Tuesday, January 31, 2017

A BACIA HIDROGRÁFICA DOS RIOS PIANCÓ-PIRANHAS-AÇU FACE À SECA DE 2012-16


A BACIA HIDROGRÁFICA DOS RIOS PIANCÓ-PIRANHAS-AÇU FACE À SECA DE 2012-16

Marcos Airton de Sousa Freitas 1

RESUMO – A região semiárida no Nordeste do Brasil passa por um de seus piores períodos de seca severa. Isso se deve, em grande parte, pelas condições do fenômeno do El-Niño no Oceano Pacífico. Neste artigo, pretende-se abordar os aspectos de gestão de recursos hídricos, tanto pelo lado oferta, quanto pela demanda, face à atual seca extrema, compreendendo o período de 2012 a 2016. Com a redução da precipitação e da consequente vazão afluente aos principais reservatórios da região, é de fundamental importância a operação dos reservatórios responsáveis pelos principais usos de recursos hídricos na região: a agricultura irrigada (com uma área estimada de cerca de 50 mil hectares na bacia); a aquicultura; o abastecimento humano e industrial, dentre outros. Ações visando ao uso racional da água, de monitoramento, bem como de negociação e de comunicação também foram empregadas.

ABSTRACT – The semiarid region in the Northeast of Brazil is going through one of its worst periods of severe drought. This is due, in large part, to the conditions of the El Niño phenomenon in the Pacific Ocean. In this article, we intend to address the aspects of water management due the current extreme drought, by the sides of supply and demand, in the period from 2012 to 2016. By the reduction in rainfall and the consequent flow tributary to the main reservoirs in the region, it is of fundamental importance the operation of the reservoirs responsible for the main uses of water resources in the region: irrigated agriculture (with an estimated area of about 50 hectares in the basin); aquaculture; human and industrial supply, among others. Actions aimed at rational use of water, monitoring, and negotiation and communications were also employed.

Palavras-Chave – gestão hídrica, demanda hídrica, seca

http://www.evolvedoc.com.br/srhne/detalhes-125_a-bacia-hidrografica-dos-rios-pianco-piranhas-acu-face-a-seca-de-2012-16

https://www.researchgate.net/publication/310153054_BACIA_HIDROGRAFICA_DOS_RIOS_PIANCO-PIRANHAS-ACU_FACE_A_SECA_DE_2012-16

Monday, January 30, 2017

RAINFALL ANOMALY INDEX (RAI) E BHALME & MOOLEY DROUGHT INDEX (BMDI) APLICADOS AO MONITORAMENTO DE SECAS NO NORDESTE DO BRASIL

RAINFALL ANOMALY INDEX (RAI) E BHALME & MOOLEY DROUGHT INDEX (BMDI) APLICADOS AO MONITORAMENTO DE SECAS NO NORDESTE DO BRASIL  

Freitas, Marcos Airton de Sousa1

1Agência Nacional de Águas – ANA e Universidade de Fortaleza – UNIFOR; NEAz/UnB

RESUMO: O Nordeste brasileiro é um exemplo típico de região, onde a maioria da população é muito sensível às mudanças climáticas. Na maior parte do Nordeste do Brasil reina um uso agrícola muito dependente da sazonalidade da precipitação. Por isso, é de vital importância a determinação o mais precisa possível do início do período chuvoso na região, de modo a orientar o plantio das culturas agrícolas, bem como do grau de severidade. Visto que o início do período chuvoso varia de ano para ano em até mais de um mês, uma errônea determinação desse início pode ser fatal para a agricultura. Objetivando a mensuração da severidade dos períodos secos e úmidos, foram escolhidos, neste trabalho, o Rainfall Anomaly Index (RAI) e o Bhalme & Mooley Drought Index (BMDI). O índice RAI devido à fácil aplicação, além de tornar o desvio da precipitação em relação à condição normal de diversas regiões passíveis de comparação. E o BMDI por ser uma adaptação do índice de Palmer (Palmer Drought Severity Index – PDSI), modificado para regiões semiáridas. Os índices RAI e BMDI foram incorporados a um Sistema de Suporte à Decisão (SSD) denominado Sistema de Gestão de Secas – SIGES, para o acompanhamento das características básicas dos períodos de seca, quais sejam, duração e severidade, de modo que diferenciadas ações mitigadoras pudessem ser de fato implementadas, com base nos valores atingidos por esses parâmetros. Uma vantagem crucial no uso desses índices é o acompanhamento quase simultâneo do grau de severidade e duração dos períodos secos, permitindo, que se tomem medidas efetivas e em tempo hábil, objetivando minorar os impactos ocasionados por uma seca. Ambos os índices foram aplicados aos estados do Nordeste do Brasil, demonstrando sua aplicabilidade. Com base nesses índices é possível fazer uma comparação das condições atuais de precipitação em relação aos valores históricos. Servem ainda para avaliar a distribuição espacial de uma seca, consoante sua intensidade. Devido ao fato de esses índices apresentarem tanto valor positivo, quanto negativo, eles podem ser utilizados na avaliação de períodos de secas e de cheias. Para o BMDI, foram calculados os valores médios para o 1° semestre de cada ano. O valor atual, mensal, acumulado do BMDI durante o período de crescimento das culturas ou do período chuvoso (janeiro a junho) pode ser, então, comparado com os valores históricos da região, de modo a se ter um controle permanente da condição de umidade. Foi ainda possível reconhecer os efeitos de variabilidade nas anomalias negativas e positivas, assim como de padrões climáticos de umidade, variando de períodos normais, úmidos e secos até seus extremos em anos de El Niño e La Niña, mostrando seus efeitos diretos na distribuição da precipitação.

PALAVRAS-CHAVE: seca, monitoramento de secas, índices de seca

http://sbg.sitepessoal.com/anais48cbg/



Para citações: Freitas, M. A. S.  Rainfall Anomaly Index (RAI) e Bhalme & Mooley Drought Index (BMDI) Aplicados ao Monitoramento de Secas no Nordeste do Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 48, 2016, Porto Alegre - RS. Anais...São Paulo - SP: Sociedade Brasileira de Geologia, 2016. < http://sbgeo.org.br >. Data de acesso.

SIMULAÇÕES HIDROLÓGICAS E OPERAÇÃO DE RESERVATÓRIOS EM SITUAÇÃO DE EVENTOS EXTREMOS DE SECA NO SERIDÓ POTIGUAR

SIMULAÇÕES HIDROLÓGICAS E OPERAÇÃO DE RESERVATÓRIOS EM SITUAÇÃO DE EVENTOS EXTREMOS DE SECA NO SERIDÓ POTIGUAR

Freitas, Marcos Airton de Sousa1

1Agência Nacional de Águas – ANA e Universidade de Fortaleza – UNIFOR; NEAz/UnB

RESUMO: A região do Seridó potiguar é, dentro do denominado Polígono das Secas, no Nordeste do Brasil, uma região de baixa pluviosidade anual e consequentemente reduzidos níveis de armazenamento de água em reservatórios, bem como de escoamento superficial. Fato que se agrava em anos de eventos extremos de seca. Para o enfrentamento do longo período de estiagem hídrica, que perdura desde 2011, na região, inúmeras ações, tanto de gestão de oferta, quanto de gestão de demanda de água, vêm sendo implementadas pelos órgãos gestores de recursos hídricos. Nesse sentido, foram feitos estudos e simulações hidrológicas envolvendo modelagem chuva-vazão e geração estocástica de vazão, no intuito de subsidiar o processo de Alocação Negociada de Água para os principais reservatórios superficiais da região, notadamente os reservatórios de Itans, Sabugi, além dos reservatórios Curema e Mãe D´Água, que suprem parte do abastecimento de água da cidade de Caicó. Para uma estimativa mais confiável da disponibilidade hídrica, foram implantadas réguas linimétricas de referência, implementadas medições de vazões usando medidores acústicos M9 e ecobatimetria em alguns reservatórios. Adicionalmente, foi efetuado o levantamento das demandas para os diversos usos consuntivos (abastecimento humano, animal, irrigação e aquicultura). Visando o uso racional da água e, em atendimento à legislação, que preconiza a priorização da água para o abastecimento humano e animal, em face de eventos extremos, foram também implantadas ações de restrições de usos para a irrigação e aquicultura.  Considerando previsões climáticas baseadas nos fenômenos do ENSO -  El Niño e Southern Oscillation (Oceano Pacífico) e Dipolo (Oceano Atlântico), empregou-se, dentro do Sistema de Gestão de Secas - SIGES, a metodologia de “afluências típicas”, acoplada à Curva de Aversão ao Risco – CAR, na operação dos reservatórios, usando o modelo de rede de fluxo AcquaNet. Ações de comunicação a exemplo de reuniões de trabalho, bem como de Boletins de Acompanhamento e Monitoramento dos níveis dos reservatórios foram executadas. O emprego conjunto dessas metodologias, assim como a participação direta dos usuários, comitês de bacia, órgão governamentais e não governamentais, foram primordiais para se evitar o colapso no abastecimento de água das principais cidades e reduzir os graves impactos decorrentes desse período extremo de seca (2011-2016) na região.

PALAVRAS-CHAVE: seca, simulações hidrológicas, gestão hídrica participativa

http://sbg.sitepessoal.com/anais48cbg/

Para citações: Freitas, M. A. S.  Simulações Hidrológicas e Operação de Reservatórios em Sistuação de Eventos Extremos de Seca no Seridó Potiguar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 48, 2016, Porto Alegre - RS. Anais...São Paulo - SP: Sociedade Brasileira de Geologia, 2016. < http://sbgeo.org.br >. Data de acesso.

Saturday, January 14, 2017

Lançamento do livro “Sentimento Oceânico”, de Marcos Freitas, em Teresina - PI




 
O poeta Marcos Freitas, a Editora Catrumano (São Paulo, SP) e o Livraria Entrelivros têm o prazer de convidar-lhe para o lançamento do livro “Sentimento Oceânico”, nova coletânea de poemas, no dia 17 de janeiro (terça-feira) de 2017, às 19:30 hs, em Teresina – PI.

Programação:

Sessão de Autógrafos.
Leitura de poemas do livro “Sentimento Oceânico”, prefaciado por Anderson Braga Horta, apresentação de Edmar Oliveira e orelha por Jorge Amâncio.


Serviço:

LIVRARIA ENTRELIVROS
Av. Dom Severino, Av. Dom Severino, 1045 - Fátima,
Teresina - PI, 64049-375
Horário: 19:30 hs.

Livro:
Sentimento Oceânico
Ed. Catrumano, São Paulo, 124p, 2015.
ISBN: 978-85-64471-45-0

Thursday, January 05, 2017

Obras do escritor Marcos Freitas

Literárias
  • A Vida Sente a Si Mesma. Editora Gráfica Ibiapina. Teresina, PI, 2003.
  • A Terceira Margem Sem Rio. Editora Gráfica Ibiapina. Teresina, PI, 2004.
  • Moro do Lado de Dentro. Editora CBJE. Rio de Janeiro, RJ, 2006.
  • Quase um Dia. Editora CBJE. Rio de Janeiro, RJ, 2006. ISBN:  8578102789  
  • Na Curva de um Rio, Mungubas. Editora CBJE. Rio de Janeiro, RJ, 2006. ISBN:  8578102797 
  • Raia-me fundo o sonho tua fala. Editora CBJE. Rio de Janeiro, RJ, 2007. ISBN:  8578101006 
  • Micro-Antologia de Rua – Poesia Brasileira Contemporânea nº 44. Editora Theasurus, Brasília, DF, 2008.
  • Staub und schotter. Editora CBJE. Rio de Janeiro, RJ, 2008. ISBN:  8578102231 
  • Urdidura de sonhos e Assombros: poemas escolhidos (2003-2007). Editora CBJE. Rio de Janeiro, RJ, 2010ISBN:  8578106989
  • Inquietudes de horas e flores. Editora Livre Expressão, Rio de Janeiro, RJ, 2011ISBN:  857984262X
  • Na tarde que se avizinha e outros poemas: seleta poética. Editorial Emooby, Portugal, 2012.  ISBN: 9789897141287
  • Sentimento Oceânico. Editora Catrumano, São Paulo, SP, 2015.  ISBN: 9788564471450

Científicas
  • Neurocomputação Aplicada. Editora Gráfica UFPI. Teresina, PI, 1998.
  • A Regulação dos Recursos Hídricos. Editora CBJE. Rio de Janeiro, RJ, 2009. ISBN:  8578105206   
  • Que venha a seca: modelos para gestão de recursos hídricos em regiões semiáridas. Editora CBJE. Rio de Janeiro, RJ, 2010.  ISBN:  8578106601

Wednesday, January 04, 2017

‘Capitals: A Poetry Anthology’ of 185 cities


‘Capitals: A Poetry Anthology’ of 185 cities

Screen Shot 2017-01-02 at 1.49.55 PM.png
A report from the Asian American Press.

“Capitals: A Poetry Anthology,” a poetic examination of 185 cities by contributed work of 173 poets from all continents is now published by Bloomsbury in India.
“Capitals” underwent a three-year editing process by Abhay K, an Indian poet-diplomat and the author of two memoirs and five collections of poems. Contributing poets include Derek Walcott, Bryan Thao Worra, Mark Strand, Ruth Padel and George Szirtes among others.
The publishers describe it saying:
“A lyrical extravaganza, evocative of personal experiences and unique insights, Capitals embodies a medley of harmonious notes struck across the globe, resulting in the confluence of poignant imagery and soulful verse. A remarkable anthology to acquaint you intimately with the Capital cities of the world, it describes in exquisite detail their undulating terrains and pulsating lifelines and their cities beckon even the most seasoned traveler with promises of discovery. ”
Readers are invited to “embark on a journey like never before, as Kwame Dawes in his poem Green Boy takes you to a night in Accra when the crescendo of drums finally overcomes the gunshots, or accompany Mark Mcwatt as he drifts down memory lane in the suburbs of Georgetown and feel the raw emotion as Salah Al Hamdani laments of what has become of Baghdad. From Abuja to Zagreb, Seoul to Sucre, Ottawa to Wellington and Reykjavik to Cape Town, leave behind the trepidations of the unknown and the comforts of home, discard the frivolities of journeying to the physical façade of a beloved city—and set out to experience the world anew, for what this book offers you is a journey for the soul.”

A complete list of contributing poets at http://www.abhayk.com/p/global-poetry-project.html . It is “a kind of Poetry Atlas for the capital cities of the World,” according to the author.

CAPITALS be launched in New York on 5th January at the Poets House, at the Jaipur Literature Festival in India on Jan. 21, In Delhi at the India International Centre on Jan. 27, in London on Feb. 1 at B111 at SOAS, Brunei Gallery, University of London. at the International Poetry Festival, Granada, Nicaragua from Feb. 12-17 February 2017, and in Brasilia, Brazil in February, with further launches being announced in the future.

Abhay K received the SAARC Literary Award 2013 and was nominated for the Pushcart Prize in 2013. His poems have appeared in over two dozen literary journals including Poetry Salzburg Review, Asia Literary Review, The Stony Thursday Book 2015, The Missing Slate, Eastlit, Gargoyle, The Caravan, Indian Literature among others and have been translated into Irish, Russian, Italian, Spanish, Slovenian, Portuguese, Mandarin and Nepali.

Abhay K’s most recent collection of poems is The Seduction of Delhi (Bloomsbury). His Earth Anthem has been translated into 28 languages. Readers can visit him online at http://www.abhayk.com.