Friday, September 05, 2014

Famoso andarilho do campus, Piauí é antigo morador da USP

PIAUÍ

Mariane Roccelo   03/09/2014
clique para ver a foto em tamanho real
Luiza Fernandes
Piauí
Pouco se sabe das razões que fizeram com que ele perdesse o senso da realidade. Após ser internado algumas vezes
 
Com os olhos semicerrados, na tentativa de driblar os problemas de visão, Herbert Williams Coutinho Melo, o Piauí, pesquisa, atentamente,  o site da NASA  (Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço) no computador da biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da USP. O tema em questão é corriqueiro nos assuntos do famoso transeunte, conhecido por discursar aos ventos sobre política, repressão, galáxias e satélites.
Há quase 30 anos na USP, ex-aluno de ciências sociais e ex morador do bloco F do CRUSP, o andarilho passa seus dias passeando pela universidade e conversando com quem estiver disposto a lhe dar atenção. “Nasci em Teresina (…) e fiquei conhecido como nordestino aqui na USP”, diz. Ao ser indagado sobre o que costuma fazer nos computadores das bibliotecas ele responde: “Eu aciono meus satélites inteligentes”.
Pouco se sabe das razões que fizeram com que ele perdesse o senso da realidade. Após ser internado algumas vezes a pedido da Universidade, Piauí se mostra irritado quando pergunto sobre as internações forçadas. Segundo o funcionário do sindicato dos trabalhadores da USP e amigo de Piauí, Marco Antonio Rodrigues, “Ele vive praticamente da ajuda da comunidade, dos estudantes”. Segundo Marco, Piauí leva uma vida tranquila e gosta muito de falar e ser ouvido, “A relação dele com o sindicato é muito próxima porque ele acaba fazendo a refeição comigo. Eu abro o sindicato às 7h da manhã e ele já esta aqui esperando o cafezinho.”.
Entre tantos assuntos e teorias mirabolantes, é possível perceber alguns momentos de lucidez. Em um desses momentos, pergunto sobre sua relação com os estudantes: “Eu gosto. Não tenho nada contra ninguém na USP. Sou o primeiro a evitar confusão no campus” diz. Apesar da aparente irritabilidade e das eventuais palavras agressivas, nunca houve problemas graves ou relatos de agressões por parte de Piauí. “Acho que justamente por ele não ter um senso de medida claro, ele, na interação com as pessoas, se torna inconveniente às vezes” fazendo com que as pessoas se retirem ou peçam para que ele saia, diz Marco.
Com mais de 60 anos de idade, Piauí se mostra incansável em suas caminhadas diárias. Sua presença é constante em algumas unidades dos cursos de humanas da USP, como a ECA e a FFLCH. Já morou no CRUSP oficialmente e não oficialmente, e também no Canil da ECA – espaço estudantil onde aconteciam shows – antes de sua demolição. Toma banho no SinTusp, no CEPE, e veste roupas doadas pela comunidade universitária. Piauí vive mais do que ninguém a vida na Universidade, sua presença constante o torna uma figura lendária e querida pela comunidade universitária.

http://www.jornalista292.com.br/noticia_detalhe.php?id=23522

 

No comments: