico Ricardo Ramos FIlho, escritor e crítico paulista, "Ao entrarmos em contato com as perspectivas de cada um [ dos personagens ], podemos observar a diversidade psicológica do humano. Os dois recuperando suas dores deslocados e tristes"






No comments: