Monday, June 22, 2009

Imperativo: produção alemã do diretor polonês Krzysztof Zanussi

Quinta-feira, 25.06, é dia de mais uma sessão na KINOSAAL. „Imperativo“, produção alemã do diretor polonês Krzysztof Zanussi, vencedor do prêmio de melhor filme no Festival de Veneza em 1982, é a escolha do mês.

O filme acompanha a história de Augustin, um cientista que fracassa nas conclusões lógicas de seu projeto de um mundo artificial. Questões fundamentais sobre o sentido da vida, a definição dos conceitos de liberdade e fé provocam no jovem matemático uma crise existencial, que poderia levá-lo à loucura. Depois de uma internação numa clínica psiquiátrica, onde “expia” sua culpa, ele parece estar novamente em condições de retornar à normalidade do seu cotidiano.

A produção será exibida em projeção de 60mm, em seu idioma original com legendas em português, às 19h, na Embaixada da Alemanha. A entrada é gratuita e os lugares limitados.

Sobre o diretor
Nascido em Varsóvia, Krzysztof Zanussi é um dos maiores e mais conhecidos diretores do cinema polonês. Formou-se em 1966 na faculdade de Direção de Cinema, na Escola de Cinema, em Lodz, e realizou já no mesmo ano muitos filmes documentais, longas e curtas-metragens para cinema e televisão.

A principal relação no exterior do diretor é com a Alemanha. Entre as décadas de 1970e 1980 trabalhou com produtores alemães e dirigiu filmes para a televisão na então Alemanha Ocidental.

Suas obras mais conhecidos são, além de Imperativo, O Ano do Sol Tranqüilo, O Toque Silencioso, O Galope, Vida como uma doença sexualmente transmissível.

KINOSAAAL (Sala de Cinema da Embaixada da Alemanha)
Filme: „Imperativo“ (Krzysztof Zanussi, 100 min, 1981).
Data: 25.06 (quinta-feira).
Horário: 19h.

Embaixada da República Federal da Alemanha
Centro Alemão de Informação - Deutschlandzentrum
Brasília - DF
SES Av. das Nações, Q. 807 lt25
70.415-900
Tel. (61) 3442-7000
Fax. (61) 3443-7508
info@alemanJA.org
www.brasilia.diplo.de
www.alemanJA.org

No comments: