Friday, July 30, 2010

Poemação 12 celebra aniversário de 1 ano com homenagem ao poeta Roberto Piva


No próximo dia 3 de agosto, o Sarau Videoliteromusical Poemação, organizado pelos poetas Jorge Amâncio e Marcos Freitas, celebra um ano de apresentações mensais na Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). Para comemorar a data, a décima segunda edição do Sarau vai homenagear a poesia de Roberto Piva, falecido em 3 de julho de 2010 em São Paulo, a partir das 19h, no auditório da BNB (2° andar). O poeta Antonio Miranda abrirá o evento com a leitura dos poemas de Piva, considerado um dos grandes nomes da poesia contemporânea brasileira.
O projeto do sarau teve início em 2009 com o objetivo de abrir as portas da BNB aos escritores e cantores brasilienses que, ao longo de onze edições, puderam mostrar suas produções artísticas e culturais sempre às primeiras terças-feiras do mês. Nesta edição de aniversário, o público vai poder conferir também as performances da poeta-atriz Lilia Diniz, com trechos do espetáculo Miolo de Pote em Cantigas e Verso, e de Beth Jardim, com sua poesia urbana, dinâmica e reflexiva.
A programação do evento contará ainda com o lançamento do livro Urdidura de Sonhos e Assombros: Poemas Escolhidos (2003-2007) de Marcos Freitas, e as participações da Academia Taguatinense de Letras (A Geografia Poética do DF) e do cordelista e escritor Gustavo Dourado (autor do livro Brasília 5.0 – Antologia de Cordel). A parte musical terá a voz e violão do músico Anand Rao, além das apresentações da cantora Mina Ziane e do violinista Jorge Luis (Coletânea Poética do Guará). A plateia participa do Sarau na sessão Poesia na Plateia e, ao final, haverá sorteio de livros para os presentes.
Os coordenadores - Jorge Amâncio estreou como poeta no jornal Raça, do Movimento Negro Unificado (anos 80), tem poemas em dezenas de antologias e publicou Negrojorgen (Thesaurus, 2007). Marcos Freitas tem nove livros publicados, participa de mais de 20 antologias e é editor da revista eletrônica emverso&pros@ (http://emversoeprosa.blogspot.com) e da coluna Verdeveredas (http://www.45graus.com.br/verdeveredas).
POEMAÇÃO 12 (Sarau Videoliteromusical) – Edição de aniversário de 1 ano. Homenagem ao poeta Roberto Piva. Com Antonio Miranda, Lilia Diniz, Beth Jardim, Gustavo Dourado, Anand Rao, Mina Ziane, Jorge Luis e Academia Taguatinense de Letras. No auditório da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), 3 de agosto, 3ª, às 19h. Coordenação e informações: Marcos Freitas (8129-7116) e Jorge Amâncio (9100-3556). http://poemacao.blogspot.com. Entrada franca.


BNBcomunica / Assessoria de Imprensa e RP
bip.brasilia@gmail.com| 55 61 3325-6257 R. 107/109
BNB http://www.bnb.df.gov.br
BIP http://www.bnb.df.gov.br/bip

Candeeiro do tempo – Poemas de Pedro César Batista


Candeeiro do tempo – Poemas é uma coletânea de poemas dividida em três tempos, cada um representando uma década. Fala das utopias que ainda existem para o autor. Sonhos que marcaram sua caminhada da adolescência aos dias atuais na busca de um mundo melhor, usando como principal arma a palavra escrita, tornando a poesia combustível para animar a alma e a esperança.

O livro é uma síntese do trabalho poético de Pedro César Batista. Começou a publicar ainda na geração que ficou conhecida como do mimeógrafo, no final da década de 1970, quando residia em Brasília. Na abertura de seu primeiro livro Tudo tem, no poema “Gritemos”, escreve: “O poder tem os canhões. Nós temos o grito”. Um garoto que declamava seus versos em defesa da liberdade e contra a tortura dos militares que insistiam em ficar no poder.

Vieram outros títulos com poemas, biografias e um romance. Seus poemas sempre usaram a metáfora para falar da utopia por uma sociedade mais justa, fraterna e solidária. Poesia e prosa comprometidas com a vida.
Publicou uma entrevista com Gilson Menezes, o primeiro prefeito petista no Brasil, resgatando as experiências desenvolvidas. Muitas deixadas de lado com o passar dos tempos. Escreveu ainda sobre advogado e único deputado assassinado no Brasil, depois da abertura política, devido sua militância em defesa da reforma agrária, em João Batista, mártir da luta pela reforma agrária.
Marcha interrompida é um romance que denúncia o massacre contra os trabalhadores rurais sem-terra ocorrido em 1996, na cidade de Eldorado dos Carajás (PA). Em 2008 lançou esse livro na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque (EUA).

Em Candeeiro do tempo – Poemas volta a mostrar sua veia poética, com poemas como “Iluminado”: “Toda luz vem do céu/ da boca aberta, faminta / por sonhos e beijos”, destacado pelo prefaciador como “pensa e age o poeta cidadão”.
Na apresentação de seu novo livro, Pedro César Batista escreve que Candeeiro do tempo – Poemas são “três partes que desnudo, mostrando-me, assim, fatiado, apesar de tentar ser inteiro na direção” que vem trilhando com seus livros e em sua vida. Na primeira parte do livro, em Tempos áridos, tem poemas escritos até 1989. Tempo de Germinar, a segunda, poemas elaborados até 2003 e em Sementes do amanha, poemas escritos na década que atual. Em Manhas de domingo de abril retrata Brasília, onde “muitos seguem no asfalto do eixão, passando sobre as marcas bem definidas das freiadas bruscas e desesperadas antes dos pardais”. Em Cetro do Rei escreve que “a frieza toma conta dessa humanidade, que disso nada tem, somente deseja o cetro do rei”. “Não quero o lucro, nem o mercado, nem o cercado do consumo”, desabafa em Chamado.

Candeeiro do tempo – Poemas é prefaciado pelo jornalista Guido Heleno, com capa e ilustração de Léo Pimental.
O autor é jornalista, escritor e poeta, pauta sua carreira em temas sociais, políticos e em questões relacionadas aos Direitos Humanos. Candeeiro do tempo – Poemas é seu 14º livro. Publicou ainda Tudo tem – poemas (1979), E ai – poemas (1980), Poesia Matutaí – poemas (1982), Letras Livres – poemas (1982), Coração de Boi – poemas (1983), Sonhos reais – poemas (1997) e 63 poemas de amor para uma flor dos pampas no cerrado (2004). Participou das coletâneas Revoada de poetas em Ilhéus (1980) e Enluadonovo (1983). Em 1991 escreveu Conivência e Impunidade; em 2004, Gilson Menezes, o operário prefeito e ,em 2008, João Batista, mártir da luta pela reforma agrária. Em 2006 lançou o romance Marcha interrompida.
Sua atividade profissional tem sido assessorar os movimentos sociais. Integra a Organização Não Governamental Movimento de Olho na Justiça.

Lançamentos
Brasília - DF, 5 de agosto de 2010, 19h30
Biblioteca Demonstrativa de Brasília
W3 Sul EQS 506/507

Belém - PA
Por luz e paz para Belém, 5 de setembro, 11h
Bar do Parque, Praça da República

Serviço:
Candeeiro do tempo – Poemas – 115 páginas
Verbis Editora – Brasília – DF
Contatos:
Pedro Batista (61) 9162 6682 - pcbatis@gmail.com

Monday, July 26, 2010

Tertulias Literarias en el Cervantes - 27 de julio

Poemação 12: Uma Homenagem ao poeta Roberto Piva


A Biblioteca Nacional abre suas portas para o décimo segundo POEMAÇÃO Um Sarau Videoliteromusical privilegiando a poesia brasiliense.
No seu primeiro aniversário, o Poemação 12 faz uma homenagem à poesia transgressora da “beat generation” brasileira de Roberto Piva (1938 - 2010).

O Poeta Marcos Freitas chega, precocemente, à primeira antologia de poemas, num percurso de produção intensa e constante, e lança no primeiro aniversário do Poemação “Urdidura de Sonhos e Assombros: Poemas Escolhidos (2003-2007)”.

A poeta-atriz Lilia Diniz nos apresenta trechos do espetáculo Miolo de Pote em Cantigas e Versos, resultado de cinco anos de apresentações e pesquisas.
A poeta performática Beth Jardim (neta do poeta Reynaldo Jardim) nos mostra a sua poética urbana, dinâmica e reflexiva.

Anand Rao, músico, poeta, recém chegado do 44º Montreux Jazz Festival, Suíça, traz o seu improviso, o seu violão, a sua voz numa performance jazz poética brasileira.

Brasília 5.0- Antologia de Cordel cinquenta cordéis para 50 poetas brasilienses e O ABC de Vladimir de Carvalho, escritos pelo poeta e cordelista, baiano radicado há mais de 30 anos em Brasília, Gustavo Dourado narra em versos a saga cinematográfica do diretor de O país de São Saruê, O engenho de Zé Lins, dentre outros, em comemoração aos 50 anos de Brasília.

A Academia Taguatinguense de Letras (ATL) traz o livro A Geografia Poética do DF, onde 50 poetas homenageiam o DF no seu cinquentenário organizado pelo poeta escritor e atual presidente da ATL, Ronaldo Mousinho.

Da criação do “Sarau Guararte” na Casa da Cultura do Guará, culminando na celebração dos 40 anos do Guará com a Coletânia Poética do Guará, Org. Adilson Cordeiro Didi, também presente no Poemação 12, acompanhado pela cantora Mina Ziane e do violonista Jorge Luis).

Poesia na plateia e sorteio de livros de escritores brasilienses completam o Sarau em comemoração ao seu primeiro aniversário. O sarau é realizado todas as primeiras terças feiras do mês no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília, sob a coordenação dos poetas Jorge Amâncio e Marcos Freitas.

Participantes
Academia de Letras de Taguatinga - Gustavo Dourado - Beth Jardim - Anand Rao - Coletânea Poética do Guará -Lilia Diniz - Marcos Freitas

LOCAL: Auditório da Biblioteca Nacional (2º Andar)
Data: 03 de agosto de 2010
Horário: das 19h00min as 21h00min
Entrada Franca

Wednesday, July 21, 2010

Etiqueta profissional é tema de palestra na BNB



AVISO IMPORTANTE:Informamos a todos que a palestra O protocolo da Etiqueta Profissional, programada para acontecer amanhã, 27, 3ª feira, foi transferida para o dia 3 de agosto, próxima 3ª, às 17h30, no auditório do Museu Nacional do Complexo Cultural da República (prédio localizado em frente à Biblioteca Nacional de Brasília), em função do grande número de inscritos cadastrados pelo portal.


A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) e o Conselho Regional de Biblioteconomia - 1ª Região (CRB1) promovem no dia 27 deste mês, 3ª feira, a conferência O protocolo da Etiqueta Profissional, ministrada pela professora Raab Simões, como parte da programação do Ciclo de Conferências em Biblioteconomia, Ciência da Informação e Comunicação. A palestra é aberta ao público e será realizada no auditório da BNB, 2º andar, às 17h30. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis na página da Biblioteca na internet (www.bnb.df.gov.br).
O público vai poder conferir algumas dicas sobre aspectos importantes da vida profissional como apresentação pessoal, formas de cumprimento, linguagem, comportamento e postura no ambiente de trabalho, como organizar reuniões, e atendimento ao cliente interno e externo, entre outros. Especialista na área e professora universitária de Cerimonial e Protocolo de Eventos e Etiqueta, Raab Simões é membro do Comitê Nacional de Cerimonial Público, graduada em administração de empresas, pós-graduada em Turismo e em Organização e Gestão de Eventos.
Ciclo de Conferências – Palestra O protocolo da Etiqueta Profissional com a professora universitária Raab Simões. No auditório da BNB, 2º andar, às 17h30, dia 27.07. Inscrições abertas na página da BNB na internet. Entrada franca.

BNBcomunica / Assessoria de Imprensa e RP
bip.brasilia@gmail.com| 55 61 3325-6257 R. 107/109
BNB http://www.bnb.df.gov.br
BIP http://www.bnb.df.gov.br/bip

Tuesday, July 20, 2010

Balada em Homenagem a Cantora Ana Fonteles



Piauiense de Parnaíba, Ana fez-se cantora no Ceará, onde chegou ainda na década de 70. Em 1979, uniu-se a Ednardo e companhia no Massafeira, movimento artístico-musical que mudou os rumos da música cearense, revelando nacionalmente, além do próprio Ednardo, o talento de cantores como Fausto Nilo, Fagner e Belchior, integrantes do coletivo de artistas que ficou conhecido como O Pessoal do Ceará.

Ana participou ainda do primeiro produto cria do movimento musical, o histório LP “Massafeira Livre”, lançado no ano seguinte. Sua reconhecida versatilidade musical a levou ainda a gravar participações em discos tão heterogêneos quanto “Melhor que mato verde”, de Petrúcio Maia; “Brilho”, de Stélio do Valle; “Liberato”, de Alano e Francis Valle; “Cria do Mundo”, de Jabuti e “Geléia Gerou”, coletânea de compositores e intérpretes nordestinos.

O primeiro disco solo, no entanto, só viria em 1990, de forma independente. O LP “Ana Fonteles” registra o ecletismo musical da cantora, passeando entre baiões, maxixes, tango e blues em canções de, entre outros, Eugênio Leandro, Osvald Barroso, Amaro Pena, Fausto Nilo e Geraldo Azevedo.

O disco conta ainda com a participação de Sivuca, Gilson Peranzzetta, Maurício Einhorn, Sebastião Tapajós e o grupo Boca Livre.

Em 1995, cansada da falta de apoio aos artistas, Ana Fonteles mudou-se para Nova York, onde passou a se dividir entre a música e o trabalho numa agência de turismo. Lá, se apresentou em bares e locais freqüentados pelos apreciadores de música brasileira nos Estados Unidos.

A vida no exterior não afastou a cantora do cenário musical cearense, onde se apresentava sempre que vinha passar férias. Um dos projetos de Ana era a gravação de um CD em homenagem aos ritmos nordestinos difundidos internacionalmente através da obra de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, que redescobriu em suas andanças pelos Estados Unidos e Europa.“Ana foi uma grande intérprete. Um modelo de cantora para todos nós no início da carreira”, lembra Ricardo Black.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=178749

Lançamento do livro "Dezlokado", de Marcos Fabrício

Monday, July 19, 2010

Radegundis Feitosa (1962-2010)



Mais sobre Radegundis Feitosa:
http://www.youtube.com/watch?v=xb7hxvjgRaw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=L9qYbSSxVRM&feature=related
http://www.nosrevista.com.br/2010/07/18/roda-de-choro-homenageia-radegundis-feitosa/

Abertas inscrições para o edital de literatura de cordel


Poetas, editores, produtores e pesquisadores que atuam com as culturas populares têm somente mais duas semanas (até o dia 30 de julho) para se inscrever no Prêmio de Literatura de Cordel - Edição Patativa do Assaré, do Ministério da Cultura. Serão selecionadas 200 iniciativas culturais vinculadas à criação e produção, pesquisa, formação e difusão da Literatura de Cordel e linguagens afins, com premiação total de R$ 3 milhões. São quatro categorias disponíveis e os candidatos podem se inscrever em duas, sendo premiado apenas em uma.
Na primeira categoria, voltada para a Criação e Produção, serão 100 prêmios. Do total, 80 serão destinados a publicações de obra inédita ou reeditada em folheto de cordel, no valor de R$ 7 mil cada. Outros 20 são para produtos artísticos formatados em livro, CD e DVD voltados para a literatura de cordel, xilogravura, repente, cantoria, coco, aboio e embolada no valor de R$ 22 mil cada.
Para a categoria de Pesquisa (dissertações de mestrado, teses de doutorado ou reedição de livros publicados até 30 de maio de 2010) serão contempladas 10 iniciativas, no valor de R$ 25 mil cada. Outros 50 projetos serão contemplados na categoria de Formação, destinada tanto para a qualificação de profissionais como para a formação leitora do público em geral, através do Cordel (cursos, seminários, oficinas, dentre outras atividades sócio-culturais de caráter educativo). Serão 10 prêmios para a manutenção e ampliação de atividades existentes, no valor de R$ 25 mil cada e outros 40 para projetos novos, no valor de R$ 15 mil cada.
Aqueles que divulgam o cordel e suas manifestações afins também poderão concorrer ao prêmio nesta edição, na categoria Difusão, que beneficiará 40 propostas. Os projetos podem ser em formato de evento (festivais, mostras, de shows e espetáculos, feiras, etc.) ou de produto cultural (como jornais, revistas, programas de rádios e sites, entre outros). Em qualquer um dos formatos, os prêmios serão divididos da seguinte forma: 10 iniciativas existentes (manutenção e ampliação da programação), no valor de R$ 30 mil cada, e 30 novas iniciativas, no valor R$ 20 mil cada.

Fonte: http://www.diariodopovo-pi.com.br/cultura_materia.php

Mais informações e inscrição: http://www.cultura.gov.br/site/2010/06/08/premio-mais-cultura-de-literatura-de-cordel-2010-edicao-patativa-do-assare/

Oficina na Funarte sobre como propor projetos culturais

Thursday, July 08, 2010

Anand Rao encontra e se encanta com Pat Metheny em Montreux


Texto: Anand Rao Na foto: O guitarrista Pat Metheny em Montreux
O dia começou morno com Anand Rao realizando seu trabalho de assessoria de imprensa e indo ao supermercado como de costume, comprando desta feita um lata de batata frita Pringles e caminhando pela orla do Lago Genebra até o Petit Palais para curtir o workshop que seria ministrado por Pat Metheny.

Metheny, considerado por Anand Rao como o melhor guitarrista do mundo, passou ao lado dele, o que deixou o jornalista contagiado, emocionado, lembrando das viagens que fez e faz no Home Theatre and Office, Bhaskara Rao Adusumilli, em sua residência. Simples, Pat sentou na frente da platéia e revelou que estudava de 10 a 12 h por dia quando começou. Hoje, pai de tres filhos, disse ser impossível tal estudo. Nas noites de show, ele começa a se exercitar às quatro da tarde, realizando o show entre 20 e 21 h. Quanto ao processo de compossição disse que o músico deve perseguir uma idéia, custe o que custar, e a música estará boa quando o satisfizer. Quanto mais exigente for o ouvido do compositor mais chance a música tem de ser considerada pelos outros como boa mas, o importante é que seja boa para o próprio compositor, que seja o que ele gostaria de ouvir se vinda de outro compositor. Mediante uma pergunta de um russo que indagou ter visto vários shows de Metheny e notar que ele não envelhece nunca, sempre é a mesma figura, Metheny revelou que se exercita diariamente com corridas e que nunca ingeriu bebida alcoólica, drogas e etc. Citando várias vezes os tres filhos, Metheny hoje se revela um homem maduro, e acredita ser este o momento para desenvolver melhor o seu trabalho, frisando que sempre o show que está por vir é o melhor.

Depois da exposição, ao passar por Anand, o mesmo lhe disse que era do Brasil e solicitou para tirar uma foto, posto que é admirador do seu trabalho. Metheny prontamente aceitou o pedido, agradecendo pelos elogios tecidos por Anand Rao, de forma simples e generosa. Anand revela sempre que tem medo de conhecer seus ídolos e se decepcionar, com Metheny foi o contrário, ele passou a admirá-lo ainda mais.

Depois da foto, Anand Rao, enjoado de comer sanduiche, saiu à procura de um restaurante e encontrou um onde a comida era vendida por kilo. Gastando 15 francos suiços, finalmente se alimentou de carne (frango), salada e arroz, é bem verdade que o gosto não era o mesmo do Brasil mas... quem não tem cão caça com gato.

Partindo para o Hotel de Chailly, onde ontém lhe foi negado um ventilador, a gerência do hotél informou que só existia o da recepção. Anand descansou com quase 30 graus de temperatura na cidade. Na volta ao centro jazzítico de Montreux, por volta das 19 h, jantou no mesmo lugar por kilo que o acolhera no almoço e partiu para assistir ao show do Pat Metheny Quartet intitulado Songbook.

Composto por Lyle Mays ao piano, Steve Rodby no baixo e Antonio Sanchez na bateria, o Pat Metheny quartet arrasou. Tocando seus maiores sucessos, Pat Metheny contagiou a platéia e fez Anand Rao, esse cinquentão, chorar por duas vezes e viajar nos ritmos, timbres, tons da sua guitarra. A pulsação da sua música, a dinâmica, as harmonias são inimagináveis. Enfim, Pat Metheny (www.patmetheny.com) é o Deus da guitarra, ele é tudo para Anand Rao. E como compositor, é mais.

Na saída, Anand Rao se dirigiu ao Heineken Bar e soube que a sua querida Alemanha havia perdido de 1 X 0 para a Espanha. Menos mal, disse: teremos um campeão mundial que será pela primeira vez campeão, Holanda ou Espanha, eles merecem e o Brasil precisa renovar tudo, jogadores, comissão técnica, Presidente da CBF, comentaristas, narradores, chegou a hora de um novo tempo.

Aí foi até a loja, comprou quase dez discos de Metheny e um de Shantel que o emocionou muito ontém e partiu.

Ao retornar para o hotél, visivelmente emocionado, viu através da TV Câmara a aprovação do plano de cargos e salários de sua categoria, o que o emocionou muito, pois, ela é criticada infinitamente pelos veículos de mídia brasileiros. Começou por assistir na rádio câmara, ao entrar a Voz do Brasil, passou para a TV Câmara que pegou de forma excelente com uma conexão de 100 k de velocidade. A internet é tudo.

A vida é infinitamente gostosa e tem que ser vivida intensamente, é o lema de Anand Rao.

Poema de Anand Rao para o dia 07 de julho – Dia do Deus Pat Metheny

Em tuas mãos
As harmonias são ondas de magias
A pulsação, a dinâmica, são como cascáveis e andorinhas
Um arco-íris de poesias
Uma navalha sem corte
E cortez a canção se faz
Coloca a mesa, toma café, whisky é jazz
Que harmoniza o mundo e tudo, é o amor mais profundo.

Fonte – Assessoria de Imprensa – Anand Rao Multiempreendimentos
Portal Cultural Anand Rao (www.anandraobr.com)
E-mail (producaoanandrao@gmail.com)

Monday, July 05, 2010

POEMAÇÃO ONZE: Uma homenagem a Manoel Bandeira


A Biblioteca Nacional abre suas portas para o décimo primeiro POEMAÇÃO privilegiando a poesia brasiliense, visando à II Bienal Internacional de Poesia de Brasília, a ser realizada em setembro de 2010
O Poemação 11 faz uma homenagem à poesia de Manoel Bandeira. O palestrante Antonio Manoel Bandeira, sobrinho do poeta, faz um retrado da vida de Manoel Bandeira e sua obra.
A carioca, poeta mimeografa (Brasília Ironia dos Deuses com Vicente Sá) e atriz Dina Brandão, o cearense ceilandense, agente da mala do livro, coordenador do projeto Parada Cultural (T-Bone, ONG), poeta e declamador Israel Ângelo Pereira, interpretam seus poemas e de outros poetas.

A parte musical fica voz e do violão do cantor Wellington Rios.

Roberto Klotz (Pepino e Farofa, Aventuras Culinárias e Quase Pisei!), escritor cronista premiado nos fala de futebol e copa nas suas crônicas. Sids Oliveira, poeta gamense, (Um dedo de Prosa, Uma Mão de poesia), mostra a sua poesia. André Pulllig nasceu em Petrópolis-RJ (Poetizar), nos apresenta a sua poesia acompanhado pelo violão de Paulo Roberto, sorteio de livros e Poesia na platéia completam o Poemação. O Sarau é realizado todas as primeiras terças feiras do mês no auditório da Biblioteca Nacional.

Sob a coordenação dos poetas Jorge Amâncio e Marcos Freitas.

POEMAÇÃO ONZE
Homenagem a Manoel Bandeira
apresentação - Jorge e Marcos
Antonio Manoel Bandeira Israel Ângelo Dina Brandão André Pullig e Paulo Roberto
Roberto Klotz Sids Oliveira Wellington Rios Poesia na Plateia
LOCAL: Auditório da Biblioteca Nacional (2º Andar)
Data: 06 de julho de 2010
Horário: das 19h00min as 21h00min
Entrada Franca

Friday, July 02, 2010

Quinta Cultural com debate do Movimento Viva Arte e várias participações


Por Francisca Azevedo
02 de julho de 2010

Bate-papo com Carlos Eugênio Paz e apresentação musical de Carrapa do Cavaquinho são os destaques da Quinta Cultural da próxima quinta-feira, 08 de julho

O Açougue Cultural T-Bone promoverá na próxima quinta-feira, dia 08 de julho, encontro cultural com várias participações de artistas e escritores de Brasília e de outros estados. Na programação, debate do Movimento Viva Arte e organizadores do Brasília Outros 50 sobre as diretrizes e caminhos da cultura no Distrito Feral. Além disso, terá bate-papo literário do escritor Carlos Eugênio Paz sobre a obra “Memórias da Guerrilha”, lançamento literário "Treze Dias" do escritor brasiliense Wellington Lavareda e apresentação musical do compositor Carrapa do Cavaquinho. A Quinta Cultural começa às 19 horas!

Bate-papo literário: “Memórias da guerrilha”
“A tensão é constante, da primeira à última linha, costurada em rajadas curtas, que vão e voltam em mergulhos cada vez mais profundos num poço que parece não ter fim. Lê-se de um fôlego. Acaba-se sem fôlego.” Franklin Martins, trecho do prefácio

Uma viagem que nos leva ao mundo de Carlos Marighella, Joaquim Câmara Ferreira, o Toledo, e Carlos Lamarca, na guerrilha urbana contra a ditadura militar no final dos anos 60 e início dos anos 70. Clemente, nome de guerra de Carlos Eugênio, é o nosso guia nessa viagem. Ele entrou na luta com 17 anos, como tantos outros conheceu a rebeldia, revoltou-se contra a miséria e a repressão policial, fez opção por um dos lados, exigência da época, amou, guerreou, fugiu, matou... e não morreu. No exílio, as dores da sobrevivência são anestesiadas em suas fugas com as drogas, que não libertam, mas permitem o escape. Um processo psicoterápico ensina-o a conviver com as marcas, atenua as culpas e o restitui à vida. Um livro carregado de adrenalina, mas sem amargura. Nas palavras de Franklin Martins, “convém afivelar o cinto de segurança”.

Carlos Eugênio Paz participou intensamente da luta armada no Brasil entre 1966 e 1973. Aos 17 anos integrou-se à Ação Libertadora Nacional (ALN) e em pouco tempo era um de seus dirigentes. Poucos militantes participaram de tantas ações armadas naquele período como Clemente, codinome de Carlos Eugênio. Ao tornar-se um dos homens mais procurados do país, foi obrigado a exilar-se na França, em 1973. Lá viveu até 1981, trabalhando como músico de jazz. Escreveu dois livros sobre o período de luta: Viagem à luta armada e Nas trilhas da ALN. Sua história foi a principal fonte para a criação de Tiago, protagonista do filme Cabra-cega, de Toni Venturi, em 2005.

Debate: Movimento Viva Arte e organizadores do Brasília Outros 50

Depois do sucesso da primeira edição, o Açougue Cultural T-Bone abre novamente suas portas para o segundo debate do Viva Arte, movimento cultural criado por diversos artistas e produtores culturais da cidade, como Vladimir Carvalho, Adeiton Lima, Miquéias Paz, Gadelha, Luiz Amorim, Vicente Sá, Luiz Turiba e Amneres. Os rumos do movimento são discutidos em encontros bimestrais.

Os convidados desta vez serão os organizadores e participantes do festival Brasília Outros 50, que aconteceu em abril - paralelamente à programação oficial do aniversário de Brasília – e reuniu dezenas de shows em vários palcos, no gramado da Funarte. Entre eles, estão Renio Quintas, Alê Capone, Dorival Neto, Ricardo Moreira, Beatriz Salles, Vinicius Borba, Laura Cavalheiro, Ankomárcio, Bené Fonteles, Gog, Gérson de Veras, Giovanni Aguiar, Marcos Assunção e Cibele Amaral . Eles falarão sobre como foi concebido o Outros 50 e discutirão como um evento desse porte realizado sem patrocínio do GDF pode servir como um exemplo para a política cultural de Brasília.

Apresentação musical:
Carrapa do Cavaquinho é cantor, compositor e instrumentista, apresenta um trabalho cativante e moderno, com ampla aprovação de público e de crítica. Desenvolve seu trabalho em torno do cavaquinho e da viola caipira, explorando ritmos como o samba, o maracatu e o frevo, tendo o choro como base. Licenciado em Música pela Universidade de Brasília, professor de cavaquinho na Escola de Música de Brasília. Membro do lendário grupo Liga Tripa, surgido em 1979 em Brasília

Lançamento literário:
Treze Dias do escritor brasiliense Wellington Lavareda. O autor já morou em várias cidades brasileiras e hoje reside em Taguatinga/DF, onde se dedica a ler, a escrever e a divulgar seu trabalho. Já recebeu dois prêmios literários pelo conto “A cigana”, pela Academia de Letras de Araguari e pela Associação Niteroiense de Escritores. Seus livros têm sido adotados como paradidáticos em escolas no DF.

Apresentação Miquéias Paz
Informações/Contatos:
Data: 08/07
Horário: 19 horas
Local: Açougue Cultural T-Bone: SCLN 312 Bl B Lj 27 Brasília-DF
Tel: (61) 3274-1665
ENTRADA FRANCA

Carlos Eugênio: carloseugeniopaz@hotmail.comEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo (21) 8841-2326

Carrapa do Cavaquinho: Carrapa do Cavaquinho - 61 3347-7138 / 9966-0099 carrapadocavaquinho@yahoo.com.brEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

Movimento Viva Arte: vivaartebrasilia@gmail.comEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo (Clara Carvalho 61 9122-0496 / Eduardo Oliveira 61 9987-2306)

Wellington Lavareda: trraa304@terra.com.brEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

Última Atualização ( 02 de julho de 2010 )

Fonte: http://www.t-bone.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=229&Itemid=1

Thursday, July 01, 2010

A poesia invadiu os banheiros da capital federal!


A poesia invadiu os banheiros da capital federal! Sim, não ache isso estranho. Trata-se do projeto Sarau Sanitário.com. Essa foi a maneira que a poeta Marina Mara encontrou para divulgar sua arte e ajudar a popularizar a poesia. Para tanto, contou com a parceria da artista plástica Clarice Gonçalves, que ilustrou os poemas em mil cartazes a serem afixados em sanitários públicos espalhados por toda a cidade.

Mas o projeto não fica por aí. O Sarau Sanitário.com virou livro, que será lançado neste sábado, 3/7, na Livraria Cultura. O evento contará com performance da autora e sessão de autógrafos. “Quem estiver a fim de dar boas risadas e ainda ouvir poemas contemporâneos, muitos premiados nacionalmente, não pode deixar de ir a essa intervenção”, recomenda Marina Mara.

E se você quer levar de graça um exemplar do livro Sarau Sanitário, responda ao quiz na página de promoções do Candango.

Inclusão - O Sarau Sanitário.com também possui uma versão em Braille dos cartazes, transcrita pela Biblioteca Braille Dorina Nowill, localizada em Taguatinga e alguns poemas disponíveis em áudio, gravados nos estúdios da Rádio Cultura FM. Para levar a Poesia para jovens de escolas públicas, inclusive de outros países, os poemas estão sendo traduzidos em Inglês, Francês e Espanhol por alunos do Centro Interescolar de Línguas da Ceilândia. As traduções fazem parte de um projeto pedagógico orientado por mestres em tradução que fazem parte do corpo docente da instituição.

Saiba mais sobre o projeto no site Sarau Sanitario.com.

Serviço
Local: Livraria Cultura
Endereço: Shopping CasaPark - SGCV Sul lote 22
Quando: De 03/07/2010 a 03/07/2010
Horário: Sabado 17h.
Entrada Franca
Site: Marina Mara
Classificação Indicativa: Livre

Fonte: http://www.candango.com.br/newcandango/outrasOndas/Materias/Sarau_sanitario.html

Abertas as inscrições para o edital RUMOS ITAÚ CULTURAL LITERATURA 2010-2011.


Em sua quarta edição, o programa Rumos Literatura é dirigido aos interessados em desenvolver textos reflexivos sobre literatura e crítica literária brasileira contemporânea. A novidade desta edição é a possibilidade de estrangeiros, residentes fora do Braisl, também se inscreverem. O programa busca colaborar no desenvolvimento de potencialidades ao estimular a formação do interessado em literatura na ampliação de sua rede de relacionamentos intelectuais e profissionais e, posteriormente, lançar e divulgar uma publicação com sua produção autoral.

O programa Rumos Literatura 2010-2011, conta com o apoio da Anpoll - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e em Lingüística (http://www.anpoll.org.br/site/) e da ABRALIC - Associação Brasileira de Literatura Comparada (http://www.abralic.org/).

O edital está dividido em duas categorias:
1. Produção Literária, para projetos de ensaio que tratem de um tema relativo à produção literária brasileira a partir do início dos anos 1980.
2. Crítica Literária, para projetos de ensaio sobre a produção crítica na literatura brasileira realizada a partir do início dos anos 1980.

Importante: o interessado não precisa escrever o ensaio final, apenas o projeto que será desenvolvido em 2011, conforme consta no edital.
Prazo de inscrições: foram prorrogadas até 13 de agosto de 2010.

Público alvo: todas as pessoas interessadas nos temas propostos pelo edital, independente do nível escolar e segmento de atuação profissional.

. Leia o edital completo, regulamento, prêmios e saiba com se inscrever na página http://www.itaucultural.org.br/rumos/regulamento_literatura.pdf
. Dentre os prêmios, os selecionados receberão apoio financeiro mensal e remuneração referente ao licenciamento dos direitos autorais do trabalho concluído e aprovado.
. E-mail tira dúvida: rumosliteratura@itaucultural.org.br

Acompanhe as notícias, entrevistas e comentários sobre o programa Rumos no blog http://rumositaucultural.wordpress.com/.
Contamos com a sua inscrição e boa sorte!