Wednesday, January 28, 2015

Piauienses transformam Cabeça de Cuia em game de terror


 

The Last NightMary é o game desenvolvido pelos piauienses do Submerviso Game Studio durante a Global Game Jam 2015 onde o grupo produziu uma nova interpretação para a lenda Cabeça de Cuia.

27/01/2015 23:55 - Atualizado em 28/01/2015 00:33
 
 
Imagine uma lenda piauiense como pano de fundo para um bom cenário de game de terror? Bom, agora você poderá jogar este game. “The Last NightMary”, (Baixe o jogo) foi desenvolvido pelo estúdio de game piauiense Submersivo durante a Global Game Jam (GGJ) 2015 realizado no Instituto Federal do Piauí (IFPI). Com o prazo de 48 horas a equipe criou o game sob uma nova interpretação da famoso personagem da cultura piauiense, o Cabeça de Cuia.

The Last NightMary criado para a Global Game Jam 2015 (Submersivo Game Studio)

Inspirados no tema proposto pela GGJ: “O que nós fazemos agora?”, Décio Oliveira - Arte finalista, Ruhan Bello e Danilo Carvalho - Programadores, Carlos Pazuzu - Designer de Som, Gillan King e Onofre Freitas - Arte Conceito retrataram a lenda característica do Piauí ambientando ao gênero de suspense, como explica o Arte finalista do game Décio Oliveira.

“Pensamos em um jogo de suspense onde o jogador começaria perdido em algum lugar. Associamos isso a um dos diversificadores do evento, o "Folk", que sugere a adição de lendas ou coisas da região de quem está produzindo. Bingo, o Cabeça de Cuia foi o que veio em nossa mente, e a partir dele trabalhamos em toda a mecânica do jogo.”

(Submersivo Game Studio)

Participando pela segunda vez da GGJ e tendo como experiência com o Submersivo Game Studio o jogo Blue: Em busca do tesouro  no Catarse, Décio fala dos resultados que os game designers buscam nesses eventos.

“O resultado da Jam é que esses eventos servem mais para tentarmos criar um protótipo de jogo, e não um jogo completo e totalmente funcional, até mesmo pelo tempo disponível. Mas ainda sim, conseguimos as duas coisas, um jogo funcional e um ótimo protótipo que provavelmente servirá como um estudo para um jogo maior e bem mais trabalhado. Isso principalmente pelo fato de que o fator cultural das lendas podem nos gerar um marketing mais facilmente. Se o jogo for bom também, melhor ainda. Vamos trabalhar em cima disso.”, afirma.

The Last NightMary e a lenda do Cabeça de Cuia

O game coloca o jogador na mata densa sem saber como foi parar ali, mas logo descobre que não pode esperar para ver o que acontece. O jogador está na pele de Maria, e é um alvo fácil para Crispim, o "Cabeça de Cuia", um ser que foi amaldiçoado, após ter assassinado sua própria mãe, a vagar pelos rios Poti e Parnaíba a procura de sete Marias virgens para enfim voltar a ser um humano normal. A narrativa então ganha um suspense com o diferencial no game, onde a personagem Maria descobre um novo ritual e precisa realizá-lo para salvar sua vida.

A lenda do Cabeça de Cuia sob uma nova interpretação (Submersivo Game Studio)

Desenvolvido para Windows e Mac, o jogo produzido para o gênero survival (sobrevivência) em primeira pessoa com gráficos escuros ambientando o clima de suspense com elementos de point-and-click e terror.

http://www.portalodia.com/blogs/game-versus--um-outro-lado-gamer/piauienses-transformam-cabeca-de-cuia-em-game-de-terror-224603.html


No comments: