Wednesday, June 24, 2015

Augusto de Campos recebe prêmio de poesia ‘Pablo Neruda’


Aos 84 anos, o poeta, tradutor, escritor e crítico musical é considerado um dos maiores artistas brasileiros

Foto: Luiza Sigulem
Foto: Luiza Sigulem

O poeta brasileiro Augusto de Campos recebeu, nesta terça-feira (23), o Prêmio Ibero-Americano de Poesia Pablo Neruda 2015, informou o Conselho Nacional de Cultura e Artes do Chile. Pela sua conta no Twitter, o titular da pasta, Ernesto Ottone, fez o anúncio e parabenizou Augusto pela conquista.
Aos 84 anos, o poeta, tradutor, escritor e crítico musical é considerado um dos maiores artistas brasileiros. Ao lado de seu irmão, Haroldo, e de Décio Pignini, ele fundou o movimento conhecido como “Poesia Concreta” – uma produção de vanguarda que mistura a experiência do texto com a apresentação visual das palavras.
Em 1951, Campos publicou sua primeira obra Rei Menos o Reino, ainda quando estudava Direito em São Paulo. Na sequência, lançou ainda Poetamenos (1953), o Pop-cretos (1964), Poemóbiles (1974) e Caixa Preta (1975).. O Prêmio Ibero-Americano é entregue para os artistas de acordo com sua trajetória no mundo da poesia. Já foram vencedores de edições anteriores a cubana Reina María Rodríguez (2014), o chileno Óscar Hahn (2011) e o mexicano José Emilio Pacheco (2004).

Leia mais:
Oversoverbivocovisual – Entrevista com Augusto de Campos

Palestra de Anderson Braga Horta em homenagem ao centenário de Domingos Carvalho da Silva


Wednesday, June 10, 2015

Coletivo de Poetas vai homenagear o poeta e compositor Paulo Tovar


por Divulgação
No sarau desta sexta-feira, 12 de junho de 2015, o Coletivo de Poetas vai homenagear o poeta e compositor Paulo Tovar. O músico convidado é o cantor e compositor Paulo Djorge, parceiro de Paulo Tovar. Haverá rodas de leituras de poemas de Tovar, pelo Coletivo de Poetas, e minipalestra sobre Tovar por Rosana Hummel.
Os poetas também recitarão poemas líricos, para celebrar o Dia dos Namorados. O sarau será realizado no Empório Mineiro (CLN 104), no horário das 18h30 às 22h30. Alceu Brito Corrêa; Jorge Amâncio; Geraldo Oliveira; Siddha Abraxas, e Menezes y Morais são os poetas convidados.   
PAULO TOVAR
Paulo Tovar, poeta, compositor, foi um dos pioneiros do reggae rural no Brasil e um dos produtores e ativistas da Geração Mimeógrafo em Brasília (DF). Tovar nasceu em Catalão (GO) em 11 de junho de 1955. Chegou a Brasília em 1969.  
Tovar foi um dos inspiradores do Concerto Cabeças, movimentos culturais histórico no DF. Gravou três discos: After Reggae (em parceira com Renato Matos Matos); Tatudróide e H²Olhos. Estava pensando o quarto. Tovar foi parceiro de Itamar Assumpção (Espírito que canta).
Publicou os livros: A Feira e Tiro ao Alvo, entre outros. Criou os selos Sem Mim (com Sóter) e Numas de ler. A canção O voo da juriti, com Aldo Justo, dá nome ao CD póstumo, produzido pela irmã, Rosana Hummel.
O cantor e compositor Paulo Djorge, parceiro de Paulo Tovar (canção Tudo Acaba), e um dos que assinam a direção musical do CD H²Olhos, com Daniel Baker, Toronto e Tovar.
JURITI
Rosana Hummel, irmã do Tovar, fará minipalestra sobre Tovar e porá à venda o seu último CD, Juriti, que foi lançado na sala Martins Pena do Teatro Nacional, no dia 14 de setembro de 2013, com a participação de amigos que fizeram homenagem póstuma ao Paulo Tovar.
São eles: Gerson Deveras, Camila Hummel, Nonato Veras, Aldo Justo, Paulo D’jorge, Célia Porto, Ana Paula, Paraibola, Haroldinho Mattos, Áurea Lu, Sérgio Duboc, Renato Matos, Eduardo Rangel e o Grupo Liga Tripa.                  
SERVIÇO
Coletivo de Poetas homenageia Paulo Tovar.
Local: Empório Mineiro, CLN 104, Bloco B, Loja 32.
Dia 12 de junho, das 18h30 às 20h30.
Couvert artístico: R$ 5 (cinco reais).
 

Tuesday, June 09, 2015

Dia Nacional da Poesia

Arte
Jordânia Gama jordania.gama@portalamazonia.com
Atualizado em 08/06/2015 07:39:36

Poetas amazonenses falam sobre a sanção do Dia Nacional da Poesia

Sancionada nesta sexta-feira (5), a lei homenageia Drummond no dia do seu nascimento

MANAUS - Dia Nacional da Poesia será comemorado no dia 31 de outubro. A nova Lei 13.131/2015 que determina a data foi sancionada, nesta semana, pela presidente Dilma Roussef. O dia escolhido marca o nascimento, em 1902, de um dos mais influentes poetas da literatura brasileira, Carlos Drummond de Andrade.


Foto:Divulgação

A individualidade e a timidez são características de Drummond, seu comportamento como escritor e suas obras continuam a influenciar poetas e práticas de ensino e aprendizagem da poesia, o que seduz novos leitores a cada dia. Alvo de admiração, o autor teve sua obra celebrada por milhões de admiradores. Morreu aos 85 anos de idade, no dia 17 de agosto de 1987, poucos dias após a morte de sua filha única, a cronista Maria Julieta Drummond de Andrade.

Várias obras do poeta foram traduzidas para o espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, sueco, tcheco e outras línguas.  Carlos Drummond de Andrade foi seguramente, por muitas décadas, o poeta mais influente da literatura brasileira em seu tempo. Suas publicações, crônicas, poesias e diversos livros em prosa atraem milhões de admiradores e seguidores até os dias atuais.

Celebração

O Portal Amazônia ouviu alguns escritores e poetas amazonenses, renomados e da nova geração, que falaram sobre a conquista da celebração oficial do Dia Nacional da Poesia. O poeta e crítico literário, Tenório Telles, afirma estar feliz com a sanção da data comemorativa. Para ele, celebrar a poesia é um ato em defesa da civilização.

Uma sociedade que não reconhece seus poetas, é uma sociedade sem coração e sem alma. A sanção da data é um gesto de reconhecimento e uma grande homenagem à Drummond. É uma atitude de valorização da palavra, da criação e do gênio nacional que foi Carlos Drummond de Andrade.

O reconhecido poeta amazonense, Max Carphentier, também recebeu a notícia com muita alegria. Ele acredita que a data comemorativa fortalecerá vínculos da identidade da poesia brasileira, com as futuras gerações. Aos 70 anos de idade, Max teve a oportunidade de conhecer e se corresponder com Drummond de Andrade.

"Recebo com festa em meu coração a determinação do Dia Nacional da Poesia. Espero que a poesia ganhe cada vez mais força em nosso país. Vamos continuar lutando pela valorização da poesia”, declarou Max.

Carlos Almir recebeu com grande festa a notícia da data comemorativa. Ele acredita que ser poeta é uma profissão muito importante para o mundo, e que a data deve ser exaltada.
"Assim como o médico ajudar curar o corpo humano, o poeta ajuda a curar a alma das pessoas”, disse o poeta.


O poeta revelou que espera que a data comemorativa possa influenciar crianças, pais e familiares no hábito de ler e quem sabe até escrever poesias. "Quem lê poesia tem uma visão melhor da vida. A poesia ajuda a viver e alimenta a alma”, finalizou Carlos Almir.

Entre a nova geração de poetas amazonenses, foram entrevistadas as poetisas Laís Borges e Sálvia Haddad. Laís Borges tem 30 anos e pouco mais de 12 anos de carreira. Ela afirma que ama Carlos Drummond. A poetisa argumenta que a determinação do Dia da Poesia ser no dia 31 de outubro, pode ser ofuscada por outras datas comemorativas, como o halloween. "A data poderia ser escolhida de forma neutra, porque a arte da poesia anda com o tempo e sua história. Castro Alves também foi importante e fez história no seu tempo, assim como Drummond”, disse.
Já a poetisa Sálvia Haddad sentiu-se muito surpresa com a decisão, mas feliz. Ela inclusive fez uma homenagem a Castro Alves, no dia 14 março, que informalmente era comemorado o Dia da Poesia. “ A formalidade e o reajuste da data só veio para fortalecer. O importante é ter um dia para festejar a poesia e ressaltar os poetas”, declarou Sálvia.


ANE promove palestra sobre Olavo Bilac


CABELO DE MILHO - Paulinho Tapajós e Sivuca

Monday, June 08, 2015

Palestra sobre Olavo Bilac, por José Jeronymo Rivera


Programação do 18º Seminário Língua Viva - SALIPI 2015





Confirmados os nomes dos palestrantes que farão parte do  18º Seminário Língua Viva do SALIPI - Salão do Livro de Piauí. Os nomes pautados para o evento são: Tico Santa Cruz - RJ (cantor, compositor, articulista e escritor), Thalita Rebouças - RJ (escritora), Cineas Santos (poeta, cronista, intelectual, professor e advogado), Pedro Demo - DF (professor e PhD), Pe Bruno Lira - PE (escritor e educador), Frei Hermínio Bezerra - CE (estudioso da Língua Portuguesa) e Clodo Ferreira - DF (músico e escritor).
Palestras, oficinas, bate-papo literário e apresentações artísticas integram a programação do 18º Seminário Língua Viva, que acontece paralelo ao Salão do Livro do Piauí, no Cine Teatro da UFPI. O seminário consta de 70 horas/aula e é voltado para estudantes, escritores, jornalistas, professores e estudiosos de um modo geral.
As inscrições as palestras podem ser realizadas no site: www.salipi.com.br, e a taxa custa o mesmo valor do ano passado R$ 50,00. As credenciais serão entregues 1h antes da abertura do evento, ou seja dia 05/06 às 18h, no estande da Coordenação do SALIPI.
O SALIPI acontecerá entre os dias 05 e 14 de junho no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI. Mesas-redondas, seminários, lançamento de obras literárias e outras atividades culturais farão parte do evento.
Confira a programação do 18º Seminário Língua Viva - SALIPI/2015.
DIA 05/06 - SEXTA-FEIRA
19h - CERIMÔNIA OFICIAL DE ABERTURA
APRESENTAÇÃO CULTURAL: CONGOS DE OEIRAS
DIA 06/06 - SÁBADO
9h - Mesa Redonda:
Tema: "Tanatologia e as Profissões"
Mediação: Prof.ª Ms. Patrícia Moreira
15h - Tanatologia: da Educação para Morte à Valorização à Vida (Oficina)
19h - Mesa Redonda
Tema: "Prevenção e Posvenção ao Suicídio"
DIA 07/06 - DOMINGO
9h - Grupo: "Trilhas dos Sobreviventes: enlutados por Suicídio"
15h - Mesa Redonda: Como falar de Morte para Criança, Adolescente e Idoso.
16h - Mesa Redonda: Comissão de Tanatologia do Conselho Regional de Psicologia - CRP-21.
19h - Como ajudar enlutados? (Oficina)
DIA 08/06 - SEGUNDA-FEIRA
9h - Meninos, eu vi: meio século de chapada.
Palestrante: Prof. Cineas Santos
15 às 16h30 - Literatura e outros sistemas semióticos.
Feliciano Filho (UESPI)
Diógenes Buenos Aires (UESPI)
Wanderson Lima (UESPI)
16h30 às 18h - Era digital e narrativa audiovisual: fazer cinema como uma (real) possibilidade de transdisciplinaridade.
Adriana Galvão (UFPI)
19h - "Todo Aquele Imenso Mar de Liberdade" - a biografia do Jornalista Carlos Castelo Branco
Palestrante: Jornalista Carlos Marchi (RJ).
DIA 09/06 - TERÇA-FEIRA
9h - A trajetória do historiador Monsenhor Chaves
Palestrante: Prof.ª Dr.ª Terezinha Queiroz
15h - A Cidade na Literatura, na música e nos quadrinhos João Kennedy.
Eugênio (UFPI)
Aurélio Melo (OST)
Francisco Alcides do Nascimento (UFPI)
Alfredo Werney Torres (UFPI)
Regianny Monte (UFPI)
Allan Edson da Costa Ribeiro (UFPI)
19h - Bate-papo com cantor, compositor, blogueiro, escritor e articulista Tico Santa Cruz (RJ).
DIA 10/06 - QUARTA-FEIRA
9h - Direito e literatura: a lucidez e a cegueira em José Saramago
Palestrante: Prof.ª Dr.ª Rosália Mourão
15h - Identidades e Diversidade Cultural.
Marleide Lins (Escritora)
Bárbara Melo (UESPI)
Ailma do Nascimento (UESPI)
Algemira Mendes (UESPI)
Reginaldo Miranda (APL)
Romeu Tavares (FUNAI-PI)
Síria Borges (ITM-Portugal)
19h - Palavras que mudaram de sentido
Palestrante: Frei Hermínio Bezerra (CE)
DIA 11/06 - QUINTA-FEIRA
8h - Literatura Surda
Palestrante: Prof. Luiz Cláudio Nóbrega
15h - Os desafios da Memória na Literatura, no Jornalismo, na Mídia e na História.
Prof.ª Dr.ª Ana Regina Rêgo (UFPI)
Prof.ª Dr.ª Márcia Edlene (UESPI)
Prof.ª Dr.ª Nilsângela Cardoso (UFPI-Picos)
Prof. Dr. Gustavo Said (UFPI)
19h - Encontro Cultural com o professor Ph.D. Pedro Demo (DF)
DIA 12/06 - SEXTA-FEIRA
9h - Aprendendo a ler e escrever de maneira ressignificada
Palestrante: Pe. Bruno Lira (PE)
15h - Memória Urbana.
Júlio Medeiros (Arquiteto e Músico)
Olavo Pereira (Arquiteto)
16h - Memória da MPB.
Clodo Ferreira (Músico e Professor da UNB)
19h Bate-Papo e Autógrafos com a escritora Thalita Rebouças (RJ)
DIA 13/06 - SÁBADO
9h:30min - Conversas espíritas em torno da saúde espiritual
Palestrante: Dr.ª Kátia Marabuko (Médica).
15h - Resgatando vidas: musicoterapia e qualidade de vida
Nydia Cabral
Karine Jericó
Simone Assunção
Olga Marques
Alcides Valeriano
Eliete Quixaba
Patrícia Moreira
19 - Os desafios da linguagem no século XXI
Palestrante: Prof. Luiz Romero (PI)
DIA 14/06 - DOMINGO
9h - (sem programação no auditório do Cine Teatro)
Informações do site do Salipi.

http://www.ufpi.br/noticia.php?id=29136http://www.ufpi.br/noticia.php?id=29136