Wednesday, April 20, 2016

4ª Edição do CHAI com Letras - Embaixada da Índia


POESIA, CONTOS E ROMANCE DIA 22 ABRIL NO MARTINICA CAFÉ




C O N V I T E – ANTONIO MIRANDA, RONALDO CAGIANO E ELTÂNIA ANDRÉ  LANÇAM LIVROS DE POESIA, CONTOS E ROMANCE DIA 22 ABRIL NO MARTINICA CAFÉ

A Editora Patuá e a Associação Nacional de Escritores convidam os associados para o lançamento conjunto dos novos livros de ANTONIO MIRANDA, ELTÂNIA ANDRÉ e RONALDO CAGIANO.

LOCAL: MARTINICA CAFÉ
Endereço: CLN 303 Bloco A Loja 4 - Asa Norte
Dia 22.04.2016 a partir das 19h. Telefone:(61) 3326-2357

SOBRE AS OBRAS

"DIALOGANDO COM NIETZSCHE ALÉM DO BEM E DO MAL", de Antônio Miranda
Gênero: POESIA – edição Ed. Patuá - 2016
Cem poemas a partir de epígrafes extraídas de textos filosóficos de Nietzsche, acompanhados de uma interpretação poética – poiesofia... — conforme o desafio colocado pelo célebre e polêmico gênio alemão, ilustrados com nuvens de termos usados no livro.
"ELES NÃO MORAM MAIS AQUI", de Ronaldo Cagiano
Gênero: Contos - Ed. Patuá, SP, 2015 - 120pgs
Reunião de 16 contos escritos ao longo dos últimos 7 anos, inéditos em livros. Alguns deles foram premiados em concursos e outros foi publicados em jornais e revistas literárias como o SLMG, Rascunho, Revista E, do SESC/SP, Suplemento Pernambuco, Literaturen Glas (Bulgária), Revista da ABL e Correio das Artes (PB).
Os contos falam de solidão, da passagem do tempo, da morte, em cujas histórias o autor, pela voz de seus personagens, percorre variada temática, do lírico ao social, dentro de uma perspectiva narrativa em que há um forte questionamento existencial sobre os dramas e dilemas quotidianos, além de uma inflexão metafísica sobre os problemas ligados ao homem e seu estar no mundo. Segundo Leo Barbosa, poeta, professor e articulista do Correio da Paraíba, "Cagiano imprime uma atmosfera na qual os cenários das narrativas se unem na tentativa de percorrer os sentimentos e as emoções do narrador e das personagens. O autor nos chama a atenção por utilizar frequentemente epígrafes em seus contos. Tal qual Murilo Rubião, dialoga com outros autores a fim de ambientar sua narrativa em polifonias, múltiplas vozes que conferem aos textos constantes rupturas e suturas".
"PARA FUGIR DOS VIVOS", de Eltânia André
Gênero: Romance - Ed. Patuá, SP, 2015 - 190pgs
Nesse romance a autora tematiza a relação dificil entre dois filhos e Ismália (ou Maria Comprida), a mãe dominadora e o pai ausente, negligente e ensimesmado. Dividido em dois capítulos "Livro 1" e "Livo do Miguel" - em cada um repercutem a voz e a visão de dois irmãos sobre a própria mãe; um intelectualizado e pensador; o outro, ganancioso e pragmático. Numa construção em que a narrativa vai se desdobrando em flashbacks temporais e projeções psicológicas, na esteira de olhares distintos sobre fatos e acontecimentos que nortearam a convivência tensa no seio familiar, prevalecem o silêncio, as dores, os deslocamentos das próprias vidas, resumindo o estado de tristeza e torturas que habitam essas almas. Para o escritor mineiro Whisner Fraga, o livro "é sobre uma matriarca extremamente dominadora, que abafa qualquer ímpeto sentimental de todos que a cercam. A onipotência dessa mãe terrível - mas uma mãe talvez muitas vezes pior dentro de si mesma - revolta o leitor. Para o escritor e crítico Ricardo Ramos FIlho, escritor e crítico paulista, "Ao entrarmos em contato com as perspectivas de cada um [ dos personagens ], podemos observar a diversidade psicológica do humano. Os dois recuperando suas dores deslocados e tristes"

Monday, April 04, 2016

HARMONIA DAS VOZES, LIVRO DE ROGÉRIO LEONEL

rogério leonel, foto
HARMONIA DAS VOZES, LIVRO DE ROGÉRIO LEONEL
Por Rogério Salgado*

Rogério Leonel é hoje, sem sombra de dúvidas, um dos nossos maiores arranjadores, comparado aos grandes mestres da Música Popular Brasileira. E posso afirmar isso sem receio, pois como pesquisador assíduo da música universal, tenho observado isso. E para dividir sem egoísmo aquilo que conhece e realizou ao longo de sua estrada, ele lança através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte (Projeto 1147/2012), o livro “Harmonia das Vozes”. Mas deixemos que o próprio Rogério nos diga sobre isso:

“No final da década de 1970 escrevi os primeiros arranjos para o Festival Ponteio promovido pela UFMG. Um tempo depois, um embrião do que mais tarde viria a ser o quarteto feminino “Tom Sobre Tom” me possibilitou dar continuidade a este trabalho tão rico e interessante. Até os dias atuais, não parei mais de escrever para vozes. No ano 2000, comecei a escrever para um grupo de vozes mistas, que existe até hoje, o “Da Boca Pra Fora”. Este novo encontro consolidou minha atividade, enquanto arranjador vocal. A voz talvez seja o mais completo instrumento, capaz de juntar a letra com a melodia, além de o timbre ser único para cada pessoa.”

“Harmonia das Vozes” traz uma seleção de partituras para 20 canções de compositores mineiros e de domínio público, no qual o autor pretende iniciar uma série de publicações de arranjos vocais, seguido de um segundo volume, todo dedicado a compositores de diversas regiões do país. Alguns desses arranjos foram escritos para quatro vozes, sendo Soprano, Contralto, Tenor e Baixo, tendo outros sido criados originalmente para quarteto feminino e depois adaptados para coro misto e alguns deixados propositalmente sem classificação de vozes. Cada arranjo vem com uma explicação histórica, sendo elas: “Água de Moringa de Valter Braga e Jorge Fernando dos Santos, “Baião Barroco” de Juarez Moreira e Simone Guimarães, “Baruios do Mar” de Regina Freitas, “Calix Bento” domínio público recolhido por Tavinho Moura, ”Canção do Sol” de Hudson Brasil e Toninho Camargos, “Canto de Desalento” de Toninho Horta e Rubens Théo, “Catedral de Brasília” de Rogério Leonel, “Criaturas da Noite” de Flávio Venturini e Luiz Carlos Sá, “Furta-cor” de Rogério Leonel, “Milagre dos Peixes” de Milton Nascimento e Fernando Brant, “Navio de Pedra” de Ladston do Nascimento, “Pelo amor de cantar” de Toninho Camargos e Luiz Henrique de Faria, “Riacho de Areia” de domínio público, “Rio Araguaia” de Ricardo Faria e Toninho Camargos, “Sem Compromisso” de Nelson Trigueiro e Geraldo Pereira, “Serena Estrela” de Regina Freitas, “Serenô” de domínio público, “Títulos de Nobreza” de João Bosco e Aldir Blanc, “Trilha de Luz” de Hudson Brasil e “Última Seresta” de Ricardo Faria.
harmonia das vozes, capa
Rogério Leonel é um cara que dispensa apresentações, pela sua história como músico não só mineiro, mas brasileiro, que ao longo de sua carreira tem recebido elogios de artistas admiradores de sua obra, tais como: Toninho Camargos, Ezequiel Lima, Toninho Horta, Jorge Fernando dos Santos e Guinga, entre outros. “Harmonia das Vozes” tem revisão ortográfica de Jorge Fernando dos Santos, projeto gráfico e ilustrações de Adriano Alves, fotos de Bárbara Suyan, produção executiva de Saulo Sabino, assistência de produção de Lígia Jacques, diagramação de partituras de Cristiano Vianna, revisão de partituras de Rogério Leonel e Lígia Jacques, coordenação geral de Rogério Leonel.

Rogério Leonel, é violonista, compositor e arranjador. Ministra cursos e oficinas de harmonia e violão. Foi professor da Escola Livre Música de Minas, de Milton; arranjador da Orquestra de Violões do Colégio Estadual Central de Belo Horizonte, dentre outras. Tem registrado seu trabalho nos álbuns: “Choro Barroco” e “Choro Cantado”, de Lígia Jacques, “Titane” (primeiro disco solo), “Simbora, João” de Ladston do Nascimento, “Subvoar” de Loslena, “Minas São Várias” — coletânea de compositores e cantoras mineiros, “Encontros” de Toninho Camargos, “O Tom e o Fundamento” de Hudson Brasil. Entre seus shows, destaca-se: “Diálogo”, realizado na Fundação de Educação Artística/BH. Sua música “Choro Barroco” foi incluída como tema de abertura no documentário “Vanja Orico”, produzido por Luiz Carlos Prestes Filho para o “Canal Brasil”.

E quem diz com maestria que Escrever arranjos vocais é como resolver quebra-cabeças” merece respeito e admiração. “Harmonia das Vozes” está aí para quem quiser pesquisar, conhecer, ou até mesmo apenas ter a curiosidade de se aproximar mais da nossa história musical brasileira. Contatos: avozeoviolão@yahoo.com.br, telefone (31) 99317-2264. Acessem a página do livro no Facebook:  Livro “Harmonia das Vozes” — Rogério Leonel.

* Rogério Salgado é poeta profissional. Natural de Campos dos Goytacazes, interior do estado do Rio de Janeiro. Filho da pianista Glória Salgado, cresceu ouvindo sua mão tocar piano e recitar poemas em saraus dentro de casa. Em 1980 mudou-se para Belo Horizonte. Em 1983 criou a revista Arte Quintal, um dos mais importantes veículos culturais da época. Idealizou e realizou entre 2005 e 2014 em parceria com Virgilene Araújo, o Belô Poético – Encontro Nacional de Poesia de Belo Horizonte evento que reunia, na capital mineira, poetas de vários estados do Brasil e do exterior.  Em 41 anos de carreira poética, publicou mais de 30 livros, sendo o último, o livro de memórias “Poeta Ativista” (RS Edições-2014). Contato: poetarogeriosalgado@yahoo.com.br
Titane, Canção para nascer de novo (Rogério Leonel e Antônio Barreto)

Fonte: http://brasil.revistadelosjaivas.com/harmonia-das-vozes-livro-de-rogerio-leonel/

Friday, April 01, 2016

Lançamento: "Eles não moram mais aqui", de Ronaldo Cagiano e "Para fugir dos vivos", de Eltânia André





    LOCAL: MARTINICA CAFÉ
    Dia 22.04.2016 a partir das 19h.
Telefone:(61) 3326-2357

SOBRE AS OBRAS

Título: "Eles não moram mais aqui", de Ronaldo Cagiano
Gênero: Contos
Ed. Patuá, SP, 2015
120pgs

Release:
Trata-se do 17º livro na carreira do autor. É uma reunião de 16 contos escritos ao longo dos últimos 7 anos, inéditos em livros. Alguns deles foram premiados em concursos e outros foi publicados em jornais e revistas literárias  como o SLMG, Rascunho, Revista E, do SESC/SP, Suplemento Pernambuco, Literaturen Glas (Bulgária), Revista da ABL e Correio das Artes (PB).
Os contos falam de solidão, da passagem do tempo, da morte, em cujas histórias o autor, pela voz de seus personagens, percorre variada temática, do lirico ao social, dentro de uma perspectiva narrativa em que há um forte questionamento existencial sobre os dramas e dilemas quotidianos, além de uma inflexão metafísica sobre os problemas ligados ao homem e seu estar no mundo. Segundo Leo Barbosa, poeta, professor e articulista do Correio da Praíba, "Cagiano imprime uma atmosfera na qual os cenários das narrativas se unem na tentativa de percorrer os sentimentos e as emoções do narrador e das personagens. O autor nos chama a atenção por utilizar frequentemente epígrafes em seus contos. Tal qual Murilo Rubião, dialoga com outros autores a fim de ambientar sua narrativa em polifonias, múltiplas vozes que conferem aos textos constantes rupturas e suturas".


Título: "Para fugir dos vivos", de Eltânia André
Gênero: Romance
Ed. Patuá, SP, 2015
190pgs

Release:
Nesse romance a autora tematiza a relação dificil entre dois filhos e Ismália (ou Maria Comprida), a mãe dominadora e o pai ausente, negligente e ensimesmado. Dividido em dois capítulos "Livro 1" e "Livo do Miguel" -  em cada um repercutem a voz e a visão de dois irmãos sobre a própria mãe; um intelectualizado e pensador; o outro, ganancioso e pragmático. Numa cosntrução em que a narrativa vai se desdobrando em flashbacks temporais e projeções psicológicas, na esteira de olhares distintos sobre fatos e acontecimentos que nortearam a convivência tensa no seio familiar, prevalecem o silêncio, as dores, os deslocamentos das próprias vidas,  resumindo o estado de tristeza e torturas que habitam essas almas. Para o escritor mineiro Whisner Fraga, o livro "é sobre uma matriarca extremamente dominadora, que abafa qualquer ímpeto sentimental  de todos que a cercam. A onipotência dessa mãe terrível - mas uma mãe talvez muitas vezes pior dentro de si mesma - revolta o leitor.  Para o escritor e crítico Ricardo Ramos FIlho, escritor e crítico paulista, "Ao entrarmos em contato com as perspectivas de cada um [ dos personagens ], podemos observar a diversidade psicológica do humano. Os dois recuperando suas dores deslocados e tristes"