Sunday, June 27, 2010

Regulamento do 16º Prêmio Nacional Assis Chateaubriand de Redação / Projeto Memória


A Fundação Assis Chateaubriand está recebendo os trabalhos para o maior concurso de redação do País, destinado a estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Universitário, totalizando R$ 35.000,00 em prêmios (em dinheiro).

“Pesquise e escreva sobre a vida e a obra de Carlos Drummond de Andrade, o grande poeta e cronista brasileiro.”

DICAS PARA SEU TEXTO
Os textos deverão ser escritos sobre a vida e a obra de Carlos Drummond de Andrade. Isto é, poderão ter como tema o autor homenageado por este concurso ou desenvolver-se a partir de um texto (ou textos) do escritor, com o qual (ou os quais) a redação deve estabelecer relações textuais. Os trabalhos devem ser inéditos, originais e criativos e serem realizados individualmente. Não serão aceitos trabalhos em forma de poesia.

FONTES DE PESQUISA
Para saber mais sobre Carlos Drummond de Andrade, você pode realizar pesquisas em bibliotecas, jornais, revistas e na Internet. Outra importante fonte de consulta é o Informativo Carlos Drummond de Andrade, que você pode solicitar à Fundação Assis Chateaubriand. Disponível abaixo ou impresso através de solicitação à Fundação Assis Chateaubriand.

Regulamento: http://www.facda.org.br/premios.htm

Saturday, June 26, 2010

Irmãos Guimarães dirigem peça com texto de Manuel de Barros


26/06/2010
Ronaldo Mendes

Formandos da Faculdade Dulcina encenam Memórias inventadas, de Manoel de Barros Manoel de Barros, o poeta da natureza, tem ocupado as mentes dos irmãos Adriano e Fernando Guimarães há pelo menos um ano. Os dois se debruçaram sobre a obra do escritor mato-grossense a fim de produzir dois trabalhos com formandos da Faculdade de Teatro Dulcina de Moraes.

O primeiro resultado, Memórias inventadas, será apresentado ao público neste sábado e domingo, sempre às 19h, dentro da programação da 11ª Mostra Dulcina, no Teatro Dulcina.

“Estudamos profundamente a obra de Manoel de Barros, que comparamos a (Samuel) Beckett em relação à síntese de linguagem”, explica Fernando.

Clube de leitura
Baseado no livro homônimo de Barros, o espetáculo conta a história de pessoas que se reúnem no clube de leitura Cantigas por um Passarinho à Toa para dividirem a paixão pela escrita de Manoel de Barros. “A peça fica na fronteira entre a invenção e o real”, resume o diretor.

Os 10 personagens, de origens distintas, formam um mosaico que dialoga diretamente com o texto original. Memórias inventadas é a primeira prosa poética do autor cuiabano.

Entre os alunos/atores que compõem o espetáculo, estão Ana Gomes, Rafael Justus — que visitou Manoel de Barros em casa —, Lorena Maria, Cassius Desconsi e Eder Antunes.

Trecho

Prezo insetos mais que aviões
Prezo a velocidade das tartarugas
mais que a dos mísseis
Tenho em mim esse atraso de nascença
Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos
Tenho abundância de ser feliz por isso
Meu quintal é maior do que o mundo

(Manoel de Barros)

Fonte: http://divirta-se.correioweb.com.br/materias.htm?materia=10677&secao=Programe-se&data=20100626

Friday, June 25, 2010

Sarau integração: ALT faz tributo ao aniversário de Taguatinga

No próximo dia 26/06/2010, no Centro Cultural de Taguatinga, das 19h às 23h, a Academia de Letras de Taguatinga (ALT) promoverá o Sarau Integração em tributo ao aniversário de Taguatinga e Brasília. Poetas, músicos, integrantes das artes cênicas e artistas plásticos participarão do evento em homenagem aos 52 anos de Taguatinga que, entre outras atrações, contará com recital de poesias, apresentações musicais e exposição e lançamento de livros alusivos à história de Brasília e de Taguatinga.
O evento será prestigiado por várias instituições culturais do Distrito Federal, entre elas o Sindicato dos Escritores do Distrito Federal, a Academia Ceilandense de Letras e Artes Populares, os grupos Radicais Livres de São Sebastião e Tribo das Artes, o Comitê Independente de Apoio às Artes e à Cultura do Brasil, a Gerência de Cultura de Samambaia e a Casa do Violeiro Cantador de Ceilândia.

Principais atrações

Recital de poesias com Gustavo Dourado, Antonio Carlos Sampaio, Elias Daher; Cacá, Nicolas Behr e com os grupos Radicais Livres de São Sebastião, Grupo Musical De Bem com a Vida, Coletivo Poeme-se, entre outros. Performance com Lilia Diniz e Daniel Pedro. Lançamentos e trocas de livros e CDs com Margarida Drumond de Assis, Popó Magalhães, Astrogildo Miag, Gustavo Dourado e Pedro Gomes. Exposição de livros alusivos à história de Brasília e de Taguatinga com Ronaldo Alves Mousinho, José Adirson de Vasconcelos, Wílon Wander Lopes, José da Silva Brandão. Apresentação do espetáculo Sertão de Cabo a Rabo, com Ruiter e Carlinhos Piauí. A banda Mulambos Grooves encerrará o sarau.

Serviço:
Evento: Sarau Integração
Local: Centro Cultural de Taguatinga, CNB-1 A/E nº 1, Taguatinga Centro
Horário: 19h às 23h.
Entrada: franca
Informações/contatos: 9218-7694/9297-8747 e 3201-1745 ( Ronaldo, Gustavo ou Raul)
E-mail: ronmousinho@yahoo.com


História

A Academia de Letras de Taguatinga (ALT) completou 24 anos de atividades ininterruptas. Foi fundada em 9 de abril de 1986 e, a partir de então, passou a desenvolver atividades e eventos culturais, com programas e projetos voltados para a área social, em integração com a comunidade. É reconhecida pelo Ministério da Justiça como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Seu lema é “Ler a vida com os olhos da arte: dignidade e cidadania por meio do saber”. Sua atuação empreendedora a qualifica como a academia de letras mais atuante no DF. Para estreitar a relação com a comunidade, tem em seus quadros a categoria de Membros Voluntários, dentre os quais alunos das duas Redes de Ensino do DF. A ALT abriga 40 acadêmicos, nomes de prestígio no cenário local e nacional. A ALT é presidida atualmente pelo professor/escritor Ronaldo Alves Mousinho.

Principais projetos e realizações
Os programas de maior abrangência, que englobam ações culturais com finalidade social são:

Programa Comunidade Literária – Abriga os projetos de A a Z (de alfabetização de adultos, iniciado em 2005)
Programa Cidadania em Marcha – Aprovado pelo FAC e executado a partir do segundo semestre de 2007, editando livros de acadêmicos da entidade.
Programa PROCOEL – Incrementa a produção e publicação de livros no DF, com auto-sustentação cooperativada, primando pela qualidade literária e técnica, contribuindo para a promoção e o desenvolvimento cultural da comunidade.
Programa de Academias Comunitárias – Abriga os projetos Academia Mirim de Letras (AML e Academia Jovem de Letras (AJL).
Programa Academia Vai à Escola (AVE)

Thursday, June 24, 2010

6º Encontro Poético da Academia Onírica - Noite Hilda Hilst


Academia Onírica ==== poemas
Sonoridades ==== Fagão, Fábio Espiga, Madão
Performances ==== Wilena Weronez
Exposições ==== Thalita Ciana (fotografias) + Vítor Sampaio + Jardel Castro (artes plástica)
Vídeo ==== quem tem medo de arte contemporânea

Onde/quando = Canteiro de Obras (rua Elizeu Martins com
Anísio de Abreu), dia 24/06 às 20h

Entrada = $ 2 reais (grátis o lote 6 do zine academia onírica)

Fonte: http://www.poesiatarjapreta.blogspot.com/

Tuesday, June 22, 2010

Os rios de João Guimarães Rosa


"(...) Amo os grandes rios, pois são profundos como a alma de um homem. Na superfície são muito vivazes e claros, mas nas profundezas são tranqüilos e escuros como o sofrimento dos homens. Amo ainda uma coisa dos nossos grandes rios: sua eternidade. Sim, rio é uma palavra mágica para conjugar eternidade."
João Guimarães Rosa (entrevista a Günter Lorenz, 1965).


Alongo-me

O rio nasce
Toda a vida.
Dá-se
Ao mar a alma vivida.
A água amadurecida,
A face
Ida.
O rio sempre renasce,
A morte é vida.

João Guimarães Rosa

Thursday, June 17, 2010

QUE VENHA A SECA


Autor: Marcos Airton de Sousa Freitas
ISBN: 8578106601 ISBN-13: 9788578106607
Brochura, 1ª Edição – 2010, 413 pág. Preço R$ 80,00

O autor não se propõe a lutar quixotescamente contra a seca e derrotá-la, mas sim compreender os fenômenos envolvidos nos diversos tipos de seca, conjeturar sua ocorrência, sua duração e sua intensidade, e estabelecer critérios para que sejam tomadas decisões realistas. Trata-se de um livro complementar à cadeira de Hidrologia, para ser utilizado principalmente pelos cursos que têm em vista a formação de hidrólogos que vivem e trabalham nas regiões assoladas pelas secas, constituindo-se em uma fonte segura de pesquisa sobre o tema. Embora haja interdependência entre os capítulos, eles podem, até certo ponto, ser lidos independentemente uns dos outros, fazendo com que o livro possa ser também usado como manual de procedimentos por gestores, administradores públicos e demais tomadores de decisão, uma vez que cada capítulo possui sua própria lista bibliográfica.

Onde adquirir o livro:
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=9044208&sid=97511819712322634963904325&k5=D11FF6E&uid=

QUE VENHA A SECA
Sumário
AGRADECIMENTOS
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
CAPÍTULO 1 MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SECAS
CAPÍTULO 2 O FENÔMENO DAS SECAS, A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E O NORDESTE DO BRASIL
CAPÍTULO 3 ANÁLISE INTEGRADA DO FENÔMENO DAS SECAS (SIGES)
CAPÍTULO 4 MODELAGEM CHUVA-VAZÃO EM RIOS DO SEMIÁRIDO
CAPÍTULO 5 GERAÇÃO SINTÉTICA DE VAZÃO EM RIOS DE REGIÕES SEMIÁRIDAS
CAPÍTULO 6 MODELOS DE ESTIMATIVA DE DEMANDA
CAPÍTULO 7 MECANISMOS DE ALOCAÇÃO E NEGOCIAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
CAPÍTULO 8 APLICAÇÕES DO SIGES AO SEMIÁRIDO BRASILEIRO
CAPÍTULO 9 ANÁLISE MULTICRITÉRIO E TOMADA DE DECISÃO EM REGIÕES SEMIÁRIDAS
CAPÍTULO 10 ANÁLISE DE RISCO NA GESTÃO HIDROAMBIENTAL
CAPÍTULO 11 OPERAÇÃO DE RESERVATÓRIOS EM SITUAÇÕES DE ESCASSEZ
CAPÍTULO 12 INTEGRAÇÃO SETORIALNA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
CAPÍTULO 13 PLANOS DE CONVIVÊNCIA COM AS SECAS E MITIGAÇÃO DOS IMPACTOS
CAPÍTULO 14 CONSIDERAÇÕES FINAIS


FREITAS, MARCOS
Marcos Freitas tem Pós-graduação em Engenharia Civil - Dipl. Ing. - Universität Hannover (1995). Mestrado em Engenharia Civil (UFC, 1991). Graduação em Engenharia Civil (UFPI, 1985). Especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas - ANA, desde 2001. Professor Universitário, desde 1990 (atualmente licenciado). Engenheiro Civil/Consultor (1985-2000). Coordenador e professor de diversos cursos de Pós-graduação (Engenharia de Software; Gestão de Recursos Hídricos; Gestão Ambiental). Mais de 100 publicações técnico-científicas em periódicos e anais de simpósios nacionais e internacionais e mais de 40 livros e capítulos de livros, técnicos e de literatura, em autoria e co-autoria, em 6 idiomas. Aprovado em 2º lugar para o cargo de Especialista em Infraestrutura Sênior – Recursos Hídricos, do MPOG. Participou da elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos - PNRH, do Plano da Bacia do rio São Francisco - PDRHSF, do GEO Brasil Recursos Hídricos (PNUD), GEF São Francisco, Outorga do Sistema Cantareira (SP), dentre outros. Fundador e Ex-Diretor Técnico-Científico da Associação dos Servidores da Agência Nacional de Águas - ASÁGUAS. Fundador e Ex-Conselheiro da Associação Nacional dos Especialistas em Regulação - ANER. Autor da ideia da criação da Escola Nacional de Regulação. Sócio da Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRH. Fundador da Associação Piauiense de Astronomia – APA (1982). Militante estudantil e sindical no início da década de 80. Poeta. Contista. Letrista. Músico amador. Diretor do Sindicato de Escritores do DF. Filiado à Associação Nacional de Escritores - ANE e à União Brasileira de Escritores - UBE.

Wednesday, June 16, 2010

Duas palestras gratuitas nesta 5ª feira, 17, na BNB


A Academia de Letras de Taguatinga em parceria com o Sindicato dos Escritores do DF (SEDF), com apoio da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), promovem na próxima 5ª feira, 17, às 19h, no auditório da BNB, 2º andar, o segundo encontro da série de palestras mensais oferecidas gratuitamente à população intitulada Gêneros literários. Neste dia, o público vai poder conferir duas palestras: a do contista Oswaldo Pullen, que falará sobre O Conto: da Pré-história à Internet, e a do escritor Roberto Klotz com o tema Crônica: O caminho do humor. A apresentação do evento será de Raúl Ernesto Larrosa.

Roberto Klotz é engenheiro e escritor, autor dos livros Pepino e farofa e Quase pisei!, membro do Conselho Distrital de Cultura e um dos mais entusiasmados participantes do Núcleo de Literatura da Câmara dos Deputados. Oswaldo Pullen é carioca e reside em Brasília desde 1962. Contista premiado, também tem passagem pelos cartuns, com 270 tirinhas publicadas no Correio Braziliense, na década de 80. Já publicou os livros 22 Poemas e Alípio Doidão, tendo organizado e participado da antologia de crônicas No tempo em que cobra tinha asas. A organização do evento está sob a coordenação da escritora Gacy Simas.

CONTO E CRÔNICA NA BNB - Palestras com os escritores Oswaldo Pullen e Roberto Klotz, com apresentação de Raúl Ernesto Larrosa. No auditório da Biblioteca Nacional de Brasília (2º andar), 17 de junho, 5ª, às 19h. Organização: Gacy Simas. Entrada franca.
Foto: Gacy Simas

Fonte: http://www.bnb.df.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/item/417-duas-palestras-gratuitas-nesta-5ª-feira-17-na-bnb

Friday, June 11, 2010

BIODIVERSIDADE DE EUCALIPTOS

EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU
CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA
LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP
TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO
EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU
CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA
LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP
TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO
EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU
CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA
LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP
TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO
EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU
CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA
LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP
TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO
EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU
CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA
LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP
TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO
EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU
CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA CA
LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP LIP
TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO TO

Flor do Cerrado

DA PRÓXIMA VEZ QUE EU FOR AO PIAUÍ (CIDADES QUE ME GUARDAM)

Aos velhos amigos Guilherme e Inácio
Ao Edmar, piauinauta, ouvidor de vozes
Aos novos amigos da Academia Onírica – poesia tarja preta

Da próxima vez que eu for ao Piauí, quero ver o Guilherme
pra falar do pão de queijo do seu Cornélio
pra falar de política, All Star e Hang Ten

Da próxima vez que eu for ao Piauí, quero ver o Inácio
pra falar de sorvete de bacuri, Gelatti, Sorvetão e Maguary
pra falar do Setembro Rock, Cerol na Linha, Nós & Elis

Da próxima vez que eu for ao Piauí, quero deitar poemas ácidos
do Cine Rex até Timon
(me desculpem aquele trambolho, que é o pendurado metrô!)

Lembrete: Joca, tem outros lugares, becos e bares que carecem de memória
na tristeresina, bandeirosamente pendurados no ar.

Da próxima vez que eu for ao Piauí, não posso trazer flores do cerrado:
cerrado não há.

Thursday, June 10, 2010

Paulo Djorge e Boréu tocam no Outras Bossas músicas de Lenine


Lenine é homenageado no Café Cultural
Paulo Djorge e Boréu tocam no Outras Bossas músicas do consagrado artista brasileiro
Publicado em 09/06/2010 às 16h29

O Café Cultural da Caixa Econômica Federal, em Brasília (DF), recebe quinta (10) e sexta-feira (11) o projeto “Outras Bossas”, que faz homenagem ao cantor, compositor, arranjador e músico brasileiro Lenine. Os shows desta semana contam com a atuação de Paulo Djorge, na voz e no violão, e de Boréu, na percussão. As apresentações acontecem a partir das 19h e têm entrada gratuita, sem cobrança de couvert artístico nem consumação mínima.

Lenine

O pernambucano Osvaldo Lenine Macedo Pimentel, conhecido nacionalmente apenas como Lenine, tem estilo que tenta agregar manifestações musicais brasileiras e de outros cantos do mundo. Filho de um comunista com uma católica praticante, ouvia quando criança músicas de todos os tipos - canções napolitanas, música alemã, música folclórica russa, Glenn Miller, Tchaikovsky, Chopin, Gil Evans, e, mais tarde, Hermeto Pascoal e os tropicalistas.

Lenine foi para o Rio de Janeiro no final dos anos 1970, pois naquela época havia pouco espaço ou recursos para música em Recife. Teve músicas gravadas por muitos talentos que permeiam todos os tipos musicais. Elba Ramalho foi a primeira a gravar uma de suas canções. Depois vieram, além de outros, Fernanda Abreu, O Rappa, Milton Nascimento, Maria Rita e Maria Bethânia. Além disso, produziu "Segundo", de Maria Rita, "De uns tempos pra cá", de Chico César, "Lonji", de Tcheka (cantor e compositor do Cabo Verde) e "Ponto Enredo", de Pedro Luis e a Parede.

O artista também trabalhou em televisão com os diretores Guel Arraes e Jorge Furtado. Para eles, fez a direção musical de "Caramuru, a Invenção do Brasil", que depois de minissérie virou um longa-metragem. Participou também da direção do musical de "Cambaio", de João Falcão e Adriana Falcão, baseado em canções de Chico Buarque e Edu Lobo.

Em 2005, Lenine ganhou dois prêmios Grammy Latino: um pelo melhor disco de música brasileira contemporânea e outro pela melhor canção brasileira.

Djorge e Boréu

Paulo Djorge (voz e violão) faz um passeio por vários ritmos, sempre com uma dose de sua personalidade nas interpretações. Maranhense, participou dos grupos Canto do Rio e Garganta Profunda. Integrou o Coral da UnB e participou de vários concursos no Brasil e no Exterior. Destacou-se com o show solo “Pesquisa do Folclore Brasileiro”, com o qual fez várias apresentações na Europa. Foi contemplado com o Prêmio Renato Russo pela Secretaria de Cultura do DF. Amante da poesia, tornou-se compositor, arranjador e instrumentista.

O recifense Rivaldo Gomes de Alcântara (Boréu), produtor musical, percussionista e vocalista do grupo vocal Sopro e Cordas, já dividiu palcos com artistas consagrados da MPB, como Zé Renato, Paulinho Tapajós, Carlinhos Vergueiro, Elton Medeiros, Ney Lopes, Genézio Tocantins, Xangai, Verônica Sabino, Daniel Gonzaga, Max Viana, Maciel Melo, Maria Alcina e Simone Guimarães. Em Brasília, já se apresentou com Gisa Pitan, Goya, Ava Araújo, Salomão de Pádua, Nilson Lima, Paulo André, Osvaldo Amorim, Hamilton Pinheiro, Agilson Alcântara, Muriel Tabe, Celia Rabelo, Jô Alencar e Sandra Duailibe. Apresentou-se também no Festival de Bossa Nova de Buenos Aires (Argentina), Festival de Arte e Cultura de Santiago (Cuba), Festival de Verão de Viena (Áustria), Festival de Verão de Istambul e Antalia (Turquia).

Outras Bossas

Com uma gama de shows bastante variada, o projeto “Outras Bossas” homenageia, todas as quintas e sextas-feiras, grandes nomes da MPB. Vários artistas da cidade já se apresentaram neste evento que abriu espaço definitivo para os músicos radicados em Brasília. O sucesso é tão grande que o público freqüentador do local já incluiu as homenagens a grandes ícones da música nacional na agenda cultural brasiliense. O projeto tem a direção musical de Jaime Ernest Dias e é totalmente patrocinado pela CAIXA, em parceria com o SENAC/DF, por meio do Café Cultural.

Serviço:

“Outras Bossas” – Artistas de Brasília homenageiam grandes nomes da MPB - Paulo Djorge (voz e violão) e Boréu (percussão) homenageiam Lenine
Dias 10 e 11 de junho de 2010
Direção musical: Jaime Ernest Dias
Horário: quinta e sexta-feira, às 19h
Local: Café Cultural – SBS Qd 4 lotes 3/4, ao lado da CAIXA Cultural Brasília
Recepção: (61) 3206-9448
Entrada franca sem cobrança de couvert
Classificação etária: livre

Fonte: CAIXA Cultural Brasília

Mais sobre Paulo Djorge:
http://www.myspace.com/paulodjorge
http://paulodjorge.blogspot.com/

CERRADO(,) DESTRUÍDO

o óleo do buriti
embreja-se em minha pele.
o shampoo do jaborandi
penetra-me as raízes dos cabelos.
a borracha da maniçoba
cola-se à minha vaga mente.

no que sobrou do cerrado,
a juriti canta seu canto triste e derradeiro.

o azeite do pequi
impregna arroz e versos.
a infusão do barbatimão
lava-me o estômago e cicatriza a alma.
os fios do capim dourado
amarram-me a ti, definitivo e inteiro.

no que sobrou do cerrado,
a juriti canta seu canto triste e derradeiro.

Tuesday, June 08, 2010

Prêmio de Literatura SESC Roraima


CONVITE
Com objetivo de promover a leitura e fomentar a literatura no Estado de Roraima, o SESC realizará dentro do Projeto Feira de Livros, o Prêmio de Literatura SESC Roraima.
Convidamos Vossa Senhoria para o lançamento deste prêmio, que acontecerá no dia 10 de Junho de 2010, às 20h, no Teatro Jaber Xaud, do Espaço Cultural Amazonas Brasil, no Centro de Atividades SESC, no Mecejana.
Na oportunidade, será lançado o Prêmio SESC de Literatura 2010, do Departamento Nacional, e o livro "Narcisismo", de Bruno Karl, escritor residente em Boa Vista.

O Prêmio de Literatura SESC RORAIMA

é promovido pelo SESC – Serviço Social do Comércio, e objetiva premiar textos inéditos, escritos em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros residentes no Estado de Roraima, nas categorias literárias POESIA e CONTO.
O Resultado do Prêmio será divulgado no dia 10 de novembro, durante a realização da XX Feira de Livros do SESC RR, sendo que os três trabalhos selecionados em cada categoria serão publicados em obra denominada Coletânea de Poesia e Conto. Prêmio de Literatura SESC-RR 2010. Os autores que tiverem suas obras publicadas na Coletânea receberão placas alusivas e certificação e cada um receberá 15 exemplares da Coletânea publicada, e ainda, as escolas e os professores que tiverem alunos com trabalhos selecionados para publicação receberão placas e certificações.

O Prêmio Sesc de Literatura (DN)

O Prêmio SESC de Literatura foi criado em 2003, voltado para escritores inéditos. Diferentemente da maior parte dos concursos literários, que oferecem apenas dinheiro ou exemplares como prêmio, a iniciativa do SESC edita, distribui e divulga os títulos vencedores, ações desenvolvidas em parceria com a Editora Record. Os livros premiados também são inseridos no acervo das bibliotecas do SESC.

Um pouco sobre Bruno:

Bruno Karl nasceu em Manaus, capital do Amazonas, e ainda na primeira década de vida mudou-se para Boa Vista, em Roraima. Suas primeiras experimentações literárias foram com a poesia. Participou duas vezes do CONPOESI (Concurso de Poesia do Sesi). Foi premiado em ambas as participações. Participou do livro Retalhos, idealizado por Haroldo Pinheiro com o conto Nada para Amanhã.
Narcisismo é o primeiro livro lançado pelo autor, atualmente, acadêmico do curso de filosofia da UERR.

Um pouco de sua obra:
Narcisismo é uma fábula que enfoca o relacionamento de um indivíduo consigo, com a sociedade e com seus amantes. Apesar de dispor de acontecimentos históricos, não é um romance com pretensões de ambientar-se historicamente.
O livro é estruturado em pequenas partes em favorecimento do leitor casual. O guia nessa jornada é Jamiel, fidalgo do reino fictício onde a história é ambientada. Trata-se de um rapaz formoso, cuja beleza aparente é um engodo que encobre sua natureza violenta.

Fonte:
--
Lisonete da Silva Lira
CRB 11- 633
Bibliotecária /SESC-RR
Rua Araújo Filho, 947 - Centro
CEP.: 69301-090 Boa Vista - Roraima
E-mail.: bibliocentro@sescrr.com.br
Tel.: (95) 3621-3928 / 3624-9851

Monday, June 07, 2010

Diário de um Louco, de Nicolai Gogol

Arraiá Radical – Sarau Radical d@s Caipiras Enamorados


A programação variada vai ter também a quadrilha Num Só Piscar, banda de MPB Caliandra(Planaltina), Sertão de Cabo à Rabo, com o poeta matuto Ruiter Lima e o cancioneiro Carlinhos Piauí, além da dupla sertaneja Henrique e Rafael.
O evento tem entrada franca, e classificação indicativa 16 anos.

Quem são os Radicais Livres S/A?
Coletivo que organiza há sete anos uma vez por mês o Sarau Radical, na cidade satélite de São Sebastião. O evento é uma iniciativa do grupo de artistas que se indignou com a inexistência de políticas públicas reais e falta de espaços de intervenção e passou a produzir com recursos próprios e doações o evento que junta poesia, música, teatro, dança e artes plásticas para fomentar a diversidade cultural e formar público. Desde então os jovens radicais já realizaram mais de 100 saraus não só na comunidade de origem como em outras satélites, chegando a participar de saraus em São Paulo e três edições da Feira do Livro de Brasília. A última grande atuação do coletivo de poetas radicais livres foi organizando saraus e recitando com mais 20 poetas de várias cidades satélites no aniversário Brasília Outros 50, coordenado pelo Fórum de Cultura DF.

Serviço
Arraiá Radical – Sarau Radical d@s Caipiras Enamorados
Sexta- 11/06 – à partir das 20h
Local: Av. Central, nº 265, próximo à praça Labodeguita – São Sebastião DF – Vide o mapa no blog: www.radicaislivressa.blogspot.com
ENTRADA FRANCA
Classificação indicativa: 16 anos
Está curioso: veja o vídeo do sarau de carnaval no blog
http://radicaislivressa.blogspot.com/2010/05/sarau-radical-de-carnaval-2010wmv.html

Saturday, June 05, 2010

Urdidura de Sonhos e Assombros: Poemas Escolhidos (2003-2007), de Marcos Freitas, no 8º SALIPI


APRESENTAÇÃO

Marcos Freiras chega, precocemente, à primeira antologia de poemas (2003-2007), num percurso de produção intensa e constante. Engenheiro como o nosso Joaquim Cardoso (calculista das obras de Niemeyer, na mesma Brasília em que agora, no ano de seu cinquentenário de fundação, vive Marcos Freitas). Cientista e poeta, uma combinação que vem das origens da poesia, quando o verso era também o curso e o discurso do saber científico, da poiesofia, da techné. Também o grande João Cabral de Melo Neto reclamava ser a poesia um exercício de engenharia, de engenho e arte. Marcos Freitas também é nordestino e atua na criação poética com suor e destreza, como queria o modernista Cassiano Ricardo:

POÉTICA

1
Que é a Poesia?

uma ilha
cercada
de palavras
por todos
os lados.

2

Que é o Poeta?

um homem
que trabalha o poema
com o suor do seu rosto.
Um homem
que tem fome
como qualquer outro
homem.


(De Jeremias Sem-Chorar. São Paulo: José Olympio, 1964)

Marcos Freitas, no entanto, é um poeta lírico, mas também tem raízes sociais, e em versilibrismo avança no domínio de sua técnica, reconhecendo "um poema / tão denso e pequeno / que não cabe em si", que é o desafio. Síntese, amálgama, fusão de idéias e sentidos, e — por que não? — de mementos e sentimentos.

Poesia como um exercício de vida. Poesia e vida: "em letras garrafais/ te sinto/ e / te desejo/ como a uma botelha de absinto." Botelha, com origem no francês (bouteille), mas em português seleto, como o próprio absinto que o poeta evoca. Poesia é também estas coisas que vem das coisas, mas que são outras coisas, coisas que só existem na poesia, e que o leitor também aprecia, no caso, da própria garrafa-poema lançada ao universo.

Não é um poeta narcisista e ensimesmado. É um poeta da noite, das relações, dos acasalamentos. "Um jeito meio assim", casual, jovem, de um propósito construído na circunstância. Tátil. Verso solto, que é contido, mas também desprendido e sutil, que é um registro sensorial e ao mesmo tempo mental, recursivo, pois o poeta sempre volta à solidão e ao espelho. Os tais "momentos-intantes" de que nos fala Marcos em um de seus poemas.

Nordestino desterrado, levado a terras distantes. A outras línguas e experiências, guarda um tanto a aparência de um passado que ele mantém vivo —não apenas porque conserva a vasta cabeleira dos rebeldes, mas por manter uma dialética questão com o tempo: "o tempo passado,/ passado sem os meus. /o tempo futuro/ futuro para os seus?", diz no poema da Irreversibilidade.

Queiramos ou não, a poesia nos remete sempre à autobiografia, ao memorialismo, que não é apenas do poeta, mas sobretudo do leitor, que se identifica e se reconhece.

FOTO TABOCA
Quem não deixou
sua alma aprisionada
em 3X4
no lambe-lambe
do Seu Chiquinho
na Praça da Bandeira?

A poesia de Marcos flui e reflui. É relicário e é ofertório, como a sua/nossa Cajuina que é "pura, cristalina/ do Piauí, genuína". Ah, Marcos viveu na Alemanha, escreve seus poemas em várias línguas, mas tem um retrato ovalado na parede que ele trouxe do seu Piauí, naquela "difusa fronteira de tua (dele, nossa) verve fantasia."
De carne e sonho, de beijos e coices de amor, como queria Oswald de Andrade.

Antonio Miranda

Thursday, June 03, 2010

8º SALIPI - Salão do Livro do Piauí

O 8º SALIPI vai ser realizado de 31 de maio a 6 de junho de 2010. Este ano o homenageado do Salão do Livro do Piauí será FONTES IBIAPINA, autor picoense. Serão comemorados também o centenário de nascimento de Rachel de Queiroz, escritora cearense, e o centenário de morte de Joaquim Nabuco, intelectual pernambucano.
Por estar situado estrategicamente no coração do Centro de Teresina, onde passam milhares de estudantes e profissionais, a expectativa é que o 8º SALIPI tenha recorde de participação. Para garantir conforto e segurança a todos, o Complexo da Praça Pedro II possui excelente acessibilidade e infraestrutura completa.

O SALIPI, maior evento literário do Estado do Piauí, é composto pela Feira Literária, na qual editoras e livrarias disponibilizam ao público os últimos lançamentos do mercado editorial piauiense, brasileiro e mundial. Além de discussões culturais, manifestações artísticas e diversas atividades de interação entre o público e autores. Juntas, são capazes de atrair uma média de 20 mil pessoas ao dia, totalizando um publico estimado de 140 mil pessoas durante o evento.

Entre as atividades estão: o Língua Viva, um espaço para o encontro de profissionais das letras onde se discute os rumos da Língua Portuguesa; o Circo das Letras, voltado ao público infanto-juvenil, onde as atrações primam pelo aprendizado lúdico da literatura e cultura; e, finalmente, o Bate-Papo Literário, um espaço dedicado à interação entre público e escritores, no qual estes têm a oportunidade de lançar e divulgar suas obras diretamente aos seus leitores.

Fonte: http://www.fundacaoquixote.org.br

Tuesday, June 01, 2010

"We Are The World " Versão Brasileira

A morte do rio Parnaíba e seus afluentes


Na semana dedicado ao meio ambiente, o banco de areia no Rio Parnaíba, localizado ao lado do troca-troca, amanheceu nesta segunda-feira com uma paisagem diferente. Ambientalistas ligados a Rede Ambiental do Piauí-REAPI, em protesto as condições degradantes do rio, fixaram cruzes simbolizando a morte do rio Parnaíba e seus afluentes.

Ao longo do banco de areia foram colocadas 217 cruzes em alusão ao número de afluentes do Parnaíba na Bacia do rio que se encontram assoreados ou mesmo mortos. Atualmente, a grande preocupação dos ambientalistas é com a possibilidade de instalação de cinco hidrelétricas ao longo do rio, já anunciado pelo Governo.

Para a REAPI, caso não haja uma revitalização da Bacia Hidrográfica do Parnaíba, a construção das hidrelétricas significará a morte definitiva do rio, considerado pelos ambientalistas o bem mais preciso do povo piauiense.

Fonte: REAPI