Friday, May 28, 2010

POEMAÇÃO DEZ: Uma Homenagem à Poesia Lusófona


POEMAÇÃO DEZ
Uma Homenagem à Poesia Lusófona
Um Sarau Videoliteromusical

A Biblioteca Nacional abre suas portas para o décimo POEMAÇÃO privilegiando a poesia brasiliense, visando à II Bienal Internacional de Poesia de Brasília, a ser realizada em setembro de 2010.
O Poemação 10 faz uma homenagem à poesia lusófona, numa breve citação de poetas de Cabo Verde, Guiné-Bissau, S.Tomé e Príncipe, Moçambique, Angola e Timor Leste. A poesia de Portugal será lembrada por Francisco Cruz (O Sid), poeta, recitador e filósofo num recital com poemas de Fernando Pessoa. O Brasil terá a poesia autoral de Salomão Sousa, autor de vários livros entre eles Safra Quebrada, uma coletânea de sua obra. O poeta Vicente de Paulo Junqueira nos mostra o Abcedário seu recém lançado livro e a performática do poeta maranhense Rego Junior com participação de Wellington Rios, violão e voz, e, George Carvalho, percussão.
Sotaques (Electronic Brasil Roots) de-formance poético-vídeo-musical com o VJ Xorume (Alexandre Rangel) e o poeta/DJ/MC Gérson De Veras interpretando Teoria e Prática do Poema de Haroldo de Campos, texto próprio e Epitáfio para o Corpo e para a Alma, ambos de Paulo Leminski no Poemação 10.
O acordeonista João Carlos de Mendonça Nascentes, sorteios de livros e poesia na platéia completam a homenagem à poesia de língua portuguesa.
O Sarau é realizado todas as primeiras terças feiras do mês no auditório da Biblioteca Nacional. Sob a coordenação dos poetas Jorge Amâncio e Marcos Freitas.

POEMAÇÃO 10
Alexandre Rangel – Gérson De Veras – Vicente de Paulo Siqueira João Carlos de Mendonça Nascentes
Salomão Sousa - Rego jr. - Wellington Rios- George Carvalho
Francisco Cruz (O Sid)

LOCAL: Auditório da Biblioteca Nacional (2º Andar)
Data: 01 de junho de 2010
Horário: das 19h00min as 21h00min
Entrada Franca

Thomas Mann será tema de palestra em Brasília


O escritor alemão Thomas Mann será tema de palestra em Brasília, no dia 02 de junho de 2010. O evento, organizado pela Embaixada da Alemanha em conjunto com o Goethe Zentrum e a Livraria Cultura, contará com o palestrante Dr. Paulo Astor Soethe, professor de alemão na Universidade Federal do Paraná. Soethe é tradutor de filosofia alemã e co-autor do livro „Mutterland“ sobre os raizes do famoso escritor laureado com o Prêmio Nobel.

De descendência alemã-brasileira, Thomas Mann e seu irmão Heinrich, também escritor, mantiveram contato discreto com os intelectuais brasileiros Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Érico Veríssimo, além de exilados alemães no Brasil, em especial, no contexto dos movimentos de resistência ao nazismo.

A palestra descreverá o contexto histórico desses contatos, relatará seu conteúdo e desdobramentos e as informações serão ilustradas com imagens fac-similares de documentos inéditos da correspondência dos dois grandes escritores alemães, filhos da brasileira Julia da Silva-Bruhns.

SERVIÇO
Thomas Mann e a cena intelectual brasileira: resistência e luta pela democracia
Data: 02 de junho
Horário: 19h30
Local: Livraria Cultura, Casapark Shopping Center (SGCV – Sul Lote 22 Loja 4-A, Brasília-DF)
ENTRADA FRANCA

Embaixada da República Federal da Alemanha
Centro Alemão de Informação - Deutschlandzentrum
Brasília - DF
SES Av. das Nações, Q. 807 lt25
70.415-900
Tel. (61) 3442-7000
Fax. (61) 3443-7508
info@alemanJA.org
www.brasilia.diplo.de
www.alemanJA.org

Wednesday, May 26, 2010

XI Sarau Poético GUARARTE – lançamento da Coletânea Poética Guará



XI Sarau Poético GUARARTE – lançamento da Coletânea Poética Guará. *Noite de autógrafos*música*teatro*poesia.

Onde: Teatro do Guará. A.E. do CAVE – Administração Regional, entrada “B”. Quando: 27.05.2010 – 20h. Casa da Cultura:

Wednesday, May 19, 2010

Roraima no Rayuela: 5ª feira, 20 de maio


O show será aberto com a declamação de poemas: participação dos poetas Jorge Amâncio, Deliane Leite e Marcos Freitas.

Mais sobre o grande músico e compositor Roraima em:

http://www.myspace.com/musicororaima
http://www.youtube.com/musicororaima
http://blogdororaima.blogspot.com/

Brasília: 50 anos em Seis

Tuesday, May 18, 2010

Shows do Roraima em Brasília

Mais sobre o grande músico e compositor Roraima em:
http://www.myspace.com/musicororaima
http://www.youtube.com/musicororaima
http://blogdororaima.blogspot.com/

Músico Roraima em curta temporada em Brasília
19/05/2010 - Roraima estará em Brasilia entre os dias 20 e 26 de maio, sendo que a gravação do programa já está marcada para o dia 24 de maio.

O cantor e compositor Roraima é filho de maranhenses, nascido no estado de Roraima, mas com o coração piauiense. Assim como em sua origem, Roraima (apelido motivado por seu estado natal) mostra em seu trabalho a pluralidade da música brasileira. Adotado pelo Piauí e vice-versa, o artista sedimentou sua carreira no estado e lançou dois álbuns solo (“Solo” – ainda em LP – e “Entre Pedras”) e um em parceria com o músico Sérgio Matos (“Procura-se”). No mais, está prestes a lançar mais um trabalho solo intitulado “Santo da Terra”, que será lançado em CD e DVD simultaneamente.

Enquanto o lançamento de “Santo da Terra” não chega, Roraima vem mostrando suas músicas em casas de shows e festivais na capital e no interior do Piauí. E, atualmente, vem se apresentando com uma formação diferente, resumida a um trio, com a cozinha formada pelas percussões de Alê Pinheiro e o contrabaixo de Kerolaine. Formação resumida sim, mas também eficaz e apimentada pelo tempero das instrumentistas que são exemplos entre os novos talentos da música piauiense.

O trio comandado pela experiência do músico Roraima, preparou um show especial para o Programa Talentos – com os grandes sucessos lançados pelo artista em mais de vinte anos de carreira. E um repertório ainda mais abrangente para suas apresentações pelas casas de shows em Brasília, com composições de parceiros que ele tem espalhados pelo país e alguns sucessos com cancioneiro da música brasileira.

Roraima já dividiu palco e abriu shows para diversos nomes da música nacional, como: Chico César, Fátima Guedes, Zeca Baleiro, Nosly, Paralamas, Ritchie, Kid Vinil, Djavan, Tunai, Tom Zé, Flavio Venturine, Claudio Nucci, Rita Ribeiro e outros.
Roraima: mais informações

VIAGEM:
Roraima estará em Brasilia entre os dias 20 e 26 de maio, sendo que a gravação do programa já está marcada para o dia 24 de maio.
Confira a agenda do artista com espaços para marcação de shows:
• 20 DE MAIO/QUINTA-FEIRA: chegada em BSB / SHOW RAYUELA-22h00
• 21 DE MAIO/SEXTA-FEIRA: SHOW TEATRO GOLDONI-21h00
• 22 DE MAIO/SÁBADO: ainda a definir
• 23 DE MAIO/DOMINGO: ainda a definir
• 24 DE MAIO/SEGUNDA-FEIRA: gravação do programa
• 25 DE MAIO/TERÇA-FEIRA: SHOW FEITIÇO MINEIRO-22h00
• 26 DE MAIO/QUARTA-FEIRA: retorno para Teresina
SHOW:
• Formação:
Roraima – voz/violão 12/violão náilon/samples
Kerolaine – baixo e vocal
Alê – Percussão e vocal
• Repertório:
Para a gravação do Programa Talentos serão apenas músicas autorais. E nos demais shows a serem marcados o repertório conta também com muita música popular brasileira – dos sucessos mais clássicos a nomes contemporâneos - como: Benjor, Chico Buarque, Edu Lobo, Novos Baianos, Gonzagão, Roberto Carlos, Lenine, Zeca Baleiro etc.
TURNÊS:
• Em 2005 fez parte do Projeto Solmúsica em parceria com Teófilo Lima e Narguilè Hidromecânico em São Paulo e no Rio de Janeiro mostrando a atual música piauiense
• Participou das duas edições do Piauí Sampa 2005 e 2006 (SEBRAE)
• No final de 2005 e maio e junho de 2006, Roraima fez uma mini-turnê que passou por Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, onde se apresentou no Centro de Convenções (DF) “Mistura Fina” (RJ), Estrela da Lapa (RJ) Teatro Municipal de Niterói (RJ), Feirão da Pompéia (SP) “Bambu Brasil” (SP). “Blen Blen” (SP), Mojave (SP).

FESTIVAIS E PREMIAÇÕES:
• Interartes – 2004
• Festival Internacional da Serra da Capivara-PI
• Cantos do Piauí – 2003
• Prêmios: 1º lugar, Melhor letra, Melhor Arranjo
• Festival Amador de Teatro – 1988 – São Mateus/RN
• “Flicts a História de uma Cor” de Ziraldo e Aderbal Jr. Adaptação Lari Sales e Fábio Costa. Prêmio: Melhor Trilha
• Prêmio Clube de Música – 2006 (Afiliada Rede Globo Teresina-PI)
• Prêmios: 3º lugar “Melhor Disco do Ano” e 2º lugar-“Melhor Cantor”
• III Curta Canoa Vídeo – 2007 – Canoa Quebrada/CE
• Melhor Trilha Original, com o documentário “Anjos do Piauí”

Roraima: contatos
Roraima (artista): (86) 3233-8020 / 8817-9228 / 9978-7782
Evelin Santos (produtora): (86) 8832-7782
musicororaima@gmail.com
evelin_santos1@hotmail.com
rrstudio@hotmail.com
http://www.myspace.com/musicororaima
http://www.youtube.com/musicororaima
http://blogdororaima.blogspot.com/
Fonte:sol assessoria

Friday, May 14, 2010

BNB sedia exposição fotográfica Coração Encouraçado


A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) vai sediar no período de 18 de maio a 18 de junho de 2010, a exposição fotográfica Coração Encouraçado, do fotógrafo e artista plástico Márcio Oberlaender, com curadoria de Zenilton Miranda. O público poderá visitar a exposição de 2ª a 6ª feira no horário de 9h a 21h, e no sábado e domingo, de 9h a 18h, no hall de exposições localizado no 2º andar da BNB.

A mostra é composta de 13 imagens onde o artista se propõe a debater sobre a sensibilidade, sob um prisma que enfoca a noção de lugar como parâmetro das possibilidades ou impossibilidades de diálogo, afastando-se dos lugares-comuns sugerindo cartografias cotidianas descobertas em uma arqueologia própria que abstrai do acúmulo das imagens que coleciona. As paisagens cotidianas, evidenciadas em ruínas, traduzem um olhar investigativo sobre a temática da delicadeza, entendida como um espaço de possibilidade ou impossibilidade do encontro entre pessoas. Esta exposição representa certa continuidade na temática da desconstrução dos corpos, mais explícita em Azul.

Márcio Oberlaender é artista plástico e trabalha com imagens para dizer "quem somos". Trabalha com fotografia desde os anos 70, e realiza exposições individuais e coletivas no País.

CORAÇÃO ENCOURAÇADO - Exposição de 13 imagens de 2,00x1,50m do artista plástico Márcio Oberlaender, com curadoria de Zenilton Miranda. Abertura em 18 de maio, 3ª feira, às 19h, no hall de Exposições da Biblioteca Nacional de Brasília, 2º andar. Visitação da exposição de 18/05 a 18/06, de 9h a 21h; sáb. e dom., de 9h a 18h. Entrada franca.

Fonte: http://www.bnb.df.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/item/411-bnb-sedia-exposição-fotográfica-coração-encouraçado

Fique de Olho... SESC Água Verde em maio

Quintas Literárias - ANE Associação Nacional de Escritores

A Associação Nacional de Escritores convida para a palestra Emílio de Meneses, um poeta satírico

que será proferida pelo escritor Luiz Carlos de Oliveira Cerqueira,
dia 20 de maio de 2010, quinta-feira, às 20 horas,
no Auditório da ANE (SEP SUL 707/907 – Bloco F).

Luiz Carlos de Oliveira Cerqueira nasceu em 28/1/1935, em Monte Serrat (município de Comendador Levy Gasparian – RJ).
Graduado em Geografia e Antropologia pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da Universidade do Rio de Janeiro. Possui curso de pós-graduação em Arqueologia e Solos (Museu Nacional da QBV-RJ).
Atuou 36 anos na área das telecomunicações, ingressando na antiga CTB, no Rio de Janeiro, e aposentando-se pela Telebrás, em Brasília. Lutou ardorosamente contra a privatização do sistema de telefonia no Brasil. Hoje, dedica-se ao colecionismo, à literatura e à música; e o seu maior orgulho é ser brasileiro.
Entidades a que pertence: Instituto da Poesia Internacional – Canoas (RS); Instituto Histórico e Geográfico do DF; Academia de Letras e Música do Brasil; Academia de Trovadores do DF; Instituto Cultural do Vale Catarinense; Associação Nacional de Escritores; Associação Filatélica e Numismática de Brasília; Associação Filatélica de Santa Catarina; Sociedade Philatelica Paulista; Academia Internacional de Cultura; Associação de Cartofilia do Rio de Janeiro; Casa do Poeta Brasileira – Seção Brasília; Academia de Letras e Artes do Planalto e a Sociedade Brasileira de Geografia (RJ).
Premiado em concursos literários. Partic. da Antologia acadêmica, 1990; Antologia acadêmica nacional, 1993; Mil poetas brasileiros, 1995, org. de Toni Carré ; Brasília: vida em poesia, 1966, org. de Ronaldo Alves Mousinho; Pensar em arte e arte no pensar, 1997, Univ. de S. Francisco (Bragança Paulista); São Francisco de Assis, 1998, Acad. de Letras dos Municípios do Rio Grande do Sul; Espejos de la palabra/Espelhos da palavra, 1999; Letras de Babel, 2001; Circulo de poesia 1, 2003, as três últimas da Bianchi Editores.

O Cinema como Reflexo da Sociedade Atual

19/05, quarta-feira, 20h

BARRIO
Fernando León de Aranoa, 1998, 98 minutos

Altos, desajeitados, companheiros de escola, Javi, Manu e Rai são, sobretudo, amigos. Os três dividem essa idade em que não se é homem nem criança, na qual se fala muito de garotas e muito pouco com elas. Dividem também a vida no bairro, o calor do verão e um montão de problemas. O primeiro é o próprio bairro, um bairro de grandes blocos de moradias sociais, de tijolo escuro e arquitetura impossível. Ali existem poucas coisas para fazer e, em agosto, menos ainda. O centro da cidade fica longe e é de difícil acesso, assim, os três amigos passam a maior parte do tempo no bairro. Porém, o tempo nos bairros passa mais devagar e, no verão, existe muito tempo livre. Bastante tempo para ocupar se metendo em confusões.

20/05, quinta-feira, 20h

MENSAKA
Salvador García, 1998, 105 minutos

Crônica sobre um grupo de jovens que terão suas vidas transformadas. Vivem em uma grande cidade e embora pertençam a classes sociais muito diferentes se encontram unidos, sem saber, por laços invisíveis que se tornarão cada vez mais estreitos até formar um mundo particular, muito menor do que imaginam.

21/05, sexta-feira, 20h

CARRETERAS SECUNDARIAS
Emilio Martínez Lázaro, 1997, 108 minutos

Lozano se considera um homem de negócios e sempre está idealizando novas maneiras de ganhar dinheiro. Junto a seu filho Felipe, que está prestes a cumprir quinze anos, viajam pela Espanha de 1974, em um carro Citroën, que é o único que possuem. Sua vida é um contínuo ir e vir por estradas secundárias. Os apartamentos por onde passam têm uma coisa em comum: estão situados em urbanizações costeiras, desoladas e inóspitas nos meses de baixa temporada. As praias solitárias no inverno são a paisagem que os olhos do jovem Felipe estão habituados. Porém, logo a dupla terá que se afastar do mar, o que acarretará uma drástica mudança de rumo em suas vidas.

22/05, sábado, 20h

LA VIDA SECRETA DE LAS PALABRAS
Isabel Coixet, 2005, 118 minutos

Um lugar isolado no meio do mar. Uma plataforma petrolífera, onde só trabalham homens, na qual ocorreu um acidente. Uma mulher solitária e misteriosa que tenta esquecer seu passado é levada à plataforma para que cuide de um homem que ficou cego temporariamente. Entre eles vai crescendo uma estranha intimidade, um vínculo cheio de segredos, verdades, mentiras, humor e dor, do qual nenhum dos dois vai sair ileso e que mudará suas vidas para sempre. Um filme sobre o peso do passado. Sobre o silêncio repentino que se produz antes das tormentas. Sobre vinte e cinco milhões de ondas, um cozinheiro espanhol e uma ave. E sobre todas as coisas, sobre o poder do amor inclusive nas mais terríveis circunstâncias.

23/05, domingo, 20h

EN LA CIUDAD
Cesc Gay, 2003, 110 minutos

Um grupo de amigos em uma grande cidade: Barcelona. Um percurso por cada uma de suas histórias não contadas, íntimas. Por seus sentimentos e desejos mais secretos. Por esse mundo sentimental que permanece oculto. A solidão, na cidade, em uma história coral e urbana.

Thursday, May 06, 2010

Novo selo editorial, quatro poetas, seis livros e um recital

Vitória, ES: Novo selo editorial, quatro poetas, seis livros e um recital

Seis livros de quatro poetas serão lançados no dia 20 de maio, às 19h, na Associação dos Docentes da UFES (ADUFES, Campus de Goiabeiras). O evento, com recital de poesia e piano e projeção de vídeos, marca a estréia da Aves de Água, nova iniciativa editorial voltada à publicação de literatura. Alexandre Moraes e Casé Lontra Marques lançam dois livros cada um (“A sequência de todos os passos” e “Preparação para o exercício da chuva”, de Moraes, e “A densidade do céu sobre a demolição” e “Saber o sol do esquecimento”, de Casé). Wladimir Cazé lança seu segundo trabalho, “Macromundo", e Alexander Nassau apresenta “O tempo da curva”, seu primeiro livro de poemas. A entrada é gratuita.

Links para os blogs dos livros, com poemas e textos críticos:

"A sequencia de todos os passos" (Confraria do Vento, 2009), de Alexandre Moraes
http://www.asequenciadetodosospassos.blogspot.com/

"A densidade do céu sobre a demolição" (Confraria do Vento, 2009), de Casé Lontra Marques
http://www.adensidadedoceusobreademolicao.blogspot.com/

"Macromundo" (Confraria do Vento, 2010), de Wladimir Cazé
http://www.wladimircaze.blogspot.com/

"Preparação para o exercício da chuva" (Aves de Água, 2010), de Alexandre Moraes
http://www.exerciciodachuva.blogspot.com/

"Saber o sol do esquecimento"(Aves de Água, 2010), de Casé Lontra Marques
http://www.saberosoldoesquecimento.blogspot.com/

"O tempo da curva"(Aves de Água, 2010), de Alexander Nassau
http://www.otempodacurva.blogspot.com/

Evento: recital de lançamento de livros dos poetas Alexandre Moraes, Casé Lontra Marques, Alexander Nassau e Wladimir Cazé
Quando: 20 de maio, às 19h
Onde: Associação dos Docentes da UFES (Av. Fernando Ferrari, 845, Campus de Goiabeiras)Quanto: Grátis
Informações: 27-8818-1144

Wednesday, May 05, 2010

Festival de Cinema Europeu


Começa na próxima quinta, dia 6 de maio, a Semana da Europa 2010. Com o tema “Unidade na Diversidade”, o evento está em sua sexta edição e tem o objetivo de promover a cultura europeia no Brasil, unindo diferentes manifestações culturais para celebrar o dia da Europa, comemorado em 9 de maio. A Semana da Europa é uma iniciativa da Eunic Brasil, da associação dos institutos culturais oficiais, das embaixadas de países da União Europeia, da Embaixada da Espanha no Brasil, no exercício da Presidência rotativa da União Europeia e conta com o apoio da Faculdade IESB.

Durante dez dias, haverá uma programação diversificada que inclui atividades esportivas, apresentações culturais, semana gastronômica e divulgação dos centros culturais europeus em Brasília. O destaque em 2009 foi a Corrida Europeia, que reuniu cerca de 1.500 atletas para percursos de 5 e 10 km. Os vencedores das provas feminina e masculina, além de um atleta sorteado, foram premiados com passagens aéreas para a Europa, oferecidas pela companhia TAP.

Neste ano, a corrida será no dia 9 de maio, saindo do Banco Central e percorrendo o Eixo Rodoviário Sul, com a mesma premiação. Os organizadores do evento promovem no sábado, dia 8, o Bazar Europeu, evento preparatório para a corrida, com extensa programação cultural, sorteio de brindes e bolsas parciais para os cursos de idioma dos institutos participantes. Durante o bazar, os atletas deverão retirar seus kits para participar da competição.

Programação

Para os que apreciam música clássica, haverá dois eventos gratuitos com apresentação da orquestra de músicos e coral em formação da Eunic, nos dias 9 e 11 de maio. Serão apresentadas composições musicais populares da música clássica europeia, além da 9ª Sinfonia de Beethoven, considerada Hino da Europa. Os eventos, que terão participação de quatro solistas europeus, tiveram apoio da EDP Energias do Brasil e da Volkswagen.

De 10 a 20 de maio, os organizadores da Semana promovem o Festival do Cinema Europeu, com o tema “A Cidade”. Serão várias sessões com exibição de filmes europeus, no Cine Brasília. A Alemanha estará presente com as produções "Die Sinfonie der Grossestadt" (12 de maio, às 16h) e "Berlin is in Germany" (17 de maio, às 21h). O evento é organizado pela Embaixada da Espanha e tem a curadoria do jornalista e crítico de cinema Professor Sérgio Moriconi.

Vários restaurantes de Brasília também participam da Sexta Semana da Europa. De 10 a 16 de maio, Servus, Fritz, Taberna do Infante, Conhills Café, Toujours e Gatto Nero vão oferecer pratos para promover a culinária da Europa. Cada um elegeu uma opção tradicional para o “Prato Semana da Europa”, que será vendido a preço promocional.

Confira outros detalhes da programação:

6 de maio
Espetáculo de dança "Pasión Flamenca - 10 anos de Eva Yerbabuena"
Sala Villa Lobos, Teatro Nacional Cláudio Santoro
Vendas: Teatro Nacional Claudio Santoro
R$ 140,00
Meia entrada: Estudante, Clube VIP, Doadores de alimentos (R$ 70,00)
20% desconto: flyer eletrônico/impresso promocional DellArte

7 de maio
Oficina de Flamenco com Eva Yerbabuena, Paco Jarana e Raul Dominguez
Espaço Cultural Instituto Cervantes
SEPS 707/907, conjunto D, Asa Sul
Entrada Franca. Retirar entradas na secretaria do Instituto Cervantes no dia 06/05 das 7h às 21h e no dia 07/05 das 7h às 14h.

8 de maio
Regata União Europeia
11h, no Clube Naval
8 de maio

Bazar Europeu
12h às 18h, na Cultura Inglesa (708 Sul)
*Entrega dos kits para os atletas

9 de maio
Corrida Europeia
Saída do Banco Central às 8h
Inscrição: lojas Free Corner, Quiosque da Saúde (Parque da Cidade) e pela internet, no site Corredor de Rua www.corredorderua.com.br - até o dia 05 de maio de 2010
Taxa: R$ 35

9 e 11 de maio
Concertos de Música Clássica
9 de maio, às 19h, ao lado do Museu Nacional da República – apresentação de peças musicais populares da música clássica europeia
11 de maio, às 20h, no Teatro Nacional Cláudio Santoro – apresentação da 9ª Sinfonia de Beethoven.

De 10 a 16 de maio
Exposição "O Caminho Europeu"
Fotos do Caminho de Santiago de Compostela, que percorre e integra todos os países europeus.
Instituto Cervantes (W5 Sul, EQS 707/907)
Visitação: Segunda a sexta, das 8 às 21h; Sábado, das 8 às 14h.

12 de maio
Mesa-redonda “Diálogos entre Europa e Brasil: Cultura e Cooperação”
19h, Instituto Cervantes

15 de maio
Dia de Portas abertas no Instituto Cervantes
A partir das 9h da manhã, espetáculo de danças espanholas, paella, livros sobre arte e cultura espanhóis, além de vídeos institucionais.

16 de maio
Confraternização Brasil-Europa
Jogo de futebol entre embaixadas da Europa e Palácio do Itamaraty, no Clube das Nações (times fechados)
Aberto ao público, entrada gratuita.

III Jornada Internacional de Mulheres Escritoras

Mulheres de Chico em Brasilia

Ilustres cidadãos de Brasília abraçam projeto de popularização da Poesia


Cristóvam Buarque, Giuliano (filho de Renato Russo), Mariana (neta de Cora Coralina),
Philippe Seabra (Plebe Rude) e Pipo (Os Melhores do Mundo) serão poetas por um dia

Quem imaginaria que ilustres cidadãos de Brasília ligados à música, ao teatro e até à política dividiriam um palco como poetas? Pois bem, esse inusitado encontro será realizado por uma causa nobre, a popularização da poesia.

Após a grande repercussão do projeto Sarau Sanitário.com, que levou mil cartazes com poesias ilustradas para banheiros públicos de todo o Distrito Federal e para deficientes visuais, será lançado um livro homônimo de maneira inusitada. Segundo a poeta Marina Mara, idealizadora do projeto: “O Sarau Sanitário.com nasceu para chamar a atenção do grande público para a poesia que é tida por muitos como elitista ou ultrapassada. Foi daí que surgiu a ideia de convidar não-poetas para declamar, mostrando que esse gênero literário pode e deve ser apreciado por qualquer pessoa e em qualquer local, inclusive no banheiro.” O projeto, que tem apoio do Fundo de Apoio à Cultura – FAC, ainda conta com o sítio www.sarausanitario.com no qual é possível baixar os cartazes do projeto, ler o livro e ainda ouvir os poemas gravados em áudio para os deficientes visuais. Cada poema tem o fundo musical de artistas de Brasília, que estão dando total apoio ao projeto.

No dia do evento serão exibidos curtas-metragens produzidos na periferia do DF com o apoio da Central Única das Favelas – CUFA. O poeta-rapper Gog, atualmente o maior representante da classe artística do DF, é um grande entusiasta do Sarau Sanitário.com e se apresentará no evento com declamação de suas poesias de cunho social. A ocasião também contará com uma exposição de telas de Clarice Gonçalves, uma jovem artista plástica de Taguatinga que vem despertando a atenção de outros países para sua arte, além do projeto Pipocando Poesia, da banda Fora de Si e do Lampiõez Interações Visuais, todos apoiadores do projeto.

Como palco do evento será montado um banheiro em meio ao público que receberá os “não-poetas” Cristóvam Buarque, Mariana Salles (neta de Cora Coralina), o filho do Renato Russo (Giuliano Manfredini), Phillipe Seabra (Plebe Rude) e Ricardo Pipo (Os Melhores do Mundo). O lançamento contará com a apresentação de humor e poesia de Marina Mara, porém, a parte mais emocionante do evento será a declamação do poema A vida em Braille, por Noeme, uma bela artista deficiente visual.

O livro, que já está disponível para leitura no www.sarausanitario.com, será oferecido por R$ 25,00 e o montante arrecadado servirá para viabilizar o lançamento do projeto em outros estados do Brasil.

Mais informações:
Marina Mara
Poeta e idealizadora do Sarau Sanitário.com
www.sarausanitario.com / 61 8215-3002