Saturday, January 14, 2012

Manifestantes fazem um sarau para pedir mais cuidado com os locais públicos


Publicação: Sábado, 14/01/2012 às 07:20:50
Da Redação
redacao@jornaldebrasilia.com.br

Dezenas de pessoas se reuniram para uma ocupação do espaço público e protesto contra a sujeira e a falta de cuidados e de iluminação com as passagens subterrâneas do Eixão. O encontro, marcado como evento em um rede social, foi realizado na 109/209 Norte e teve mais de 200 adeptos, porém, menos de cem pessoas compareçam ao Sarau da Passagem – como foi chamado o evento – que começou às 17h. A programação é que durasse até a meia-noite.

O encontro foi idealizado pelo estudante de permacultura Felipe Caltabiano, que contou com a ajuda do irmão Daniel, estudante de acupuntura, para a mobilização na rede. O convite era para que cada participante levasse um tipo de instrumento ou material de arte para se apresentar no local.

Entre as principais reclamações dos usuários das passagens subterrâneas está a sujeira no local e o perigo a que os usuários ficam expostos diariamente devido à falta de segurança. Por isso, antes de começar as apresentações, o grupo fez uma limpeza simbólica no local e acendeu velas para iluminar o espaço.

Na página na internet, os idealizadores do manifesto explicavam que a ideia era celebrar a vida e mostrar que valorizavam cada metro quadrado da cidade onde moram. “Que essas passagens deixem de ser um lugar inóspito nas madrugadas e intransitáveis por aqueles que necessitam transitá-las. É apenas um dia, uma noite, em uma passarela. Parece pouco, mas toda jornada se inicia com um primeiro passo”, dizia o convite.

“Nossa presença aqui não é apenas um protesto pela situação das passagens. Quem transita aqui realmente enfrenta a escuridão e a sujeira, por isso, muitos evitam usar esses locais”, diz Daniel. No entanto, ele acredita que se os espaços urbanos forem mais seguros e bem cuidados, a população poderá usufruir mais desses locais públicos.

Leia mais na edição impressa deste sábado(14) do Jornal de Brasília.

Fonte: http://www.clicabrasilia.com.br/site/noticia.php?id=384805&

No comments: