Friday, May 27, 2011

POEMAÇÃO DEZOITO: Homenagem a Ézio Pires


Um Sarau Videoliteromusical

A Biblioteca Nacional de Brasília Leonel de Moura Brizola abre suas portas para o Décimo Oitavo POEMAÇÃO privilegiando a poesia brasiliense, visando à II Bienal Internacional de Poesia de Brasília, a ser realizada de 14 a 17 de setembro em 2011.

O Poemação 18 faz uma homenagem ao poeta Ézio Pires, autor de dezenas de livros de poesia, entre eles: A Beleza tem fome, Anjas, Hora marginal, Menina S30, Messias da hora, O Que os olhos devoram, Poema interrompido dentre outros.

O poeta Ézio Pires nasceu em Cantagalo (RJ), em 1927. Reside em Brasília desde 1960. Trabalhou no Diário e Emissoras Associados, sendo por muitos anos jornalista do Correio Braziliense, onde foi um dos mais aguerridos divulgadores da emergente literatura de Brasília. É um dos fundadores do Sindicato de Escritores do Distrito Federal. Recebeu o prêmio Fundação Cultural do DF.

Antonio Miranda lança o livro “TU PAÍS ESTÁ FELIZ” traduzido por Oleg Almeida que verteu para o russo a peça teatral "Teu país está feliz". Com a apresentação de Oleg Almeida, leitura de poemas por Antonio Miranda e exibição em vídeo de algumas partes do espetáculo “TU PAÍS ESTÁ FELIZ” que estreou no teatro do Ateneo de Caracas, Venezuela, em fevereiro de 1971, com os poemas de Antonio Miranda, as composições musicais do galego venezuelano Xulio Formoso, sob a direção do argentino Carlos Giménez, sendo depois apresentado em todo o país e em mais de uma dezena de países. Saíram 10 edições do texto do espetáculo, sendo 7 na Venezuela, uma em Porto Rico (USA) e duas no Brasil, uma delas bilíngüe Espanhol-Português e agora em russo.

Donne Pitalurg é professor de Artes Cênicas, ator, autor e diretor teatral, poeta declamador de Planaltina (DF). Circula no cenário poético brasiliense há 30 anos. Sua poesia surpreende com uma mistura de marginalidade e encantamento. Autor de colírios são delírios e A nau dos Insensatos. Em parceria com a poeta e atriz Dina Brandão, montou e interpretou o recital Falange Bege.

O poeta Oleg Andréev Almeida nasceu na antiga União Soviética (Bielo-Rússia) em 1971. Morando em Brasília desde 2005, onde trabalha como tradutor do vernáculo russo. Tem traduzido literatos como Baudelaire (Pequenos poemas em prosa, editado pela Martin Claret), Turguêniev, Górki, Kuzmin, Khlêbnikov, Pierre Louÿs e Antonio Miranda. Faz o pré-lançamento do seu recente livro "Quarta-feira de Cinzas e outros poemas" onde a rainha do carnaval, a cinderela do semáforo, a volúpia terna dos primeiros amores são algumas imagens capturadas pela pena fluente de Oleg Almeida, que faz com que passado, presente e imaginário se encontrem em verso.

Yonaré Flávio, alagoano, nascido em Maceió, entre o mar, os coqueirais, as lagoas, os pífanos do esquenta-muié e os pandeiros dos emboladores de coco que enfeitavam as ruas da infância. Crescido embalado pelo frevo e o forró, veio o Teatro com todas as suas vidas. Yonoré é poeta, ator e educador.

O poeta Oleg Andréev Almeida nasceu na antiga União Soviética (Bielo-Rússia) em 1971. Morando em Brasília desde 2005, onde trabalha como tradutor do vernáculo russo. Tem traduzido literatos como Baudelaire (Pequenos poemas em prosa, editado pela Martin Claret), Turguêniev, Górki, Kuzmin, Khlêbnikov, Pierre Louÿs e Antonio Miranda. Faz o pré-lançamento do seu recente livro "Quarta-feira de Cinzas e outros poemas" onde a rainha do carnaval, a cinderela do semáforo, a volúpia terna dos primeiros amores são algumas imagens capturadas pela pena fluente de Oleg Almeida, que faz com que passado, presente e imaginário se encontrem em verso.

Yonaré Flávio, alagoano, nascido em Maceió, entre o mar, os coqueirais, as lagoas, os pífanos do esquenta-muié e os pandeiros dos emboladores de coco que enfeitavam as ruas da infância. Crescido embalado pelo frevo e o forró, veio o Teatro com todas as suas vidas. Yonoré é poeta, ator e educador.

A música fica a cargo da Banda Choro “Nóis & Rita”, que mostrará clássicos do chorinho, e com o compositor Max (voz e violão).

Ao final a plateia mostra o talento em Poesia na Platéia. Com sorteio de livros para a plateia. O Poemação é realizado todas as primeiras terças feiras do mês no auditório da Biblioteca Nacional. Sob a coordenação dos poetas Jorge Amâncio e Marcos Freitas.


POEMAÇÃO 18
Homenagem a Ézio Pires
Um Sarau Videoliteromusical

Ézio Pires – Antonio Miranda – Oleg Almeida - Donne Pitalurg - Yanoré Flávio – Max e Banda “Nois & Rita”

LOCAL: Auditório da Biblioteca Nacional (2º Andar)
Data: 07 de junho de 2011
Horário: das 19h00min as 21h00min
Entrada Franca
(ESTACIONAMENTO FÁCIL ATRAS DA BIBLIOTECA NACIONAL DE BRASÍLIA entre a biblioteca e o antigo Touring)

Thursday, May 26, 2011

Pichações ...


Pichações de Leminski em São Paulo: "Poesia Pichada" e "Matéria é Mentira"
Créditos ao site "O Guia Verde", que registrou.
Fonte: http://pauloleminskipoemas.blogspot.com/


LEI Nº 12.408, DE 25 DE MAIO DE 2011
Altera o art. 65 da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, para descriminalizar o ato de grafitar, e dispõe sobre a proibição de comercialização de tintas em embalagens do tipo aerossol a menores de 18 (dezoito) anos.
A Presidenta da República

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Esta Lei altera o art. 65 da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, dispondo sobre a proibição de comercialização de tintas em embalagens do tipo aerossol a menores de 18 (dezoito) anos, e dá outras providências.
Art. 2º Fica proibida a comercialização de tintas em embalagens do tipo aerossol em todo o território nacional a menores de 18 (dezoito) anos.
Art. 3º O material citado no art. 2º desta Lei só poderá ser vendido a maiores de 18 (dezoito) anos, mediante apresentação de documento de identidade.
Parágrafo único. Toda nota fiscal lançada sobre a venda desse produto deve possuir identificação do comprador.
Art. 4º As embalagens dos produtos citados no art. 2º desta Lei deverão conter, de forma legível e destacada, as expressões "PICHAÇÃO É CRIME (ART. 65 DA
LEI Nº 9.605/98). PROIBIDA A VENDA A MENORES DE 18 ANOS."

Art. 5º Independentemente de outras cominações legais, o descumprimento do disposto nesta Lei sujeita o infrator às sanções previstas no art. 72 da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.
Art. 6º O art. 65 da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, passa a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 65. Pichar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano:
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.
§ 1º Se o ato for realizado em monumento ou coisa tombada em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é de 6 (seis) meses a 1 (um) ano de detenção e multa.
§ 2º Não constitui crime a prática de grafite realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado mediante manifestação artística, desde que consentida pelo proprietário e, quando couber, pelo locatário ou arrendatário do bem privado e, no caso de bem público, com a autorização do órgão competente e a observância das posturas municipais e das normas editadas pelos órgãos governamentais responsáveis pela preservação e conservação do patrimônio histórico e artístico nacional." (NR)
Art. 7º Os fabricantes, importadores ou distribuidores dos produtos terão um prazo de 180 (cento e oitenta) dias, após a regulamentação desta Lei, para fazer as alterações nas embalagens mencionadas no art. 2º desta Lei.
Art. 8º Os produtos envasados dentro do prazo constante no art. 7º desta Lei poderão permanecer com seus rótulos sem as modificações aqui estabelecidas, podendo ser comercializados até o final do prazo de sua validade.
Art. 9º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 25 de maio de 2011; 190º da Independência e 123º da República.
DILMA ROUSSEFF
José Eduardo Cardozo
Fernando Damata Pimentel
Izabella Mônica Vieira Teixeira
Anna Maria Buarque de Hollanda

TEDxAmazônia - Zé Cláudio Ribeiro acha que matar árvores é assassinato - Nov.2010

I Congresso de Ciências Políticas e Direito Eleitoral do Piauí


O Diretório Central dos Estudantes da UFPI, em parceria com as Instituições que compõem a Rede CenaJus (Centro Nacional de Cultura da Justiça), especialmente a Justiça Federal no Piauí, a Escola Judiciária Eleitoral, o Departamento de Ciências Jurídicas da UFPI, o Centro Acadêmico Cromwell de Carvalho, a ESAPI - Escola Superior da Advocacia, AMAPI - Associação dos Magistrados do Piauí, o Conselho Federal da OAB, a OAB Secção Piauí, a Câmara de Vereadores de Teresina, Assembléia Legislativa do Piauí, e o Núcleo de Pesquisa Jurídica – NUPEJ da Universidade Federal do Piauí, realizarão nos próximos dias 09, 10 e 11 de Junho, no auditório da Justiça Federal do Piauí, o I Congresso de Ciência Política e Direito Eleitoral do Piauí.

O evento visa aproximar a comunidade acadêmica com as discussões políticas, principalmente com a iminente reforma na política brasileira, em tramitação no Congresso Nacional. Este encontro tem como público alvo acadêmicos, profissionais e pesquisadores de Direito, Ciências Sociais, Serviço Social, História, Jornalismo, Economia e Filosofia, com carga horária de 40h, e contará com a presença de professores e autoridades de todo Brasil, como autoridades politicas nacionais, pesquisadores e professores de diversas universidades brasileiras, magistrados e ministros do Tribunal Superior Eleitoral.

As inscrições poderão ser feitas nos postos credenciados e na página do evento www.cienciapoliticapiaui.blogspot.com

Tuesday, May 24, 2011

Tributo a Mangueira Diniz, no Perdiz

Bob Dylan faz 70 anos hoje ...

Zé Ramalho na 29ª Noite Cultural T-Bone, dia 26/05


Notícias - Notícias da ONG
Escrito por Ascom T-Bone

Vem aí mais uma Noite Cultural T-Bone. No dia 26 deste mês, será realizada a 29ª edição do projeto com o patrocínio da PETROBRAS e dos CORREIOS que desta vez traz a Brasília o cantor e compositor Zé Ramalho. O show será acompanhado por toda a banda do artista, assim, o público poderá reviver alguns de seus maiores êxitos que venderam milhões de discos, mantendo o respeito da crítica especializada, em rara unanimidade: Avohai, Frevo Mulher, Admirável Gado Novo, Chão de Giz, Beira-Mar, Eternas Ondas, Garoto de Aluguel, Vila do Sossego e Banquete de Signos, são algumas das músicas escolhidas para o show.

A 29 Noite Cultural terá participação do cantor e percussionista maranhense com quinze anos de estrada, Carlos Pial. O cantor radicado em Brasília apresentará músicas do CD “Perfusão”, gravado em 2006, e “Maranhafricanizado”, gravado em 2002. O evento começa às 19 horas, na Comercial da 312 Norte, é aberta ao público e tem apresentação do mímico Miquéias Paz.

Noite Cultural
Há mais de dez anos, o Açougue Cultural T-Bone promove na Comercial da Quadra 312 Norte shows com a participação de artistas nacionais e locais nas famosas Noites Culturais, nos meses de maio e de setembro.

A Noite Cultural T-Bone é realizada duas vezes por ano, uma em cada semestre. É uma noite única e gratuita que integra pessoas de todas as classes sociais e de todas as idades. Reúnem políticos, artistas locais e nacionais, moradores de diversos locais de Brasília, numa celebração à arte. O projeto tem o reconhecimento da da classe artística, críticos de arte, moradores, mídia local e nacional e também faz parte do Calendário Cultural Oficial do Distrito Federal desde 2003.

Em 1998, ano da primeira edição do projeto, a Noite Cultural foi realizada dentro do açougue e contou com trinta pessoas. Desde então, já participaram mais de 150 mil pessoas e mais de 500 artistas como Moraes Moreira, Chico César, Guilherme Arantes, Célia Porto, Tom Zé, Manassés, João Donato, Flávio Venturine, Geraldo Azevedo, Jorge Mautner, Nelson Jacobina, Geraldo Azevedo, Belchior, Erasmo Carlos, Banda Blitz, Alceu Valença, Elba Ramalho, Renato, Teixeira, Zélia Duncan, Orquestra Johann Strauss Capelle de Viena, entre outros.

ZÉ RAMALHOO trovador Zé Ramalho segue firme pelos palcos brasileiros há mais de 30 anos

Zé Ramalho está na estrada. Tal notícia vem fazendo a alegria de milhões de brasileiros há mais de três décadas, desde o lançamento do primeiro álbum solo do artista paraibano que emplacou de cara o hino “Avohai”. Zé traçou uma ponte que unia Pink Floyd e Beatles a Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, entre tantos outros. Cidade grande e sertão, psicodelismo e regionalismo, o Nordeste inserido no mundo, o universo conectado ao Nordeste. Um trovador urbano comparado por muitos aos ícones da música mundial, especialmente Bob Dylan e, não por acaso, seu último disco marca justamente o encontro entre esses dois poetas, ZÉ RAMALHO CANTA BOB DYLAN, indicado ao Grammy Latino 2009 na categoria de melhor disco de rock.

Zé Ramalho ultrapassou a barreira de um milhão de discos vendidos, com o êxito fenomenal de “Entre a Serpente e a Estrela”, que fez parte da trilha sonora de uma novela da Rede Globo. Sua história com a dramaturgia televisiva sempre rendeu grandes frutos, incluindo o fenômeno de retornar às paradas de sucesso com uma mesma música, “Admirável Gado Novo”, incluída na trilha de O REI DO GADO, conectando o artista à juventude brasileira e fazendo o CD da novela vender nada menos do que três milhões de cópias, um recorde que permanece inalcançável.

Ao lado dos amigos Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença, Zé protagonizou em 1996, um dos projetos mais bem sucedidos da música brasileira, O GRANDE ENCONTRO, que levou multidões aos shows em todo o país e gerou o lançamento de um disco ao vivo, vendendo mais de 500.000 cópias. A continuação do projeto, rendeu outras duas “turnês” vitoriosas, um CD de estúdio e outro gravado ao vivo, que alcançaram a marca de 480.000 unidades, recebendo o disco de ouro e o de platina e, Zé realizou ainda uma apresentação histórica no ROCK IN RIO 3, assistida por mais de 50 mil pessoas em 2001, junto com Elba Ramalho.

Contato:
JERIMUM PRODUÇÕES E PROMOÇÕES S/C LTDA
Tel/fax: 55 21 2553.0840 – e-mail: jerimumprod@uol.com.br
CARLOS PIALPercussionista maranhense, enfatiza em sua sonoridade a mesclagem de ritmos folclóricos do seu estado e sonoridades do Brasil e do Mundo, além de pincelar com recursos eletrônicos e efeitos sonoros diversos, numa visão musical eclética em busca de um som multi-referencial e contemporâneo, investindo exclusivamente em composições próprias.

Carlos Pial já acumula bagagem de shows como: PERFUSÂO “seu cd mais recente” gravado em 2006 e (MARANHAFRICANIZADO) seu primeiro cd instrumental gravado em 2002, tendo a oportunidade de apresentar estes trabalhos ao público participando de festivais e eventos musicais por vários estados brasileiros e até fora do Brasil, tais como: I Festival de Musica Instrumental(BNB) em Fortaleza e Crato, Amazônia das Artes (SESC) em Boa vista e Amapá, Kultufest – Mês da Cultura Alemã no Brasil em São Luis, Guajajara das Artes em São Luis e turnê pela Europa passando por Alemanha, Suissa e Inglaterra entre outros.

Nesses 15 anos de estrada Pial teve seu trabalho reconhecido pelo evento anual realizado pela Universidades Federal do Ma, o Premio Universidade FM, em São Luis, como melhor música instrumental em 2003 e melhor percussionista em 2004, 2006, 2008, 2009 e 2010.

Atualmente estar morando em Brasília, onde conclui seu terceiro CD, já em fase de acabamento. Divide seu tempo entre seu Show “Perfusão” do 2º CD, acompanhando artistas locais, gravando e ministrando oficinas e workshop de percussão, além de ministrar aulas na INSTITUTO DE MÚSICA TOKATA e na EMB Escola de Música de Brasilia no “ Curso Pontual”. Carlos Pial é patrocinado pelas empresas ORION CYMBALS (pratos) , CONTEMPORÂNEA (percussão) E CAJON PERCUSSION (cajons).

Contato:
Carlos Pial (61) 8552-5015
E-mail: carlospiall@yahoo.com.br

Apresentação:
Mímico Miquéias Paz (Contato 61 9921-1302)
Patrocínio:
Petrobras e Correios
Apoio:
Administração de Brasília e Secretaria de Cultura do GDF

Serviço:
Data: 26/05/2011
Horário: 19 horas
Local: Açougue Cultural T-Bone: SCLN 312 Bl B Lj 27 Brasília-DF
Tel: (61) 3274-1665
ENTRADA FRANCA
Indicativa livre

Monday, May 23, 2011

Loas à Angical do Piauí

MINHA CIDADE GUARDADA
(Vicente Lopes e Climério Ferreira)

Minha cidade
Tinha angico e não tem mais
Ruas limpas, já não tem
O chafariz que não há mais
Aquele bar que fechou
Minha cidade
Os sete engenhos não tem
O futebol já não tem
Nem as festas não tem mais
E dizem que prosperou
Minha cidade
Sem árvores ficou tão nua
Asfalto quente na rua
Mesmo a feira não há mais
A cidade definhou
Minha cidade
Tem no céu a mesma lua
Que em minha saudade flutua
E ilumina eternos coqueirais
Eis da cidade o que restou
Minha cidade
Deixa eu cantar o meu amor
A lembrança que ficou
Dos verdes canaviais, da poesia
Que meu coração guardou


Climério Ferreira. Nasceu em Angical do Piauí. Poeta e letrista, publicou os livros Memórias do Bar do Pedro e Outras Canções, Canto do Retiro, A Gente e a Pantasma da Gente, Essa Gente e Artesanato Existencial. Gravou (com os irmãos Clodo e Clésio) os LPs São Piauí, Chapada do Corisco, Ferreira, Profissão do Sonho, Clodo/Climério/ Clésio e Afinidades, além do CD-solo Canção do Amor Tranqüilo.

É parceiro dos irmãos Clodo e Clésio e de Ednardo, Dominguinhos, Naeno, Antonio Adolfo, Antonio Celso Duarte, Passoca, Celso Adolfo, Lázaro do Piauí, Netinho da Flauta, Julio Medeiros, Aloísio Brandão, Petrúcio Maia, Evelise Fernandes e outros; tem músicas gravadas por Dominguinhos, Ednardo, Nara Leão, Fagner, Tim Maia, Elba &malho, Amelinha, Mastruz com Leite, Trio Virgulino, Marlui Miranda, Maurício Mattar, Naeno, Silvinha Araújo, Guadalupe e com o grupo Flying Banana.

Mais sobre o compositor e poeta:
http://climerioferreira.sites.uol.com.br/index.htm

Friday, May 20, 2011

Direito Processual Constitucional Alemão, de Leonardo Martins


SINOPSE DO LIVRO: Com a apresentação sistemática de todos os instrumentos do controle normativo e demais procedimentos constitucionais, esta obra apresenta, com a necessária abrangência e profundidade, um curso completo, ainda que sucinto, da disciplina Direito Processual Constitucional. Mesmo concentrando-se no Direito Processual Constitucional alemão, o texto apresenta um panorama da atual situação da jurisdição constitucional alemã, sem olvidar de explicações essenciais ao entendimento desse sistema processual-constitucional que tanto tem influenciado o sistema processual-constitucional pátrio.

A obra estrutura-se em quatro capítulos. O Capítulo 1 apresenta uma contextualização do processo constitucional alemão em face do papel do Tribunal Constitucional Federal na estrutura geral da separação de "poderes" ou órgãos constitucionais daquele país. O Capítulo 2 traz os fundamentos do processo constitucional, da estrutura e da organização do Tribunal Constitucional Federal. Segue tratando, com as necessárias minúcias, de todos os instrumentos de controle normativo, que fazem parte do chamado processo constitucional "objetivo" (sem contraditório), e das ações tipicamente constitucionais, que fazem parte do processo intersubjetivo ou litigioso, dentre as quais se destacam as lides interorgânicas e federativas.

O Capítulo 3 descreve os parâmetros jurídico-materiais por excelência da Justiça Constitucional, quais sejam, as normas organizacional-estatais e, sobretudo, as normas definidoras de direitos fundamentais. Por fim, o Capítulo 4 aborda a estrutura das decisões do Tribunal Constitucional Federal, classificando-se os dispositivos das decisões de acordo com o sistema de mitigação ou modulação dos efeitos da coisa julgada, de origem pretoriana, que muito influenciou a modulação de efeitos praticada pela jurisprudência do STF brasileiro com base nas Leis 9.868/99 e 9.882/99.

Livro-texto para as disciplinas Direito Processual Constitucional, Direito Constitucional e Direitos Fundamentais dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito. Obra recomendada para os operadores do Direito que se ocupam de questões constitucionais, bem como estudiosos dos sistemas de controle de constitucionalidade numa perspectiva comparativa.

DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL ALEMÃO
Leonardo Martins
1ª edição (2011)
Formato: 14X21
EAN13: 9788522463107
Código: 0511 56 922
R$ 42,00

http://www.editoraatlas.com.br/Atlas/webapp/detalhes_produto.aspx?prd_des_ean13=9788522463107&material=

Thursday, May 12, 2011

TRÊS POEMAS DO LIVRO “MORO DO LADO DE DENTRO"


TRÊS POEMAS DO LIVRO “MORO DO LADO DE DENTRO”

“Ocupar espaço, criar situações. Ocupa-se espaço vago como também se ocupa um lugar ocupado: everywhere (..) Moro do lado de dentro e nasci na Chapada do Corisco – carrego isso.” Torquato Neto. Os Últimos Dias de Paupéria.


CALOR REPENTINO

outro dia
cheguei à Teresina:
um calor quente de rachar.

no dia seguinte
parti de Teresina
que vontade enorme de ficar.

CEROL NA LINHA

julho, meio-dia
os papagaios suras
corrupiando sobre os fios elétricos
(para espanto de mãe e pai)
subiam lá no alto
(dois tubos de linha dez
comprados no seu Supriano)
e fazia minha alegria descalça

indiferente a todo perigo
luzia forte o cerol na linha
refletindo o sol a pino de Teresina

PEDRA DO SAL

as jangadas partem cedinho
e somem no imenso azul distante
balançam, balançam e balançam no mar
retornam à tardinha
no cesto, três ou quatro peixes
vendidos a quatro ou cinco reais

Marcos Freitas. Livro “moro do lado de dentro” (ed. cbje, rj, 2006).

Tuesday, May 10, 2011

Biblioteca Demonstrativa de Brasilia inaugura o Projeto Terça Literária


A BIBLIOTECA DEMONSTRATIVA DE BRASÍLIA (Av. W3 Sul EQ 506/507) promove, no dia 10 de maio às 12H30, o Projeto Terça Literária. Neste encontro contaremos com as presenças do escritor Gustavo Dourado e do estudante Gustavo Fontele Dourado que conduzirão um bate-papo sobre “O CORDEL E O CINEMA”.

O Projeto Terça Literária consiste na apresentação informal de autores e temas na intenção de cativar a atenção dos usuários, transformando o intervalo do almoço em um momento agradável de entretenimento informativo.

Gustavo Dourado (Amargedom) é escritor, acadêmico, professor, poeta, pesquisador, cordelista. Autor de 13 livros literários e de centenas de cordéis publicados na internet. Cônsul dos Poetas Del Mundo.
Conselheiro do Sindicato dos Escritores. Diretor da União Brasileira de Escritores. Diretor da Academia de Letras de Taguatinga. Poeta selecionado e recomendado pela Unesco.

Gustavo Fontele Dourado é estudante de Ciências Sociais na UnB e de Cinema e Mídias digitais no IESB. Foi um dos quatro integrantes da palestra sobre Machado de Assis na Feira do Livro de Brasília e da palestra sobre cinema e cordel na Biblioteca Demonstrativa de Brasília em 2007.

Maiores informações pelo telefone 3244-3015.

Monday, May 09, 2011

Drummond e o Código Florestal


O que diria Drummond, ou melhor, já disse, sobre a absurda alteração do Código Florestal:

Sem o lirismo das orquídeas,
Sem o charme decorativo das samambaias,
Nua de liquens e bromélias do litoral,
A mata da Caratinga, protegida dos ventos,
Espera de nós
A proteção maior contra o machado,
A serra mecânica, o fogo.

De cada cem árvores antigas
Restam cinco testemunhas acusando
O inflexível carrasco secular.
Restam cinco, não mais. Resta o fantasma
Da orgulhosa floresta primitiva.

Na mata de caratinga,
Tem paca, tem capivara,
Tem anta e mais jacutinga,
Tem silêncio tem arara,
E nas ramarias densas
De suas copas imensas,
Paira um segredo mineiro
Que dura um século inteiro...

Uma espuma de azul bóia nas névoas da altura,
Um resto de sonho perdura na resina dos caules.
Manhã-quase-manhã, a terra acorda
Do seu sono de perfumes e lianas.

No esforço de fugir à mata obscura,
Bromélias em família buscam luz
E em suas folhas uma gota d'água,
Puro diamante líquido, reluz.

Do japuaçu
No alto da embaúba
Me deixa intrigado.
Ele ri de Quê?
Da mão que derruba
Seu ninho cuidado?
Vou adivinhar:
Se a ave ri, coitada.
É que, por destino,
Não sabe chorar.

A água serpeia entre musgos seculares
Leva um recado de existência a homens surdos
E vai passando, vai dizendo
Que esta mata em redor é nossa companheira,
É pedaço de nós florescendo no chão.

Que rumor é esse na mata?
Por que se alarma a natureza?
Ai...é a moto-serra que mata,
Cortante, oxigênio e beleza.

Não, não haverá para os ecossistemas aniquilados
Dia seguinte.
O ranúnculo da esperança não brota
No dia seguinte.
O vazio da noite, o vazio de tudo
Será o dia seguinte.

Carlos Drummond de Andrade.

Friday, May 06, 2011

Baú do Torquato

http://youtu.be/uA5TSohpua0
Torquato Neto, nascido no ano de 1944 em Teresina-PI, foi compositor, jornalista, poeta e um dos mentores intelectuais do movimento tropicalista. Após 38 anos de vida, o poeta partiu. E 38 anos depois de sua morte, foram enviadas a sua cidade natal, inúmeras poesias e fotos inéditas. Esse vídeo é apenas um registro sobre a chegada desses arquivos ao primo de Torquato, George Mendes.

Direção e som direto: Márcio Bigly
Imagens e edição: Talyta Magno
Teresina-PI | 2010 | 9 min

Wednesday, May 04, 2011

Orbital Cultural: música + poesia, no Canteiro de Obras - Teresina - Piauí

Sarau da Cidadania ocorre nesta sexta, em Teresina


Nesta sexta-feira, o CENAJUS (Centro Nacional de Cultura da Justiça) deixará de ser um espaço estático de cultura para dinamizá-la. O local, que abriga o Museu de Arte Sacra e a Biblioteca Abdias Neves, ambos pontos de cultura da Teresina, será sede do Sarau da Cidadania, a partir das 18h.

“Estou ansioso para ver, entre tantos atuantes, pessoas da área do direito, onde tudo é bastante regrado, mostrarem suas facetas artísticas, recitando poemas”, comenta Antoniel Ribeiro, coordenador de artes cênicas da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, representando a Prefeitura de Teresina na organização do evento em parceria com o Conselho Nacional de Justiça.

O CENAJUS fica localizado na Praça Marechal Deodoro, mais conhecida como Praça da Bandeira, e na noite do dia 06 de maio, terá atrações como a Banda de música Luiz Gonzaga, que será a primeira de muitas outras, tais como o grupo musical "Três Contigo", levando xote, baião e forró para animação do público, além da realização de recitais com atores e concurso de poesias faladas e escritas. As campeãs ganharão kits de literatura.

Sarau é um encontro festivo e cultural que envolve diversas artes, tais como música, cinema, filosofa, teatro, poesia e etc, como uma interação e troca de conhecimentos. Segundo dicionários, é reunião festiva, dentro de casa, de clube ou de teatro, em que se passa a noite a dançar, a jogar, a tocar, etc. Também pode ser concerto musical de noite, assim como reunião de pessoas para recitação e audição de trabalhos em prosa ou verso. Foi um tipo de evento bastante comum no século XIX e vem sendo retomado nos dias atuais.

Mais informações: www.cenajus.org

Monday, May 02, 2011

Ernesto Sabato (1911-2011), descanse entre os raios cósmicos


"Creio que a verdade é perfeita para a matemática, a química, a filosofia, mas não para a vida. Na vida contam mais a ilusão, a imaginação, o desejo, a esperança."

"A vida é tão curta e o ofício de viver tão difícil, que, quando começamos a aprendê-lo, temos de morrer."

"Um bom escritor exprime grandes coisas com pequenas palavras; pelo contrário, o mau escritor diz coisas insignificantes com palavras grandiosas."

Sobre Ernesto Sabato:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ernesto_Sabato

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1497515-7823-ERNESTO+SABATO+MORRE+AOS+ANOS,00.html

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1497592-7823-ESCRITOR+ARGENTINO+ERNESTO+SABATO+MORRE+AOS+ANOS,00.html