Thursday, February 04, 2016

Enquanto aurora, novo livro de Margarida Patriota



O melhor das férias de Maria (além das aventuras e dos passeios) é poder reencontrar toda a sua família. Cecília, prima exemplar, Fábio, o calmo, Patrício e Irene, órfãos de mãe, colecionando madrastas; os tios Horácio e Júlio César, mimados desde pequenos. E, é claro, a avó - que fala com as aves, prevê aguaceiros, dá conselhos sábios.

Para se divertirem, os primos inventam de tudo: gincanas, torneios, mistérios. Numa fazenda isolada, um quarto fechado a cadeado se torna objeto de curiosidade. Esconderá um caixão, armas, dinheiro, fantasmas? A turma não sossega enquanto não desvenda essa charada.

Durante as férias, amor, ciúme, desconfiança são vividos intensamente, despertando sentimentos contraditórios. O olhar cândido (e certeiro) de Maria sobre as pessoas, nos leva de volta a um tempo único, feito de prazeres simples e de descobertas importantes sobre a vida. Com uma escrita gostosa e envolvente, Margarida Patriota traduz o universo da infância com a perfeição que nos remoça, no instante da leitura.

No comments: