Thursday, March 06, 2014

Jorge Antunes vai restaurar fitas com gravações perdidas de Villa-Lobos

Recentemente, o maestro ganhou um auxílio de uma associação americana e conseguirá as gravações perdidas de Villa-Lobos: Fantasia e Mazurk


Gabriela Caldas - Especial para o Correio
Publicação: 06/03/2014 08:57 Atualização:

O músico conseguiu salvar um material que ficou guardado desde 1963 (Ed Alves/CB/D.A Press)
O músico conseguiu salvar um material que ficou guardado desde 1963
 Em 1968, o compositor e maestro Jorge Antunes trabalhava no prédio do Instituto Villa-Lobos (IVL), no Rio de Janeiro, quando escutou um estrondo. O som vinha da porta e era produzido por milhares de estudantes que queriam invadir o prédio que funcionava como a sede da União Nacional dos Estudantes (UNE). “Ficamos apavorados e só pensei em tirar o que poderia ter de mais valioso no local”, lembra. Os escolhidos foram um gravador Revox, oito fitas magnéticas de papel em carretéis de ferro e uma bobina de fio de aço que, além dos áudios de reuniões, contêm duas gravações perdidas de Villa-Lobos: Fantasia e Mazurk. Depois de quase 50 anos, esse material será restaurado, graças a auxílio recebido de uma associação americana.

Jorge Antunes lembra que, durante o tumulto em frente ao Instituto, ele precisou tomar uma atitude rápida. “Os estudantes gritavam a UNE é nossa”. Com medo de que os materiais fossem queimados, ele fugiu do prédio pela parte de trás levando as fitas e o gravador. “Imagina eu pulando o muro com um gravador enorme?”, brinca. Era um domingo, e ele e um aluno estavam no instituto trabalhando na obra de sua autoria Missa Populorum Progresso quando a manifestação começou. No dia seguinte, eles descobriram que os estudantes não tinham conseguido invadir o prédio e levaram o gravador de volta para o Instituto, mas não as fitas. “Elas ficaram guardadas em minha casa”, afirma Jorge Antunes. Seis meses depois, com a promulgação do AI-5, o professor foi demitido e rumou para o exílio durante quatro anos.

Projeto

Durante esse período, o material ficou em caixas na casa dos pais de Jorge. “Mas eu sempre pensei em restaurar”. Quando retornou ao Brasil, ele trouxe para Brasília as fitas e a bobina, que continuaram guardadas. No início do ano 2000, essa vontade de descobrir o que, exatamente, as gravações continham se tornou ainda maior. Durante os últimos anos, o maestro buscou, sem sucesso, incentivos dentro do país para realizar a restauração. “Eu tentei algumas vezes apresentar meu projeto à Petrobras Cultural e ao Fundo de Apoio à Cultura do DF, mas ele não foi aprovado”, lembra. Sem conseguir o apoio no Brasil, Jorge Antunes foi buscar nos Estados Unidos o patrocínio. “Recentemente, eu soube da existência da ARSC (Association for Recorded Sound Collections) e decidi enviar meu projeto”, explica.


http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2014/03/06/interna_diversao_arte,416024/jorge-antunes-vai-restaurar-fitas-com-gravacoes-perdidas-de-villa-lobos.shtml

No comments: