A Association for Recorded Sound Collections concedeu o
ARSC GRANT 2014, ao maestro brasileiro Jorge Antunes.
O prêmio concedido ao brasileiro, visa apoiar e
prestigiar a pesquisa intitulada “Recordings of Villa-Lobos in steel wire and
paper tapes from years 1940-1950”, desenvolvida por Jorge Antunes.
Jorge Antunes descreve seu projeto, historiando a epopeia
vivida por ele para a conservação de um material raro e precioso por ele
descoberto:
HISTÓRICO
Logo após o golpe militar de março de 1964, os militares
fecharam a UNE (União Nacional dos Estudantes). O edifício histórico da Praia
do Flamengo 132, no Rio de Janeiro, foi fechado.
Em 1967, o Conservatório Nacional de Canto Orfeônico
(CNCO), que tinha sido fundado por Villa-Lobos em 1942, foi transferido para o
antigo edifício da UNE. No mesmo ano fui nomeado professor do IVL.
No IVL eu encontrei importante material: sete fitas
magnéticas de papel em carretéis de ferro e uma bobina de fio de aço, com gravações
sonoras da época de Villa-Lobos (1940-1950).
Num domingo eu estava com um aluno, no IVL, trabalhando
no estúdio, quando os grandes portões do prédio começaram a balançar
ruidosamente. Milhares de estudantes, em passeata, queriam invadir o prédio.
Eu e o estudante imediatamente resolvemos pular o muro
dos fundos, carregando o que de mais vailioso havia no estúdio: gravações
históricas e preciosas, fitas magnéticas de papel e uma bobina de fio magnético
de aço.
Seis meses depois, em dezembro de 1968, foi promulgado o
AI-5 e eu fui demitido do IVL.
Anos mais tarde a ditadura militar invadiu o prédio da
UNE, destruindo acervos e bens do IVL. Em 1980 o prédio foi implodido e
derrubado.
São as oito raras gravações sonoras que, agora, vou
recuperar e digitalizar, graças ao prêmio que me é concedido pela ARSC
(Association for Recorded Sound Collections): as fitas de papel contêm
gravações de palestras de Villa-Lobos, seus discursos para receber visitantes,
e ensaios do coro dirigido pelo compositor. O rolo de fio de aço contém duas
obras desaparecidas de Villa-Lobos: Fantasia (1909) e Mazurka (1901).
A identificação do conteúdo dessas gravações é possível,
pela observação das anotações feitas a lápis nos respectivos estojos.
MAESTRO JORGE ANTUNES
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