Sunday, January 31, 2010

Poemação 6 volta à cena na BNB com homenagem a Mangueira Diniz


Uma homenagem ao criador do Teatro Oficina Perdiz, Mangueira Diniz (1954- 2009); a presença de três poetas performáticos brasilienses e da poesia de Ceilândia e Gama; o lançamento do novo livro da escritora e atriz Cristiane Sobral; e um recital musical são os destaques do projeto Sarau Videoliteromusical - Poemação 6, de volta à cena este ano no próximo dia 2 de fevereiro, às 19h, no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB).

A homenagem ao diretor de teatro Mangueira Diniz é do irmão, Dijair, que vai recitar poemas de Pompilho Diniz. Os poetas performáticos são Paco Cac (O Menor Espetáculo da Terra) e Celso Araújo (ex-Akenaton) e Marina Mara (também produtora cultural), que vão mostrar um pouco de seus trabalhos, individualmente. Das satélites participam Fernando Freire (Gama), autor do livro de poesias Zoomboomzungu, e o grupo Poeme-se (Ceilândia), comandado por Margô Oliveira e Rego Jr. A poeta Cristiane Sobral vai dramatizar "Cauterização", um dos contos da coletânea Cadernos Negros Volume 32, a ser lançada durante o evento.

A parte musical do sarau traz Gilson Alencar com canções do seu cd mais recente Que Som é Esse?, e a sessão Poesia na Platéia abre espaço aos espectadores, para mostrarem o que vêm produzindo do tripé poesia, canção e vídeo, que compõe o evento. O projeto é uma iniciativa dos poetas Marcos Freitas e Jorge Amâncio, também coordenadores das apresentações.

ORIGENS - O Sarau Videoliteromusical teve início no segundo semestre de 2009, ao ser proposto por Marcos Freitas ao diretor da BNB, poeta e professor Antonio Miranda. A aprovação foi imediata.

Miranda viu na proposta uma forma de manter acesa a flama do "poema em ação" - o Poemação, projeto lançado por ele durante a I Bienal Internacional de Poesia de Brasília (I BIP), em 2008, e realizado com sucesso em bares, cafés, bistrôs, espaços culturais do SESC-DF e Barca Brasília, no Lago Paranoá.

O formato do Poemação prevê apenas uma apresentação por vez de um poeta, um músico e um videasta, sequencialmente. Mas na forma como vem sendo realizado nos saraus comandados por Freitas e Amâncio, permite um tempo maior em cena aos artistas convidados. O Poemação Sarau Videoliteromusical tem agenda mensal garantida até setembro próximo, quando a Biblioteca Nacional de Brasília vai realizar a segunda edição da Bienal Internacional de Poesia de Brasília (II BIP). (Angélica Torres)

Foto Mangueira Diniz: Divulgação

POEMAÇÃO 6 (Sarau Videoliteromusical) - Com Celso Araújo, Dijair Diniz, Fernando Freire, Gilson Alencar, Marina Mara, Paco Cac, POEME-SE e mais a sessão Poesia na Platéia e o lançamento de Cadernos Negros, de Cristiane Sobral. No Auditório da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), 2 de fevereiro, 3ª, às 19h. Coordenação e informações: Marcos Freitas (061 81297116) e Jorge Amâncio (61 81453630). http://poemacao.blogspot.com.

Fonte: http://www.bnb.df.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/item/369-poemação-6-volta-à-cena-na-bnb-com-homenagem-a-mangueira-diniz

No comments: