Tuesday, August 27, 2013

Festival "500 Anos de Música Alemã"


No dia 27 de agosto, às 20h, será inaugurado oficialmente o Festival "500 Anos de Música Alemã" com o concerto do músico alemão Sebastian Manz, no Teatro Nacional de Brasília. O evento faz parte da programação da "Temporada da Alemanha no Brasil 2013-2014". O renomado clarinetista alemão se apresentará com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, sob a regência do maestro Claudio Cohen. Sebastian Manz também se apresentará no dia 29 de agosto, às 20h30, com a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, sob a direção do maestro alemão Gottfried Engels, no Teatro da Escola Basileu França em Goiânia.
Como parte da série de concertos "500 Anos de Música Alemã", serão realizados nos próximos meses muitos concertos com renomados solistas e maestros alemães em Brasília, Goiânia e Anápolis. O programa dá uma visão geral de mais de 500 anos de história da música alemã, do barroco ao moderno. Entre os parceiros para a realização do Festival estão o Goethe-Zentrum Brasília, a Secretaria de Cultura do GDF, o Teatro Nacional Cláudio Santoro, o Governo de Goiás, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e o Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França.
Confirme sua presença e aproveite para conhecer nossas novidades em nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/events/206133456214566/?ref=3
Sobre o clarinetista alemão Sebastian Manz
Sebastian Manz é um dos mais conhecidos solistas e músicos de câmara de sua geração, tendo recebido diversos prêmios, entre eles o ECHO Klassik em 2011 e 2012, um dos mais importantes prêmios de música erudita da Alemanha. Além disso, o músico já produziu oito CDs com um repertório muito versátil que demonstra seu estudo estilístico da música e do seu instrumento.
Na temporada de 2013/14 Manz é artista convidado, entre outros, na Beethovenfest em Bonn, na Suécia, nos Países Baixos, na Suíça e na Espanha. Esta será sua primeira apresentação no Brasil.
Sobre a Temporada da Alemanha no Brasil:
Sob o lema “Alemanha + Brasil - Onde ideias se encontram” serão realizados de maio de 2013 a junho de 2014 inúmeros eventos em todo o país. O objetivo é transmitir uma imagem abrangente e atual da Alemanha, dar visibilidade à diversidade e à amplitude dos contatos bilaterais, assim como gerar novos impulsos para a parceria entre os dois países.
A Alemanha quer se apresentar em “360 graus”, ou seja, em todas as áreas, como economia e tecnologia, ciências, cultura, meio ambiente, educação, esporte e estilo de vida. As iniciativas em parceria já existentes devem ser reforçadas e novos caminhos apontados para se encontrar soluções comuns para a realização de atividades futuras relevantes.
A Temporada foi aberta oficialmente no dia 13 de maio pelo Presidente da República Federal da Alemanha, Joachim Gauck, e a Presidenta Dilma Rousseff que assumiram o patrocínio da iniciativa. A programação da Temporada da Alemanha está disponível no site:www.alemanha-e-brasil.org
PROGRAMA:
27 de agosto de 2013, 20h, Teatro Nacional
Concerto de Carl Maria von Weber para clarineta e orquestra No. 2 Es-Dur op. 74 com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro 

Solista (clarineta): Sebastian Manz

Regente: Claudio Cohen
Entrada gratuita

Livro Ruídos Mentais, de Luiz C. V. Martins


A bailarina empoeirada - histórias do povo de Brasília


Imagem inline 1

Monday, August 26, 2013

Terceira Bienal do B começa nesta terça-feira com artistas e poetas locais


Renato Matos, Simone Guimarães, Clara Telles, Dialeto MCs, Eliab Lira, Afonso Gadelha e a banda Oficia Blues se apresentam na Bienal

Publicação: 26/08/2013 08:42 Atualização: 26/08/2013 09:25

O objetivo é mostrar que Brasília tem uma poesia universal, que tem um plano B, mesmo sem apoio do governo%u201D, declara Luiz Amorim (Daniel Ferreira/CB/D.A Press)
O objetivo é mostrar que Brasília tem uma poesia universal, que tem um plano B, mesmo sem apoio do governo, declara Luiz Amorim

A 3ª edição da Bienal do B pretende mostrar como a cultura da cidade é universal e agrega as diversas linguagens. O evento, organizado pelo Açougue Cultural

T-Bone terá, neste ano, participação de artistas como Renato Matos, Simone Guimarães, Clara Telles, Dialeto MCs, Eliab Lira, Afonso Gadelha e a banda Oficia Blues, entre outros. Também estão confirmadas as participações dos poetas Nicolas Behr (o homenageado deste ano), Jorge Amâncio, Amneres Pereira, André Giusti, Vicente Sá, Dina Brandão e Fabrizio Morelo.

Leia mais notícias em Diversão e Arte


De acordo com o promotor cultural do T-Bone, Luiz Amorim, o evento vai durar quatro dias com debates, feira literária e apresentações musicais intercaladas com os versos de mais de 100 poetas — cerca de 25 por dia. “O objetivo é mostrar que Brasília tem uma poesia universal, que tem um plano B, mesmo sem apoio do governo”, declara. Apesar de ter no nome “bienal”, o evento acontece anualmente como uma forma de protesto. A ideia, segundo Amorim, é que a Bienal aconteça sempre no fim de agosto, para garantir a tradição da data.


Friday, August 23, 2013

T-Bone promove a 3ª bienal de poesia e literatura


O evento acontece de 27 a 30 de agosto na 113 Norte, em Brasília- DF.

Programação:
http://www.t-bone.org.br/index.php/t-bone-cultural/bienal-poesia/

Poemação no Beijódromo - Sarau do Beijo - Homenagem a Ivan da Presença



Poemação no Beijódromo
 Sarau do Beijo
Homenagem a Ivan da Presença


A Fundação Memorial Darcy Ribeiro no campus da Universidade de Brasília, conhecido como Beijódromo, abre as portas do memorial para a poesia do Distrito Federal. O Sarau do Beijo pretende dar ênfase à poesia brasiliense, divulgando seus poetas e sua poesia, na multiplicidade de sua expressão.

No dia 3 de setembro de 2013, terça-feira, acontecerá na FUNDAR, o Beijódromo, o Sarau do Beijo, que tem a curadoria do Poemação e homenageia neste mês de setembro pelo seu trabalho em prol cultura do DF e apoio dado a escritores e poetas da idade, o empresário cultural Ivan da Presença. 
 
A poeta Cristina Bastos com os poetas Alexandre Marino, Jenário de Paula e Paulo Roberto Miranda darão o tom poético na homenagem. A atriz Raquel Ely mostra o seu talento na interpretação de poetas consagrados como Manuel Bandeira, Quintana, Drummond dentre outros, Marina Andrade canta s versos de Augusto dos Anjos. A música terá a participação especial de Joaquim Barroncas com o seu saxofone e o som acústico do coletivo Dialeto Sound Crew.

Alexandre MarinoJosé Alexandre Marino Gomes nasceu em Passos, MG. Jornalista,  publicitário e escritor veio para Brasília em 1982. Premiado em vários concursos literário. Atualmente é funcionário do Ministério da Educação (MEC). Foi repórter de alguns importantes jornais brasileiros. Poeta publicou até o momento, cinco livros. Tem textos em diversas antologias e editou revistas culturais.

Cristina Bastos – Maria Cristina Bastos Junqueira nasceu em Uberlândia veio para Brasília em 1972. Formada em Educação Artística. Sua atividade não se limita à poesia — é artista plástica e fotógrafa, e se orgulha de ter pertencido ao grupo “Ladrões de Alma”, que promoveu várias exposições em Brasília. Escreve desde 1972 e tem poemas publicados nas Antologias Poéticas Hélio Pinto Ferreira, volumes X, XI e XII, e em Intimidades Transvistas (Editora Escrituras), 1997, coletânea de poemas inspirados na obra do artista plástico Valdir Rocha. Tem dois livros publicados.

Jenário de Paula - Jenário de Fátima Rodrigues é hoje considerado por muitos um dos melhores sonetistas da atualidade. Autodidata, começou a escrever sonetos em meados de 2004, seus poemas são encontrados circulando pela Net, em sites, blogs, comunidades, orkut... Muitos dos seus sonetos foram transformados em vídeos e podem ser visualizados nos sites afins. Participou de antologias e prefaciou inúmeros livros. 

Paulo Roberto Miranda - Varadero é o pseudônimo do poeta Paulo Roberto Cardoso de Miranda veio para Brasília em 1959, antes da inauguração. É um dos organizadores e compositores do Pacotão, pretende escrever muita poesia, esculhambar muitos governos com o bloco, porque acredita na revolução pela força das palavras, das ideias,  dos exemplos e das pessoas generosa.

Dialeto Sound Crew ou DIALETO MC's em processo de gravação do seu primeiro CD,  é um coletivo com influencias Reggae, Rap, Soul, R&B e música brasileira, que reflete a diversidade e a miscigenação presente no Brasil. Original do DF, é a sintetização de ritmos, culturas, e ideias de revolução tanto espiritual quanto social. O grupo é formado por um DJ e quatro vozes: DJ Janna e os vocalistas Dudulino, Heitor Valente, Jocilaine Oliveira e Apoena Ferreira, que apresentam letras de autoria própria utilizando a dinâmica do "Sound System". 

O poeta Nicolas Behr entrevista o empresário cultural Ivan da Presença o homenageado da noite. Marina Andrade com uma leitura musical de Augusto dos Anjos, a atriz Raquel Ely interpreta poetas da literatura brasileira e o luxuoso sax de Joaquim Barroncas completa a homenagem.   

O evento tem a curadoria dos poetas Marcos Freitas e Jorge Amancio e ocorre toda a primeira terça-feira do mês no Memorial Darcy Ribeiro, o Beijódromo, ao lado da reitoria da UnB.

Poemação no Beijódromo
Sarau do Beijo
Dia 3 de setembro de 2013 – Terça-feira
Das 19:00 as 21:00
Entrada Franca

Polêmica, federalização do Museu Nacional divide a classe artística

Alguns temem que o acervo local perca espaço. Outros concordam que nova gestão pode ser benéfica


Thaís Paranhos
Publicação: 23/08/2013 06:04 Atualização:
 

A federalização do Museu Nacional, anunciada em maio pelo Ministério da Cultura e pelo GDF, provoca reações divergentes entre os brasilienses envolvidos com a vida cultural da cidade. Alguns alegam a falta de interesse do governo local com o espaço para defender a tomada da gestão pelo Executivo federal. Outros, no entanto, defendem a permacência do museu sob os cuidados do GDF e lembram que o monumento, idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi construído com recursos locais. Em meio à discussão, uma reunião entre representantes do governo do DF e do ministério para assinarem o acordo foi cancelada na última quarta-feira.

Contrário à mudança na gestão, um grupo se mobilizou pelas redes sociais para discutir o assunto e criou o Não Federalização do Museu. A especialista em gestão cultural e uma das coordenadoras do movimento, Cleide Soares, argumenta que o espaço foi construído com recursos do governo local e guarda obras de arte do DF. “A função do museu também é preservar o acervo que faz parte da história do DF. Se repassarmos o espaço, onde elas vão ficar?”, questiona. Outra queixa de Cleide é a decisão ter sido tomada de forma unilateral. “Temos Conselho e Fórum de Cultura, poderia ter havido discussões. Que há uma gestão incompetente na cultura do DF não há dúvidas, mas isso não dá direito à retomada do espaço. Ainda é o que funciona melhor na cidade”, completa.

Já a colecionadora e idealizadora do Espaço Cultural Contemporâneo (Ecco), Carla Osório, não se opõe à federalização do museu. Ela concorda que há uma desorganização da administração da cultura do DF e aposta nessa mudança, desde que traga benefícios para a cidade. “A gestão é precária, desorganizada e amadora. É verdade que tem sempre programação no museu, isso porque é um prédio do Niemeyer, mas é aleatório e sem curadoria. Se a federalização significar mais verba e uma equipe com gabarito e competência, pode ser bom”, opina.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2013/08/23/interna_cidadesdf,384031/polemica-federalizacao-do-museu-nacional-divide-a-classe-artistica.shtml

Wednesday, August 21, 2013

Poemação no Beijódromo, em homenagem ao Ivan da Presença


Empreendedora cria metodologia com ilustrações para ensinar chines

Artistas protestam contra falta de apoio governamental a projeto cultural


Eles se instalaram na entrada do edifício da Secretaria de Cultura


Publicação: 19/08/2013 21:04
 
Cerca de 10 pessoas se reuniram em frente à Secretaria de Cultura para protestar contra a suposta falta de apoio por parte do Governo do Distrito Federal à terceira edição da Bienal do B - A Poesia na Rua, evento que reúne artistas da cidade. Liderados por Luiz Amorim, idealizador e proprietário do T-Bone Steak Açougue Cultural, eles se instalaram com o que chamaram de "barraca da resistência cultural" e, entre livros e cartazes, ocuparam com arte e protesto a entrada do edifício.

"Fizemos o evento como um plano B à bienal (Bienal do Livro) internacional, que ocorreu aqui, interpretaram que era um contraponto e decidiram não ajudar", afirma Amorim. Com poesia e música, a ideia é promover encontros sempre das 16h às 19h, no mesmo local, até a realização da bienal, que ocorre entre 27 e 30 de agosto. A Secretaria de Cultura, por meio de nota, informou que o não apoio se dá pela "necessidade de reformular as normas de contratações artísticas". 

Colegiados Setoriais de Cultura do DF



http://ivconferenciadeculturadodf.com.br/site/index.php/noticias/59-democracia-e-cidadania-demonstram-espirito-das-eleicoes-dos-colegiados-setoriais

Cesar Cardoso lança livro na Livraria da Travessa de Ipanema




QUEM PEGOU UMA PONTA
DO MEU CHAPÉU DE TRÊS PONTAS
QUE AGORA SÓ TEM DUAS?
Como um garoto chamado Jorge, um cachorro chamado Alfabeto e uma detetive chamada Dona Chica-cá
resolvem esse mistério, interrogando o Boi da Cara Preta, Teresinha de Jesus, Pai Francisco e muitos outros personagens.
Ilustrado por Janaina Tokitaka e lançado pela Editora Gaivota.
Vai ser no próximo domingo, 25/8, às 16 horas,
na Livraria da Travessa de Ipanema – Visconde de Pirajá 572.

Friday, August 09, 2013

Festival de Teatro da Língua Portuguesa será lançado nesta terça-feira (13)


09/08/2013 11:35


O FestLuso edição 2013 conta com atores e espetáculos do Brasil, Angola, Moçambique, Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Mírian Teles





A arte do Teatro Lusófono irá invadir a cidade de Teresina com o Festival de Teatro da Língua Portuguesa (FestLuso) 2013. O evento contará com atores e espetáculos do Brasil, Angola, Moçambique, Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

O Festival, promovido pelo grupo Harém de Teatro, pretende abrir as fronteiras da língua, linguagem e linguística dramáticas do teatro sem tradução. O FestLuso será lançado, nesta terça-feira (13), às 19h, no Clube dos Diários, com o espetáculo “Abrigo São Loucas”, de Arimatan Martins, com interpretação de Emanuel de Andrade, Fernando Freitas, Francisco de Castro e Francisco Pellé.

O Festival de Teatro da Língua Portuguesa será realizado no período de 26 a 31 de agosto, no Theatro 4 de Setembro. O evento conta com o apoio do Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí (Fundac).



 

Gal Costa - Mamãe, coragem , de Torquato Neto


Bosque Literário do CCBB reúne obras conhecidas da literatura brasileira


Com visitas aos domingos, o público pode apreciar as obras em um espaço com árvores nativas 

Publicação:09/08/2013 06:30
No passeio, as crianças descobrem sobre as relações entre as árvores e a cultura brasileira: aprendizado ( Renato Acha/Divulgação)
No passeio, as crianças descobrem sobre as relações entre as árvores e a cultura brasileira: aprendizado
Uma floresta que, além de árvores, reúne história: essa é a proposta do Bosque Literário do CCBB (SCES, Tc. 2, Cj. 22; 3108-7600). Com visitas aos domingos, às 16h, nos jardins do Centro Cultural, o programa educativo mostra espécies de árvores nativas e explica para os pequenos a importância de cada uma para a história do Brasil. O espaço, que nasceu como homenagem a um grupo de autores, reúne plantas com destaque em obras conhecidas da literatura brasileira.

No passeio, o público pode conhecer um pouco mais sobre espécies como o pau-brasil, importante matéria-prima da história da colonização do país e presente na obra de Oswald de Andrade. Para contextualizar o período do Ciclo do Açúcar e das grandes navegações, no século 16, há o cravo e a canela popularizados em Gabriela, cravo e canela, do escritor Jorge Amado. No bosque também há buritis, ipês, entre outras espécies. Um encontro inusitado entre natureza e literatura.

Bosque Literário


Centro Cultural Banco do Brasil (SCES, Tc. 2, Cj. 22; 3108-7600). Domingo, às 16h. Visita ao Bosque Literário, onde há árvores do país que tiveram relação com obras-primas da literatura brasileira. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

http://df.divirtasemais.com.br/app/noticia/programe-se/2013/08/09/noticia_programese,143554/bosque-literario-do-ccbb-reune-obras-conhecidas-da-literatura-brasileira.shtml

Bienal de Poesia - Bienal do B no Açougue Cultural T-Bone.


A Bienal do B surgiu quando a II BIP - Bienal Internacional de Poesia foi cancelada pela Secretaria de Cultura do GDF. A não realização do evento foi um constragimento para o organizador que já tinha convidado grandes nomes da poesia como Ernesto Cardenal, Oswaldo Montenegro, Augusto de Campos, Ferreira Gullar, Rui Espinheira Filho, Marina Colasanti, Jorge Ariel Madrazo e vários outros nomes da cidade. Nós do Viva Arte resolvemos ir até o Antonio Miranda e propor um solução alternativa que seria o "plano B". Aí então surgiu o nome Bienal do B poesia e literatura na rua. Aceitando o convite, partiu imediatamente para a organização do evento. A Bienal do B tornou-se um sucesso e acontece anualmente em frente ao Açougue Cultural T-Bone.

 http://www.t-bone.org.br/index.php/t-bone-cultural/bienal-poesia/


Participação:

http://www.t-bone.org.br/index.php/t-bone-cultural/bienal-poesia/programacao-dia-28/marcos-freitas/

Guilherme Arantes e Eduardo Rangel se apresentam com a Orquestra Filarmônica de Brasília


Os cantores Guilherme Arantes e Eduardo Rangel 
se apresentam com a Orquestra Filarmônica de Brasília
Dia 11/08, Domingo, às 20:00h
Sala Villa Lobos do Teatro Nacional
Arranjo e regência - Maestro Joaquim França

A Orquestra Filarmônica de Brasília promove o primeiro Festival Sinfônico com o intuito de arrecadar fundos para o trabalho social AMABRA, onde a Orquestra contempla mais de 250 crianças carentes do entorno, oferecendo aulas de teatro, dança e música gratuitamente.

O festival contará com artistas de renome nacional na Sala Villa Lobos do Teatro Nacional
Confira a programação completa do festival:
DIA 09/08, sexta, às 21h - Ivan Lins, Beto Dourah & Orquestra Filarmônica de Brasília
DIA 10/08, sábado, às 21h - Oswaldo Montenegro, Alberto Sales & Orquestra Filarmônica de Brasília
DIA 11/08, domingo, às 20h - Guilherme Arantes, Eduardo Rangel & Orquestra Filarmônica de Brasília

Valor do ingresso: R$ 75 (meia)
(Promoção Correio Braziliense * 50% de desconto na compra do ingresso inteiro mediante apresentação do cupom "Sempre Você")
Ingressos disponíveis na bilheteria do Teatro Nacional
Classificação Indicativa: Livre
Informações e contatos com a produção do Festival Sinfônico: (61) 8270-6111 e (61) 8109-5101

Assista Eduardo Rangel & Orquestra Filarmônica de Brasilia:
Curta a nossa página no Facebook:

Informações e contato com a produção de Eduardo Rangel
Flyer: montagem sobre fotos de Ândrea Possamai e G.A.Oficial

Wednesday, August 07, 2013

Saraval - espaço criado para a celebração da arte produzida em Brasília





Salve Calangada! Bora saravar no palco mais autoral da cidade? 

SARAVAL!

O Saraval é um espaço criado para a celebração da arte produzida em Brasília. O projeto pretende ser uma vitrine democrática onde poetas, músicos e artistas multimídia possam trocar ideias e divulgar sua produção autoral. O Saraval é, primordialmente, um encontro de amigos que funcionará em formato de jam sessions (bandas criadas na hora com os artistas presentes) e sempre terá o microfone aberto a poetas que queiram divulgar seus escritos. 

O projeto conta com o apoio logístico e amoroso do Balaio Café, que se transformará no espaço autoral mais divertido da cidade, com direito a som de Vinil da DJ residente Paty Merenda. Apesar de ter entrada gratuita, o evento conta com a colaboração espontânea do público, que concorrerá a livros, Cds, ingressos para shows, tatuagens, camisetas, instrumentos musicais, aulas de canto e violão, DVDs e outras firulas autorais. A intenção do sorteio - primordialmente - é fazer a informação circular e instigar novas parcerias artísticas em nossa cidade. O Saraval receberá artistas de Samambaia, Paranoá, Plano Piloto, Guará, Taguatinga, Ceilândia, Riacho Fundo, Varjão, São Sebastião, entre outros, para celebrar a ótima fase de produção artística da cidade, afinal, nascemos da mistura e está aí o nosso grande diferencial.

O Saraval foi idealizado pela poeta e produtora brasiliense Marina Mara, que nos últimos anos vem se dedicando à popularização da poesia e da arte autoral pelo Brasil. São de sua autoria (e teimosia) o projetos Sarau Sanitário (DF), Declame para Drummond (internacional), Parada Poética (RJ e DF), Poesia Ativista, entre outros.

Os artistas autorais que quiserem participar do Saraval deverão levar seu instrumento, sua arte, seu material de divulgação (inclusive para venda) e se apresentar à coordenação do evento assim que chegar ao Balaio Café para que tudo flua de forma harmônica e - principalmente - para que ninguém fique de fora dessa celebração.


O QUE SERÁ SORTEADO NO SARAVAL?

- Guias do Sexo Ilustrado de bolso+ brindes da Lasciva (Helena Brandi)
- CD da banda Jenipapo
- Livro Sarau Sanitário da poeta Marina Mara, ilustrado por Clarice Gonçalves
- Revista Tension de La Passion vol.1 - Beleléu
- Mimos ilustrados da galera da LAJE
- Livro Debaixo do Céu do seu vestido, de Renato Fino
- Ilustração "Entrando" - de Luda Lima
- Três ensaios no Sonar Ensaios e Gravações
- Bolsa de 100% na Oficina de Identidade da Voz com Andréa dos Santos
- DVD O Segredo do Sucesso com Fabiana Barbosa
- CD Labirinto Líquido - Cesar de Paula & Projecto S.A.
- Um lindo pandeiro Juraci Moura + bolsa exclusiva
- CD ProleFera de Tiago Gasta
- Duas aulas de violão com Leandro Morais
- Uma camiseta + um print da Kingdom Black
- Uma tatuagem do Ateliê Tatoo no valor de R$ 400,00
- CD de Letícia Fialho
- Livro Os Árabes de Goiânia - Benetti Mendes (Cia de Comédia G7)
- CD Bebida Nacional - de Alessandro Corrêa
- Kit com catálogo+ camiseta+cartaz da Mostra Michael HANEKE
- Kit com catalogo+ camiseta+cartaz da Mostra David CRONENBERG
- CD Versos Íntimos de Marina Andrade (Augusto dos Anjos musicado)


Saraval!

SERVIÇO

Onde? Balaio Café - 201 Norte
Quando? 13 de agosto - terça-feira
Às 21h (pontualmente)
Informações: (61) 8242-2944

Entrada gratuita.