Friday, July 31, 2009

Poemação: dia 4 de agosto (terça-feira) - Um Sarau Videoliteromusical


A Biblioteca Nacional de Brasília abre as suas portas à poesia brasiliense, trazendo de volta o Poemação, projeto de grande sucesso da I Bienal Internacional de Poesia de Brasília, em 2008. Sob a coordenação dos poetas Marcos Freitas e Jorge Amâncio, o Sarau Videoliteromusical será aberto no dia 4 de agosto, 3ª feira, no auditório do 2º andar, apresentando George Durand com a poesia de Antonio Miranda; Ruiter Lima e Carlinhos Piauí com um recital poético-musical nordestino; Cristiane Sobral com a poesia negra; Marina Andrade com uma leitura musical de Augusto dos Anjos, e ainda Ivan Monteiro, Elias Daher, Meireluce Fernandes e Menezes y Morais.

O evento traz também as Rodas de Poesia, com duas atrações: o Sindicato dos Escritores do DF, com a celebração de 30 anos de existência e a posse da nova diretoria; e o Coletivo dos Poetas do DF, que volta ao palco sob a coordenação de Menezes y Morais. A programação do evento inclui a projeção de um vídeo de Fernando Camargos sobre a poesia de Antonio Miranda, e o relançamento dos livros O Resgate da Palavra: I Antologia do Sindicato do DF (Thesaurus, Brasília, 2009, organizador Elias Daher); Micro-Antologia Marcos Freitas (Série Escritores Brasileiros Contemporâneos, nº 44, O Livro na Rua, Ed. Thesaurus, 2008) e Staub und Schotter: Der Wind des Frühlings & die Brise des Herbstes (Ed. CBJE, Rio de Janeiro, 2008), de Marcos Freitas.

Programação do POEMAÇÃO Um Sarau Videoliteromusical

Abertura por Jorge Amâncio e Marcos Freitas
Música: George Durand
Poeta 1: Antonio Miranda em poesia e vídeo
Poesia na Roda: Sindicato dos Escritores do DF
Música e Poesia Matuta: Ruiter Lima e Carlinhos Piauí:
Poeta 2: Cristiane Sobral
Música e Poesia: Marina Andrade
Poeta 3: Ivan Monteiro
Poesia na Roda - Coletivo dos Poetas
Encerramento

Participantes deste 1º Poemação

Antonio Miranda – tem mais de 20 livros publicados, entre poesia, romance e peças de teatro e poemas traduzidos para o espanhol, francês, italiano, inglês, russo e grego. Nos anos 60 e 70 viveu e publicou em Buenos Aires, Caracas, Bogotá e Londres. Tu País Está Feliz, peça de teatro baseada em seus poemas, de 1971, foi vista em mais de 20 países, durante as três décadas que ficou em cartaz. Mantém uma enciclopédia de poesia iberoamericana no portal www.antoniomiranda.com.br e dirige a Biblioteca Nacional de Brasília.

Carlinhos Piauí e Ruiter Lima – Carlinhos Piauí é autor dos cds solo Conterrâneas (1999) e Estradas e Terreiro (2001) e participou dos CDs Português Divertido, com professores da FEDF, e Nós, com artistas da cidade. Está gravando um cd independente com o poeta Ruiter Lima, com quem divide o palco em Sertão de cabo a rabo, recital de poesia matuta e música de raiz nordestina.

Cristiane Sobral – poeta, arte-educadora e atriz, integrante do grupo Oi Poema, publicou prosa e poesia nos Cadernos Negros, Black Notebooks e Cadernos Negros Três Décadas, e pela Editora Moderna, em 2004, na Antologia Histórica da Poesia Negra Brasileira. Fundou em 1999 o grupo Cabeça Feita, cujos espetáculos pretendem redimensionar a personagem negra e a estética negra em cena.

Elias Daher - presidente do Sindicato dos Escritores do DF, tem seis livros publicados, entre eles Fernando Pessoa (Editora Protexto, 2008) e é o organizador da 1ª Antologia do Sindicato dos Escritores – O Resgate da Palavra.

George Durand - Compositor e intérprete, gravou os cds solo George Durand (1998); Limiar (2002) e Quatro Elementos (2007). Está em Brasília desde os anos 90. Estudou violão clássico, violão popular e teoria musical na Escola de Música de Brasília.

Ivan Monteiro – integrante do Coletivo de Poetas, é um recitador por excelência e como tal participou do filme Entre Eixos e Ilhas, de Neto Borges.

Marina Andrade – compositora e intérprete, musicou poemas de Cecília Meireles, Bandeira, Drummond, Fernando Pessoa e Augusto dos Anjos, e dos brasilienses Jorge Amâncio, Gelly Fritta, Nicolas Behr e Menezes y Morais. Em 2007 lançou o cd Versos Íntimos, com versões em blues, pop e folk dos poemas de Augusto dos Anjos.

Meireluce Fernandes - Vice-presidente do Sindicato dos Escritores do DF, publicou seis livros nos gêneros romance, poesia, contos e técnico.

Menezes y Morais – publicou nove livros de poesia, de 1975 a 2005, e lançou Na Micropiscina da Lágrima Feliz, em 1999. É o criador do Coletivo de Poetas.

Os coordenadores - Jorge Amâncio estreou como poeta no jornal Raça, do Movimento Negro Unificado (anos 80), tem poemas em dezenas de antologias e publicou Negrojorgen (Thesaurus, 2007). Marcos Freitas tem oito livros publicados, participa de mais de 20 antologias e é editor da revista eletrônica emverso&pros@ (http://emversoeprosa.blogspot.com) e da coluna Verdeveredas (http://www.45graus.com.br/verdeveredas).

POEMAÇÃO UM SARAU VIDEOLITEROMUSICAL – No auditório da Biblioteca Nacional de Brasília. Abertura em 4 de agosto, às 19h. Entrada franca.

Biblioteca Nacional de Brasília
BNBcomunica / Assessoria de Imprensa
55 61 3325-6257 Ramal 107 / 109
Visite http://www.bnb.df.gov.br
http://www.bipbrasilia.unb.br

Tuesday, July 28, 2009

Paulo José Cunha lança "Perfume de Resedá"


O jornalista professor e escritor piauiense Paulo José Cunha estará autrografando na próxima quarta-feira (29/07) em Teresina: ''Perfume de resedá''. Segundo ele, o livro é um memorial poético que levou 24 anos para ficar pronto e que se passa no tempo mágico da infância, quando os meninos ainda sabiam andar sobre as nuvens...

Paulo foi repórter de O Globo, Jornal do Brasil e Rede Globo de Televisão. É diretor de documentários e comerciais de TV. É Professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília e Diretor do CPCE - Centro de Produção de Televisão e Cinema da UnB. É o Editor-chefe do programa radiofônico “Escola Brasil”, voltado para a educação fundamental, veiculado para todo o país, particularmente para a região amazônica, pela Rádio Nacional Brasília e pela Rádio Nacional da Amazônia.

Paulo também é autor da coluna semanal “Telejornalismo em Close”, publicada em cerca de 60 jornais brasileiros e em 10 sites, inclusive no exterior.

Fonte:http://www.cabecadecuia.com/ligeirobala/2009-07-22/paulo-jose-cunha-lanca-perfume-de-reseda-em-teresina-51439.html

Sergio Leo lança o livro Mentiras do Rio

Bate-papo literário com Luiz Ruffato


Bate-papo literário com Luiz Ruffato
Por Francisca Azevedo
27 de julho de 2009

Luiz Ruffato na agenda cultural nesta quinta-feira (30/07)

O escritor mineiro, Luiz Ruffato, é o convidado especial do Projeto Encontro com Escritores desta quinta-feira (30) para bate-papo literário no Açougue Cultural T-Bone. O escritor falará sobre seu mais recente livro, VISTA PARCIAL DA NOITE, terceiro volume da série Inferno Provisório, iniciada com Mamma, son tanto felice e O mundo inimigo, publicado Record. A noite terá ainda lançamento literário da escritora brasiliense Camila Oliveira e apresentação musical de Juca Du Kassay. O evento começa às 20 horas.

Bate-papo literário:
Um mosaico, onde as peças fazem sentido se vistas isoladamente e podem ganhar outras possibilidades de leitura, se vistas em conjunto. Assim é definido pelo escritor Luiz Ruffato, VISTA PARCIAL DA NOITE. Terceiro volume da série Inferno Provisório, iniciada com Mamma, son tanto felice e O mundo inimigo, a obra dá prosseguimento à história de uma comunidade de imigrantes italianos e seus descendentes no interior de Minas Gerais.

O cenário das narrativas que compõem o romance é a mesma cidade de Cataguases feita de palavras, tendo o Beco do Zé Pinto como eixo aglutinador de fatos e de personagens. Os primeiros volumes propiciaram uma expansão dos limites desse corajoso mapa literário, pois nos aproximamos de modo mais detalhado das raízes italianas desses habitantes e da tensa rede de relações pessoais e familiares. Agora, Ruffato propõe um mergulho em profundidade, penetrando numa espécie de tridimensionalidade do panorama social que ele parece ser impelido a relatar. Ao tocar camadas mais profundas, temos acesso a segredos familiares e sociais, que um observador de passagem não teria condições de captar: um universo sigiloso marcado pela extrema violência.

Em diálogo com já longa tradição da ruptura dos gêneros literários, Ruffato continua a nos apresentar um romance em processo, a partir do recurso da montagem de peças, possivelmente móveis. O sentido surge no estabelecimento de relações entre esses artefatos literários.

Em VISTA PARCIAL DA NOITE intensifica-se o processo de degradação dos personagens; o Inferno Provisório parece tornar-se mais explícito para seus ocupantes. Ruffato ressalta que isso deve-se à constatação de que “o que vivemos hoje é um desdobramento ‘natural’ do que não construímos ontem. A violência gratuita e as relações superficiais que imperam na sociedade hoje já estavam presentes, ‘adormecidas’, na sociedade de ontem”.

Dono de uma apuradíssima arquitetura literária, que faz dele um dos melhores autores de sua geração, Ruffato constrói seu texto com tintas políticas fortes. “A nossa é a sociedade sem planejamento. As histórias refletem apenas o absoluto desprezo que votam nossos governantes à construção de uma nação”.

Sobre o autor:
Luiz Ruffato nasceu em Cataguases (MG) em 1961. Publicou: Histórias de remorsos e rancores (histórias, 1998); Os sobreviventes (histórias, 2000), Menção Especial do Prêmio Casa de las Américas –; Eles eram muitos cavalos (romance, 2001), vencedor do Prêmio APCA de melhor romance de 2001 e Prêmio Machado de Assis de Narrativa, da Fundação Biblioteca Nacional; Come tanti cavalli (Milano, Bevivino Editore, 2003); Tant et tant de chevaux (Paris, Éditions Métailié, 2005); Eles eram muitos cavalos (Espinho, Quadrante, 2006); As máscaras singulares (poemas, 2002); Os ases de Cataguases (ensaio, 2002); Mamma, son tanto felice (Inferno Provisório – Volume I romance, 2005) e O mundo inimigo (Inferno Provisório – Volume II romance, 2005), ambos vencedores do Prêmio APCA de melhor ficção de 2005.

Lançamento literário:“AMIGOS E AMORES, UMA VIDA ADOLESCENTE” da escritora Camila Oliveira. Terceiro livro da escritora editado pela Câmara Brasileira dos jovens escritores no Rio de Janeiro.

Apresentação musical:
Show de Juca Du Kassay - Compositor e interprete de música brasileira, tem participado como músico convidado de diversos Shows populares no Brasil e no exterior: Casa da Espanha-DF; Estação de Rádio da Universidade de Wyoming (EUA); Sentenial Festival 2005 em Wyoming (EUA), entre outros. Obteve merecido reconhecimento em sua participação no festival de canções “Ismar Barreto”, realizado pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese) em 2006. Atualmente tem se dedicado ao estudo do folclore e a influências afro na cultura brasileira.

Apresentação:
Mímico Miquéias Paz

Informações:
Luiz Ruffato: luizruffato@superig.com.brEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
Camila Oliveira: 9981-3547
Juca Du Kassay: 9614-8528
Francisca Azevedo: 8432-3669

Data: 30/07
Horário: 20 horas
Local: Açougue Cultural T-Bone: SCLN 312 Bl B Lj 27 Brasília-DF
Tel: (61) 3274-1665
ENTRADA FRANCA

Monday, July 20, 2009

Poemação volta à cena na Biblioteca Nacional


Poemação volta à cena na Biblioteca Nacional com a poesia brasiliense
Um Sarau Videoliteromusical inaugura o projeto no dia 4 de agosto

A Biblioteca Nacional de Brasília abre as suas portas à poesia brasiliense, trazendo de volta o Poemação, projeto de grande sucesso da I Bienal Internacional de Poesia de Brasília, em 2008. Sob a coordenação dos poetas Marcos Freitas e Jorge Amâncio, o Sarau Videoliteromusical será aberto no dia 4 de agosto, 3ª feira, no auditório do 2º andar, apresentando George Durand com a poesia de Antonio Miranda; Ruiter Lima e Carlinhos Piauí com um recital poético-musical nordestino; Cristiane Sobral com a poesia negra; Marina Andrade com uma leitura musical de Augusto dos Anjos, e ainda Ivan Monteiro, Elias Daher, Meireluce Fernandes e Menezes y Morais.

O evento traz também as Rodas de Poesia, com duas atrações: o Sindicato dos Escritores do DF, com a celebração de 30 anos de existência e a posse da nova diretoria; e o Coletivo dos Poetas do DF, que volta ao palco sob a coordenação de Menezes y Morais. A programação do evento inclui a projeção de um vídeo de Fernando Camargos sobre a poesia de Antonio Miranda, e o relançamento dos livros O Resgate da Palavra: I Antologia do Sindicato do DF (Thesaurus, Brasília, 2009, organizador Elias Daher); Micro-Antologia Marcos Freitas (Série Escritores Brasileiros Contemporâneos, nº 44, O Livro na Rua, Ed. Thesaurus, 2008) e Staub und Schotter: Der Wind des Frühlings & die Brise des Herbstes (Ed. CBJE, Rio de Janeiro, 2008), de Marcos Freitas.


Programação do POEMAÇÃO Um Sarau Videoliteromusical

Abertura por Jorge Amâncio e Marcos Freitas
Música: George Durand
Poeta 1: Antonio Miranda em poesia e vídeo
Poesia na Roda: Sindicato dos Escritores do DF
Música e Poesia Matuta: Ruiter Lima e Carlinhos Piauí:
Poeta 2: Cristiane Sobral
Música e Poesia: Marina Andrade
Poeta 3: Ivan Monteiro
Poesia na Roda - Coletivo dos Poetas
Encerramento

Participantes deste 1º Poemação

Antonio Miranda – tem mais de 20 livros publicados, entre poesia, romance e peças de teatro e poemas traduzidos para o espanhol, francês, italiano, inglês, russo e grego. Nos anos 60 e 70 viveu e publicou em Buenos Aires, Caracas, Bogotá e Londres. Tu País Está Feliz, peça de teatro baseada em seus poemas, de 1971, foi vista em mais de 20 países, durante as três décadas que ficou em cartaz. Mantém uma enciclopédia de poesia iberoamericana no portal www.antoniomiranda.com.br e dirige a Biblioteca Nacional de Brasília.

Carlinhos Piauí e Ruiter Lima – Carlinhos Piauí é autor dos cds solo Conterrâneas (1999) e Estradas e Terreiro (2001) e participou dos CDs Português Divertido, com professores da FEDF, e Nós, com artistas da cidade. Está gravando um cd independente com o poeta Ruiter Lima, com quem divide o palco em Sertão de cabo a rabo, recital de poesia matuta e música de raiz nordestina.

Cristiane Sobral – poeta, arte-educadora e atriz, integrante do grupo Oi Poema, publicou prosa e poesia nos Cadernos Negros, Black Notebooks e Cadernos Negros Três Décadas, e pela Editora Moderna, em 2004, na Antologia Histórica da Poesia Negra Brasileira. Fundou em 1999 o grupo Cabeça Feita, cujos espetáculos pretendem redimensionar a personagem negra e a estética negra em cena.

Elias Daher - presidente do Sindicato dos Escritores do DF, tem seis livros publicados, entre eles Fernando Pessoa (Editora Protexto, 2008) e é o organizador da 1ª Antologia do Sindicato dos Escritores – O Resgate da Palavra.

George Durand - Compositor e intérprete, gravou os cds solo George Durand (1998); Limiar (2002) e Quatro Elementos (2007). Está em Brasília desde os anos 90. Estudou violão clássico, violão popular e teoria musical na Escola de Música de Brasília.

Ivan Monteiro – integrante do Coletivo de Poetas, é um recitador por excelência e como tal participou do filme Entre Eixos e Ilhas, de Neto Borges.

Marina Andrade – compositora e intérprete, musicou poemas de Cecília Meireles, Bandeira, Drummond, Fernando Pessoa e Augusto dos Anjos, e dos brasilienses Jorge Amâncio, Gelly Fritta, Nicolas Behr e Menezes y Morais. Em 2007 lançou o cd Versos Íntimos, com versões em blues, pop e folk dos poemas de Augusto dos Anjos.

Meireluce Fernandes - Vice-presidente do Sindicato dos Escritores do DF, publicou seis livros nos gêneros romance, poesia, contos e técnico.

Menezes y Morais – publicou nove livros de poesia, de 1975 a 2005, e lançou Na Micropiscina da Lágrima Feliz, em 1999. É o criador do Coletivo de Poetas.

Os coordenadores - Jorge Amâncio estreou como poeta no jornal Raça, do Movimento Negro Unificado (anos 80), tem poemas em dezenas de antologias e publicou Negrojorgen (Thesaurus, 2007). Marcos Freitas tem oito livros publicados, participa de mais de 20 antologias e é editor da revista eletrônica emverso&pros@ (http://emversoeprosa.blogspot.com) e da coluna Verdeveredas (http://www.45graus.com.br/verdeveredas).

POEMAÇÃO UM SARAU VIDEOLITEROMUSICAL – No auditório da Biblioteca Nacional de Brasília. Abertura em 4 de agosto, às 19h. Entrada franca.

Friday, July 17, 2009

Patricia Mellodi em Brasilia











Mais sobre Patricia Mellodi: www.patriciamellodi.com

Tuesday, July 14, 2009

Conexão Quioto - Quiosque do Ivan


CONEXÃO QUIOTO – QUIOSQUE DO IVAN

Para Luis Turiba e Paco Cac (Curto-Circuito de Poesia)

pegou o Buson
e Bashô no CONIC
para declamar seus poemas

Marcos Freitas.


Mais Informações:

Yosa Buson, or Yosa no Buson (与謝蕪村, 1716 – December 25, 1783)
http://en.wikipedia.org/wiki/Yosa_Buson

Matsuo Bashō (松尾 芭蕉?, 1644 – November 28, 1694)
http://en.wikipedia.org/wiki/Matsuo_Bash%C5%8D

Monday, July 13, 2009

Show “Cuba é Aqui” com Marcio Bomfim, Rodrigo Vivar e Jorge Macarrão

Nesta quarta, dia 15, show “Cuba é aqui” com canções de "latino-america", no Feitiço Mineiro (306 Norte), Brasília-DF.
Marcio Bomfim, o cantor chileno Rodrigo Vivar e o percussionista Jorge Macarrão apresentarão repertório, com músicas da nova trova cubana, Buena Vista, e também canções de Violeta Parra (chilena), Mercedes Sosa (argentina), andinas em geral, mexicanas, y otras cositas más. Horário: 21h30 (cerca de duas horas de show).

Wednesday, July 08, 2009

Bastidores da FLIP 2009 - Parte 4/4

Bastidores da FLIP 2009 - Parte 3/4

Bastidores da FLIP 2009 - Parte 2/4

Bastidores da FLIP 2009 - Parte 1/4

Conexão Budapeste - Brasília: entre Tradição e Modernidade


Fotógrafo:
Tamás Hári, nascido em 27 de agosto de 1982 em Budapeste, Hungria, vive há três anos na Alemanha, onde trabalha como fotógrafo e bailarino na Companhia de Ballet do Theater Nordhausen. Em seu trabalho como fotógrafo, busca mostrar a imagem através de um novo ângulo, um novo olhar. Seja em fotos de produções artísticas, sobre um palco ou simplesmente de cenas cotidianas, sempre busca mostrar o mundo sob um olhar diferenciado. Suas fotos já foram expostas e publicadas na Hungria e na Alemanha. Esteve no Brasil pela primeira vez em abril de 2008. Inspirado por esta visita, nasceu o desejo de expressar a diversidade cultural entre Brasil e Hungria através de sua arte. Tem grande interesse pelo Brasil e pela cultura brasileira.

EXPOSIÇÕES:
Conexão Budapeste - Brasília: entre Tradição e Modernidade
Budapeste e Brasília: duas capitais internacionais. Duas cidades tombadas pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Dois importantes centros políticos, econômicos e culturais.

De um lado, tradição e a história de Budapest, a capital da Hungria. Uma importante cidade Européia nascida em 1873 e que, durante inúmeras vezes, foi destruída, porém sempre se reergueu, tornando-se ainda maior e mais imponente. De outro lado, a modernidade de Brasília, a cidade planejada, em 1960 inaugurada, como a nova capital do Brasil. Sua estrutura singular e sua moderna arquitetura a tornam uma cidade ímpar no mundo. As lentes de Tamás Hári nos transportam em uma viagem entre estes dois mundos, onde o Tradicional se conecta ao Moderno e cada lugar no mundo se torna único.

Momentos em Movimento
Dançar é expressar com o corpo o que as palavras não podem dizer. É um vibrar de impulsos e sentimentos que, a cada movimento pensado e ensaiado cuidadosamente, transmite em um só momento uma eternidade de emoções. A Dança é uma sucessão de movimentos, enquanto uma fotografia é a reprodução de um momento singular.
O fotógrafo e também bailarino Támas Hári dedica-se a incorporar o movimento da dança em suas fotos e a realizar a aparente impossível tarefa de capturar em apenas um momento, o movimento infinito.

Wednesday, July 01, 2009

Temas de Engenharia Civil - Livro de Anísio Meneses Filho

Este livro apresenta 348 questões comentadas de Engenharia Civil, abrangendo os temas mais explorados nos concursos públicos nessa área. Em linguagem simples e objetiva, ele condensa uma ampla gama de assuntos técnicos, permitindo uma eficaz revisão e atualização do conteúdo básico desenvolvido nas escolas de engenharia.

Este trabalho vem preencher uma lacuna há muito sentido no mercado editorial brasileiro: um livro com abordagem objetiva, criteriosamente elaborado, visando à preparação de candidatos nos certames de conhecimentos específicos. Constitui, assim, uma ferramenta de otimização do esforço dos concursandos.

O conteúdo do curso de graduação em Engenharia Civil é aqui apresentado na forma de questões comentadas, com fartas ilustrações. Os temas estão selecionados com base no nível de aprofundamento e na frequência com que cobrados nos exames aplicados, no Brasil, pelas melhores e mais acreditadas instituições de recrutamento.

Sobre o autor
Anísio de Sousa Meneses Filho, MSc. Engenheiro Civil (UFPI, 1986), mestre em Recursos Hídricos (UFC, 1991), pós-graduado em Informática (UFC, 1996), doutorando em Saneamento Ambiental (UFRGS). Pesquisador na área de planejamento urbano e saneamento ambiental. Consultor em Hidrologia. Ex-professor de Física em colégio da rede particular de Fortaleza. Ex-professor do Departamento de Física e Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Engenheiro do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região. Autor dos livros didáticos Mecânica Básica e Termodinâmica – Aspectos Fundamentais.

Apresentação
Este trabalho pretende contribuir com a preparação de engenheiros civis candidatos em concursos na sua específica área de conhecimentos.
Na última década, muitas vagas têm sido ofertadas, notadamente no serviço público, na área de Engenharia Civil. Há uma tendência bastante animadora de crescimento, nos anos vindouros, dessa demanda por engenheiros. Ao tempo em que a economia se expande, a estrutura do estado se amplia e mais e mais engenheiros estarão sendo recrutados – e deles se exigirá competência, calcada numa sólida formação teórica.
Os certames de seleção, quase sempre, são de elevada concorrência e as provas muito abrangentes, desafiando o candidato a estabelecer uma estratégia de preparação proveitosa num cenário em que se conflitam a exiguidade do tempo e a vastidão da matéria exigida. O extenso conteúdo programático dos exames contempla praticamente toda a ementa do curso de graduação de, no mínimo, cinco anos de intenso estudo.
Entre os engenheiros-candidatos, podemos identificar dois grupos: o daqueles recentemente egressos das Universidades, com muito conteúdo teórico, mas com ainda pouca vivência prática; e o daqueles que, após a graduação, buscaram uma especialização e se encaminharam para um domínio aprofundado de parte do conteúdo, afastando-se das demais áreas de sua formação básica. Este livro pretende ser útil a ambos os grupos. Ele, bem possivelmente, não apresenta nenhuma matéria nova: todos os assuntos abordados já foram, em algum momento, estudados pelo leitor, o que permitirá uma revisão rápida, segura e eficaz da matéria.
Foram desenvolvidas 348 questões, varrendo amplamente o conteúdo explorado na maioria dos certames. Os temas estão separados (ao todo, são 14 temas macro) e as questões concatenadas para atender a necessidade de uma leitura rápida e abrangente. Todas as questões se referenciam pelo seu conteúdo essencial na lista que antecede ao primeiro capítulo.
Os assuntos foram selecionados com base na frequência com que vêm sendo cobrados nos exames aplicados no Brasil, nos últimos dez anos, pelas melhores e mais acreditadas instituições de recrutamento. Procuramos sistematizar o trabalho a partir dos programas dos editais e do nível de aprofundamento de fato exigido nas provas. Tivemos o cuidado de reunir o maior número de questões atinentes aos temas mais explorados, de modo a otimizar o esforço do candidato-leitor.
O nível das questões é compatível com as mais exigentes provas de seleção. Encontramos, aqui, desde as questões básicas, de enfoque conceitual e interpretativo, até algumas de aplicação e cálculo.
Os comentários não se limitam à resposta direta e imediata – procuram, sempre que possível, ir além de mera justificativa de resposta. Buscam, ainda, estimular o leitor a uma visão sistêmica e integrada do conteúdo. Com o comentário de cada questão, o leitor estará habilitado a responder acertadamente a diversas outras que envolvam aquele tema.
Recomendamos que este livro seja explorado com afinco, procurando o leitor responder sozinho às questões apresentadas e, somente após, recorrer à explanação que segue.
O leitor não pode olvidar a necessidade de, a cada assunto, lançar mão de outras fontes de consulta. É oportuno enfatizar que este livro não supre a demanda integral do processo de preparação dos candidatos aos exames de conhecimento específico. Constitui, sim, uma ferramenta adicional, caracterizada pela síntese e objetividade – e, por isso mesmo, limitada em termos de profundidade de exploração do tema.
Ao final do trabalho, está listada a bibliografia que merece ser habitualmente consultada, incluindo-se aí as normas técnicas referidas ao longo do texto.
Todas as questões foram elaboradas pelo autor, sob inspiração e, às vezes, à semelhança daquelas encontradas nas provas de concurso. Cuidado e atenção foram dedicados a cada parte deste trabalho; isso, porém, não afasta a possibilidade de erros e impropriedades – nesse caso, agradeceremos sobremaneira a comunicação ao autor, para a cabível análise e os devidos ajustes nas edições futuras.
O autor deseja ter contato com todos aqueles que vierem a fazer uso deste material, a fim de poder aferir a clareza de abordagem dos temas, a pertinência do conteúdo, as lacunas eventuais e, sobretudo, o aproveitamento dos leitores. Isso pode ser feito através do seu endereço eletrônico. Todos os comentários, críticas e sugestões serão bem-vindos e servirão para o aprimoramento futuro, aproximando cada vez mais o fruto do esforço da meta que o motivou.
Que seja este trabalho útil aos colegas engenheiros civis, nesta fase tão importante de ingresso no mercado-de-trabalho ou de avanço profissional.

Anísio de Sousa Meneses Filho
anisiomeneses@secrel.com.br

Capoeuropa 2009


















"Grande é meu mestre, pequeno sou eu"

Capoeira Angola: 10 anos do Grupo NZambi
























mais informações: http://nzambiangola.blogspot.com/