Tuesday, December 01, 2009

Encontro de Escritores no T-Bone

Por Francisca Azevedo
30 de novembro de 2009

Livro apresenta a evolução política de Brasília em meio século de vida
O Açougue Cultural T-Bone recebe nesta quinta-feira, 03/12, para participar de bate-papo literário o escritor e jornalista, editor-chefe do Observatório da Imprensa, Luiz Egypto, sobre o livro Memórias do Distrito Federal: a Luta pela Autonomia Política. A noite terá ainda apresentação musical de Tonicesa Badu, lançamentos literários de Manoel Augusto Marques Lima e Wellington Lavareda, apresentação do coral “Coral da melhor idade – Brilhantes de Formosa-GO” e da peça de teatro “Detalhes do nosso cotidiano”, com direção e textos de Gilson Montblanc. O evento começa às 20 horas e a entrada é de graça.

Bate-papo literário:
Memórias do Distrito Federal: a Luta pela Autonomia Política.
Livro apresenta a evolução política de Brasília em meio século de vida

Publicação reúne histórias de personalidades que participaram de episódios que ajudaram a construir a identidade e autonomia política na capital do país

O livro foi construído a partir de depoimentos de 30 personalidades, de diversos segmentos sociais, que participaram da luta pela autonomia política do Distrito Federal, resgatando o papel das organizações de moradores, dos sindicatos e dos partidos políticos nesse processo.

É a partir da voz desses atores e de suas experiências individuais que se constrói o relato de um processo histórico político e social. Isso foi possível a partir da adoção de uma metodologia desenvolvida pelo Museu da Pessoa. A publicação é uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil e da Abravídeo e faz parte do Programa Memória Documental da Fundação Banco do Brasil.

Luiz Egypto de Cerqueira, um dos coordenadores da obra, é bacharel em Jornalismo (Universidade Federal de Juiz de Fora, 1976), mestre em História (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1983). Editor-chefe do Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), coordenador de projetos do Museu da Pessoa (www.museudapessoa.net). Atividades exercidas: professor do Departamento de Jornalismo da PUC-SP (1979-2006), editor da revista Comunicação Empresarial (1992-1999), editor da revista Imprensa (1989-1991) e (1992-1994), repórter de O Estado de S.Paulo (1991-1992); repórter e editor de texto do caderno “Folhetim” (Folha de S.Paulo) (1978-1979), editor do jornal Versus (1977-1979); colaborador das revistas Goodyear, Ícaro e Unibanco; do jornal Leia Livros; do suplemento “Livro” e do “Caderno B” (Jornal do Brasil).

Apresentação musical:
Tonicesa Badu - Natural de Goiânia, cantor e compositor, tem origem nas folias, congadas, catiras que passavam pelas ruas da capital goiana. Apresentará no palco do Açougue T-Bone repertório diversificado: choro, samba, bossa nova. Interpretando os grandes compositores brasileiros de todos os tempos e suas canções, o canto afro-soul-brasileiro, em sintonia com o que há de melhor na música nacional. O artista já á dividiu o palco com grandes músicos de renome nacional e como Gilberto Gil, Tim Maia, Martinho da Vila e outros.

Lançamento literário:
ECOS INFINDÁVEIS do escritor paraense Manoel Augusto Marques Lima. A obra é resultado de 236 crônicas escritas no período de nove anos, publicadas no jornal O Liberal de Belém do Pará, sobre os mais variados assuntos: educação, violência, idosos, aposentados, corrupções, drogas, e as administrações públicas, etc.

Livro PEÇA DE MUSEU, aborda situações cotidianas descrita de forma irreverente com a intenção de fazer o leitor refletir sobre o dia a dia, e O BEIJO, publicado pela Ed. Thesaurus do escritor Wellington Lavareda. O autor já morou em várias cidades brasileiras e hoje reside em Taguatinga/DF, onde se dedica a ler, escrever e a divulgar seu trabalho. Já recebeu dois prêmios literários pelo conto “A cigana”, pela Academia de Letras de Araguari e pela Associação Niteroiense de Escritores. Seus livros têm sido adotados como paradidáticos em escolas no DF.

Teatro:
Peça “Detalhes do nosso cotidiano”, com direção e textos do ator Gilson Montblanc, encenada pelo o grupo teatral BlefArts de Taguatinga. O espetáculo é composto por várias esquetes com situações engraçadas do nosso dia a dia, com temas que abordam o convívio de muitos casais brasileiros, tais como; convenções, política, reforma ortográfica, aposentadoria, sexo, saúde, dinheiro, enfim, fatos que ocorrem diariamente nas nossas vidas.

Coral:
“Coral da melhor idade – Brilhantes de Formosa-GO”. Fundado há 5 anos, o grupo apresenta canções natalinas, em alemão, entre outras. O grupo já se apresentou em vários eventos nacionais, inclusive na Octoberfest e na abertura da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul.

Informações:
Data: 03/12
Horário: 20 horas
Local: Açougue Cultural T-Bone: SCLN 312 Bl B Lj 27 Brasília-DF
Tel: (61) 3274-1665
ENTRADA FRANCA

No comments: