Friday, March 27, 2009

Manassés, Zelito Passos e Clodo Ferreira no Di Girotto Park

Giovani Iemini lança o "pulp" policial Mão Branca


contracapa

Preparado para encarar o veneno? No mundo cão de Giovani Iemini, a mão branca do narrador não perdoa, mata. Vingativo, implacável. Palavra encadeada como antídoto contra as mazelas de uma sociedade assustadoramente desigual. Este livro faz um painel nada gentil de uma ilha da fantasia transformada em retângulo representativo da tragédia brasileira. Se você ainda tem esperança, perca a inocência de vez. A literatura é feita de sangue, armada por uma voz simples apenas na aparência. A mão, sempre motorizada, oferece justiça. Perambula por cidades de danação. E o leitor dispara rumo a um universo onde os inocentes não têm vez, lugar mais perto do que podemos imaginar. E aí, vai encarar?

por Sérgio de Sá

http://www.maobranca.bardoescritor.net/

Thursday, March 26, 2009

Violeiro Chico Lobo é a atração do Açougue Cultural T-Bone

26/03/2009
Violeiro Chico Lobo é a atração do Açougue Cultural T-Bone

Do Correiobraziliense.com.br


O projeto Quintas Culturais T-Bone movimenta a 312 norte nesta noite. O cantor e compositor mineiro Chico Lobo, considerado pela crítica um dos mais ativos violeiros do Brasil, apresenta o espetáculo Viola Popular Brasileira . Folias, catiras e modas de violas estão no show que faz um resumo das duas décadas de carreira do artista.

Alm de música, tem também um bate-papo literário com os autores Luiz Ricardo Magalhães e Robson Eleutério, que lançam o livro Estrada Geral do Serto Na Rota das Nascentes. A obra mostra como se deu a ocupação de Brasília desde os primeiros habitantes. Marcos Freitas também lança um trabalho. Trata-se de Staub und Schotter: der Wind des Frühlings & die Brises des Herbstes, coletânea de poemas escritos em várias línguas. A animação da noite fica por conta do mímico Miquéias Paz. O evento, com entradra franca e classificação indicativa livre, tem início às 20h.

http://divirta-se.correioweb.com.br/materias.htm?materia=6638&secao=Programe-se&data=20090326

Saturday, March 21, 2009

Marcos Freitas e Chico Lobo no Projeto Quintas Culturais



Por Francisca Azevedo
20 de março de 2009

Bate-papo literário

Foto: CHICO LOBO por Kika Antunes CD “No Braço Dessa Viola”

Em comemoração aos cinco anos de lançamento de seu primeiro livro “A Vida Sente a Si Mesma” (Ed. Gráfica Ibiapina, Teresina, 2003) e ao ingresso do autor na Associação Nacional de Escritores – ANE, o poeta Marcos Freitas apresentará no Açougue T-Bone seu oitavo livro de literatura “Staub und Schotter: Der Wind des Frühlings & die Brise des Herbstes”, pela Editora CBJE, uma coletânea de poemas escritos em diversas línguas, durante a estadia do autor no exterior (1991 a 1996).

A programação cultural desta quinta-feira, 26/03, do Açougue T-Bone terá a participação do violeiro mineiro Chico Lobo com o espetáculo “Viola Popular Brasileira”. No show, Chico apresentará uma síntese de mais de duas décadas de carreira, por onde desfilam: folias, catiras, lundus, reisados, modas de viola, cateretês entre outros ritmos. O músico se apresentará ao lado do percussionista José Carlos Ferreira. Além disso, a noite terá ainda bate-papo literário com os escritores Marcos Freitas e Robson Eleutério. Sempre às 20 horas, com entrada franca!

Música Regional Brasileira

Chico Lobo é considerado pela crítica, um dos mais ativos e efetivos violeiros do cenário nacional no processo de popularização da tradição da música regional brasileira. Músico consciente está na vanguarda da preservação dos costumes populares. Afirmando-os através do contato junto às culturas de outros povos. Nascido entre folias e serestas em São João Del Rei, eleita Capital Brasileira da Cultura em 2007 (cujo jingle oficial é de sua autoria), solta a voz na TV, no rádio e nos importantes palcos do Brasil e do Mundo como: Canecão (RJ), Grande Teatro do Palácio das Artes (BH), Memorial da América Latina (SP), Itália, Canadá, Chile, Portugal, entre outros. Segundo o jornalista e antropólogo português João Matias (Diário do Alentejo | Beja), Chico Lobo é “um compositor e executante sublime. Tem uma presença de palco cativante, transportando para os espetáculos o ambiente de festa e celebração que caracteriza o contexto social caipira”. O artista mantém, desde 2003, coluna fixa na revista “Viola Caipira”. Idealizou e apresentou por 3 anos o programa "O Canto da Viola", pela Rádio Inconfidência. Há mais de 8 anos idealizou ao lado de Pena Branca (da antiga dupla Pena Branca e Xavantinho), o espetáculo “Encontro de Raízes” que tem viajado por todo Brasil, para levar ao público dois violeiros, dois cantadores de diferentes gerações. Mas que bebem da mesma fonte: a cultura regional brasileira.

Com a viola na mão canta suas raízes, conectadas com a atualidade: folias, congados, catiras, modas, cateretês e tantos ritmos mais. Em 1985 foi “levantado” Guarda Coroa no congado de Dona Efigênia (bairro Renascença, BH). Depois passou a Guardião, na Ordem de Santo Antônio de Pádua (bairro Jaraguá, BH). Recebeu em 2004, em sua cidade natal, o título de Embaixador do Divino Espírito Santo.

Profissional inquieto, Chico Lobo, já lançou vários CDs e um DVD. Todos resultados de uma longa e fértil carreira artística. Seu CD de estréia, “No Braço Dessa Viola”, foi finalista ao Prêmio Sharp 97 – que despertou o interesse da imprensa e rendeu-lhe uma temporada de 47 dias pela Itália.
Sempre atento em descobrir novos valores, o artista idealizou e apresenta desde 2003 o Programa de TV “Viola Brasil”, de grande audiência, que vai ao ar pela TV Horizonte (BH) e é retransmitido pelas TVs: Campos de Minas, Cultura de Sabará e Nazaré de Belém do Pará.

Suas músicas e toques de viola têm sido utilizados em diversos programas de TV como “Me Leva Brasil”, “Globo Rural” e novelas como “América” da Rede Globo e “Bicho-do-Mato” da Record. Chico Lobo é considerado por Tárik de Souza (Jornal do Brasil), um violeiro de estirpe, mestre das notas choradas. E, segundo o crítico Marco Frenetti (Revista Bravo), um compositor que cria obras que destroem qualquer preconceito musical. Em 2007 foi o Diretor Musical do Espetáculo Multicultural da EnRede (Rede Internacional de Municípios pela Cultura, intitulado “O Homem que À Terra Canta”, no IV Encontro de Culturas de Serpa (Portugal); no 1º Encontro Internacional da Rede dos Municípios pela Cultura em São João Del Rei. E em 2008, nas cidades portuguesas de Vila Nova de São Bento (no dia do trabalhador) e em Almodóvar.Todos marcados pela reunião de artistas de Portugal, Brasil, Espanha e Cabo Verde. Ainda em 2008, lançou no Brasil e em Portugal o Cd internacional "Encontro de Violas - Viola Campaniça e Viola Caipira" ao lado do violeiro português Pedro Mestre. O que é o 1º registro no mundo do encontro entre as violas "mãe e filha". Nele se demonstra como é possível a partilha entre os povos - sem uma cultura se sobrepor a outra. Esses encontros, interculturais, dão novos horizontes aos instrumentos tradicionais, emocionam antigos apreciadores e entusiasmam o público jovem.

Espetáculo "Viola Popular Brasileira"

Chico Lobo em seu espetáculo “Viola Popular Brasileira”, apresenta uma síntese de mais de duas décadas de carreira, por onde desfilam: folias, catiras, lundus, reisados, modas de viola, cateretês entre outros ritmos. Além de prosa e causos que cativam, da infância à “melhor idade”. Um espetáculo envolvente que leva a participação do público. E ao sentimento de se ter orgulho de ser caipira, sem preconceitos. E com muita identidade cultural. “Como os mestres nos ensinaram, peço licença a vocês donos da casa... E os convido a unir nossas vozes em uma só cantoria certeira...” (Chico Lobo).

Estrada Geral do Sertão - Na Rota das Nascentes, de autoria de Luiz Ricardo Magalhães e Robson Eleutério.

Apresentação:
Mímico Miquéias Paz

Informações:
Assessora de Imprensa: Francisca Azevedo 61- 8432-3669
Site do Chico Lobo: http://www.chicolobo.com.br/
Data: 26/03
Horário: 20 horas
Local: Açougue Cultural T-Bone: SCLN 312 Bl B Lj 27 Brasília-DF
Tel: (61) 3274-1665
ENTRADA FRANCA

Thursday, March 19, 2009

Exposição: Cerrado, imagem e poesia


Na exposição “Cerrado, Imagem e Poesia”, de Humberto Pellizzaro, fotógrafo e ecologista, o autor utiliza as imagens como forma de sensibilizar a sociedade para o grave problema da devastação ambiental. Nascido no Rio de Janeiro, Humberto radicou-se em Brasília desde a construção da cidade, quando conviveu com os candangos nos acampamentos de casas de madeira. Praticante de montanhismo; começou a fotografar em viagens pelos Andes. Posteriormente, focou a sua câmera nas coisas do cerrado, bioma cheio de riquezas e segredos, mas ameaçado de extinção. A beleza da fotografia também o inspira a escrever poemas, com os quais enriquece suas imagens.

O cerrado foi escolhido como foco da exposição por estar sofrendo um processo de destruição acelerado, sendo o bioma predominante no planalto central do Brasil. A mostra visa assim contribuir para a conscientização da necessidade urgente de preservar o que ainda resta do cerrado.

O público terá a oportunidade de ver e sentir a beleza que existe nesse ambiente ainda desconhecido, considerado erradamente como pobre. As fotos são acompanhadas por poemas, que exaltam o sentimento de amor pela natureza e a indignação pelos atos da insensatez humana.

Horário: 04 a 25 de Março.
Horário Comercial.
Endereço: Espaço Cultural STJ
SAFS, Quadra 6, Lote 1, Trecho III, em Brasília
Preço: Entrada franca. Censura livre.

Ignácio de Loyola Brandão no Projeto Quintas Culturais T-Bone


Por Francisca Azevedo
16 de março de 2009

Ignácio de Loyola Brandão é o escritor convidado desta quinta-feira, 19/03.

O Projeto Quintas Culturais T-Bone traz a Brasília nesta quinta-feira, 19/03, o renomado escritor Ignácio de Loyola Brandão, vencedor do Jabuti 2008, na categoria melhor livro de ficção. Loyola fará um bate-papo literário sobre “O Menino que Vendia Palavras”, publicado pela Objetiva. Além disso, a apresentação musical ficará por conta do músico nordestino Beirão, com o recital “Coisa da Minha Mala”, no repertório clássicos da música brasileira, contação de histórias dialogando diretamente com compositores como João do Vale, Zé do Norte, Gordurinha, Zé Dantas, José Marcolino, Humberto Teixeira, entre outros, levando ao público o universo da literatura de cordel e dos cantadores nordestinos. O evento começa às 20 horas e a entrada é franca.

O Menino que Vendia Palavras
LIVRO DO ANO - FICÇÃO 2008 – Prêmio Jabuti

O protagonista deste livro é um menino que tem muito orgulho de seu pai, um homem culto, inteligente e que conhece as palavras como ninguém. Se os amigos do menino querem saber o significado de alguma palavra, é ao pai dele que sempre recorrem. Quer saber o que é epitélio? Alforje? Lunático? Ele sempre tem uma resposta.

A curiosidade dos amigos é tão grande que o menino logo percebe: e se começasse a negociar o significado das palavras? Gorgolão? Vale uma fotografia de um navio de guerra. Enfado? Um sorvete de picolé, trazido pelo dono da sorveteria. Pantomima? Um chiclete. E assim começa seu “negocinho” no bairro, escondido do pai, é claro.

O menino, sempre com um humor leve e envolvente, descobre como é importante conhecer as palavras, pois assim ele vai saber conversar, orientar as pessoas, explicar suas idéias e sentimentos, desempenhar melhor suas tarefas, progredir na vida, entender todas as histórias que lê e até mesmo convencer uma menina a namorá-lo! E, assim, vai aprendendo essas e outras lições valiosas e percebendo com seu pai o quanto a leitura é necessária, pois quanto mais palavras você conhece e usa, mais fácil e interessante fica a sua vida.

Para escrever esta história, o jornalista Ignácio de Loyola Brandão inspirou-se em sua própria infância, na cidade de Araraquara, interior de São Paulo, nos anos 40. Seu pai, assim como o pai do personagem do livro, era um apaixonado pelas palavras que conseguiu formar uma biblioteca com mais de 500 volumes. Segundo Ignácio conta, foi o pai quem o incentivou a ler desde que foi alfabetizado. E revela outra verdade: sim, ele chegou a trocar com seus colegas de classe palavras por bolinhas de gude e figurinhas.

Sobre o autor:
Ignácio de Loyola Brandão é jornalista, contista e romancista brasileiro. Desde pequeno, sonhava conquistar o mundo com sua literatura. Começou sua carreira literária em 1965, com o lançamento do livro de contos Depois do Sol, e hoje é autor de mais de trinta livros.
Já foi traduzido para várias línguas, entre elas o húngaro, o alemão e o coreano, e já teve livros e contos adaptados para o cinema e para o teatro. Também já conquistou vários prêmios literários com sua obra, entre eles o Prêmio Pedro Nava (da Academia Brasileira de Letras), o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e o Prêmio Jabuti. O autor acaba de ser eleito para a Academia Paulista de Letras.


Apresentação Musical:
RECITAL "COISAS DA MINHA MALA"
De volta ao Brasil depois de seis meses de tour pela Europa, Beirão faz no dia 12 de dezembro, show recital na Oficina Geppetto. Além de novas composições que faz parte do novo CD Eu Nunca Esperei Nada de Você, o show contará também com clássicos da música brasileira, contação de histórias dialogando diretamente com compositores como João do Vale, Zé do Norte, Gordurinha, Zé Dantas, José Marcolino, Humberto Teixeira, dentre outros, levando ao público o universo da literatura de cordel e dos cantadores nordestinos.

Beirão considera-se um cearense cosmopolita. Acredita que a cultura popular vive uma fase de renascimento: "a cada ano que passa as festas populares como São João ganham novos espaços e, o Brasil de norte a sul, se acende em festa". Assim, não deixando por menos reuni em seu repertório, músicas populares do Nordeste.

Sem abandonar as influências nordestinas como Jackson do Pandeiro, Luís Gonzaga, Trio Nordestino entre outros, e tendo incorporado ao seu estilo, influências da MPB, do Rock brasileiro e da música universal, o público encontrará uma sonoridade envolvente e bem humorada, marca registrada de seus shows.

Atualmente divulga o Projeto Forró Pé-de-Serra Brasil e em parceria com o Pontão de Cultura República do Cerrado.

Apresentação:
Mímico Miquéias Paz

Informações:
Assessora de Imprensa: Francisca Azevedo 61- 8432-3669
Data: 19/03
Horário: 20 horas
Local: Açougue Cultural T-Bone: SCLN 312 Bl B Lj 27 Brasília-DF
Tel: (61) 3274-1665
ENTRADA FRANCA

Banda Cajú Azul na Barca Musical


Novas versões da MPB no palco flutuante Barca Brasília

Com um repertório musical cheio de ginga e balanço, Cléo e Sandra Monteiro, Sérgio Trappa e o percursionista Mafra prometem uma programação diferenciada na Barca Brasília. Será um passeio acompanhado de canções de Chico Buarque, Maria Rita, Vanessa da Matta, Moska, Secos&Molhados, Rita Lee, Mar’tnália e vários nomes da MPB.

As irmãs pernambucanas Cléo e Sandra Monteiro cantam e tocam violão. Ao longo dos últimos dez anos amadureceram como interpretes e adquiriram uma identidade rítmica e musical em apresentações nos vários palcos de bares, teatros e rodas de violão. O baixista Sérgio Trappa, que também é fotógrafo, dita a base de graves marcando os compassos das canções. Na base rítmica, o grupo conta com a participação super especial do percussionista Mafra, contribuindo com o tempero caliente nas interpretações.

Além do show musical, o passageiro recebe informações sobre o Lago Paranoá e as histórias submersas por suas águas. A equipe da Barca Brasília inventariou monumentos naturais e arquitetônicos em cinco rotas temáticas: Rota Glaziou, Rota das Ilhas, Rota Dom Bosco, Rota Garça Branca e Rota do Charme, que passa através das pontes. A navegação acontece por uma dessas rotas a ser escolhida na partida do cais. Para o conforto de seus passageiros a embarcação está abrigada das intempéries, como chuva e vento, com janelas transparentes que não impedem a contemplação das paisagens. O entardecer produzido grandiosamente pelo espetáculo natural do pôr do sol e o acender das luzes urbanas dão o colorido especial ao passeio.

A Barca Brasília garante, com sua equipe, segurança, conforto e um atendimento personalizado.
Faça sua reserva, venha participar!

Serviço
Barca Musical com a Banda Caju Azul
Dias 21 e 22 de março – sábado e domingo
Saída da Barca: 17h com retorno às 20h30
Cais do Bay Park Hotel: SHTN Trecho 02 Lote 05.
Valor do passeio: R$ 40,00, desconto 25% = R$30,00 por pessoa.
Couvert artístico: R$ 10,00 (consumo de alimentos e bebidas à parte).
Consumo de alimentos e bebidas à parte.
Reservas e informações:
www.barcabrasilia.com.br
passeio@barcabrasilia.com.br
Telefones: 8419-7192 (Edmilson Figueiredo) e 8432-6234 (Amon Trajano).
Evento não indicado para menores de 16 anos desacompanhados.

Friday, March 13, 2009

“solidão voz e violão” - Show do compositor e músico Madan



“solidão voz e violão”

Neste show, ao violão e voz, o compositor, cantor e músico paulista Madan, mostrará canções de seus 4 CDs lançados e algumas músicas do quinto CD “Solidão”, que será lançado ainda em 2009.

No repertório parcerias com os poetas Adélia Prado, Ademir Assunção, Arnaldo Antunes, Augusto e Haroldo de Campos, Frei Betto, José Paulo Paes, Mário Bortolotto, Olga Savary, Rodrigo Garcia Lopes, entre outros

13/03/2009, sexta, às 20h
Espaço Garimpo do SESC Araraquara
Entrada gratuita
Mais informações: 16 3301 7500
Escute e baixe gratuitamente 6 músicas que Madan tocará no show:
www.myspace.com/madanmusic


Madan é compositor, cantor e músico, natural (10/03/1961) de São Paulo/SP; e desde 1980 - onde participou de seu terceiro festival (o 1º foi em 1978) de música popular em Jales/SP – começou a desenvolver seu trabalho de musicar e cantar poemas, quando o poeta paraibano radicado em Jales, Francisco Valdo Albuquerque, lhe presenteou com seu primeiro livro de poesia “Canto Semental Livre”.

Tem quatro CDs lançados: “Madan” (1997) – part.esp: Haroldo de Campos - ; “A Ópera do Rinoceronte” (1999) – part.esp. José Paulo Paes, Elisa Lucinda e Ademir Assunção - ; “1 do 1 do 1” (2001) – com Kléber Albuquerque, Élio Camalle e Luiz Gayotto - todos pela Dabliú Discos - e o CD infanto-juvenil “Brincando com Palavras” (2005) – parti.esp. Thomas Roth - Lua Music -, onde gravou várias de suas músicas sobre textos e poemas de Adélia Prado, Ademir Assunção, Arnaldo Antunes, Augusto e Haroldo de Campos, Elisa Lucinda, Frei Betto, Glauco Matoso, Olga Savary, Omar Khayyam, entre tantos outros poetas novos e consagrados.

Nas décadas de 80 e 90 participou de diversos festivais de música popular pelo Brasil (nos estados de SP/MG/RS/PR/SC) onde obteve várias premiações.

Em 1989 lançou a fita K7 “AUM Canções Místicas” com músicas de sua autoria na linha canção new-age, que teve uma repercussão nacional no meio esotérico, sendo utilizadas em terapias por Roberto Shinyashiki, a alemã Mimansa e outros.

Em 1991, gravou o álbum “Arqueiro” no Rio de Janeiro, com produção, arranjos e teclados de Luz Antonio Gomes (produtor de Zé Ramalho, Fagner, Geraldo Azevedo, Boca Livre, entre outros), na linha pop.

Os álbuns “AUM Canções Místicas” e “Arqueiro” serão relançados no formato CD.

Em 1996, foi premiado pela melhor música composta/original, no Prêmio Coca-cola de Teatro Jovem em São Paulo, com a peça infantil de teatro de bonecos “Poemas para Brincar” do poeta José Paulo Paes, criada e encenada pelo Grupo As Graças.

Em 1998, foi finalista do prêmio de teatro APETESP(SP), com as músicas especialmente composta para a peça infanto-juvenil “Monstro Brigueiro” do ator e dramaturgo Isser Korik. Em 2005, teve sua canção “Cabeça” poema de Adélia Prado, incluída na coletânea (algum duplo) “The Best of Brasil”, juntamente com novos e consagrados nomes da MPB, como João Gilberto, Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Vitor Ramil, Márcia Salomon, entre tantos outros.

Neste mesmo ano, participou em várias músicas, como compositor, violonista e cantor, no CD “Rebelião na Zona Fantasma” do poeta paulista Ademir Assunção. Também em 2005, foi pré-selecionado no Projeto Rumos Música, do Itaú Cultural, integrando o CD em mp3 que fora lançado. Em 2006 foi finalista na categoria melhor CD infantil, do prêmio TIM de música, com o CD infanto-juvenil “Brincando com palavras” com poemas de José Paulo Paes e músicas suas.

Madan tem músicas nas vozes de Zeca Baleiro,Thomas Roth, Elisa Lucinda, Kléber Albuquerque, Márcia Salomon, Carlos Navas, Sandra Vianna, Caval (Márcio Cavalcanti), Fernando Cavallieri, entre outros.

Desde início dos anos oitenta, fez shows em diversas cidades do Brasil, como Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Londrina, Montes Claros, Araraquara, São Bernardo, Santo André, Diadema.e em São Paulo, onde nasceu e mora; já se apresentou nos SESC’s Pompéia, Consolação, Vila Mariana, Santo André, Santo Amaro, Itaquera, São Caetano, etc...nas Casas de Cultura de São Paulo e ABC paulista, projeto Arte nas Ruas/SP e em casas noturnas como Supremo Musical, Bar Vou Vivendo, Boca da Noite, Bar do Alemão, Villaggio Café, Clube Caiubi, Café Piu Piu, etc...

Madan, além de suas apresentações “adultas”, desde 2000 tem se apresentado em shows para crianças, e agora, a partir de 2009, retomou o show infantil “Brincando com Palavras” (Madan, Lia e Caval); além do solo “solidão voz e violão” e com a banda “Os enRockecidos” na linha folk-funk-pop-rock com baladas e canções, que é tônica de seu novo CD.

Atualmente está finalizando seu quinto CD - “Solidão” - com músicas suas sobre poemas de Paulo Leminski, Augusto de Campos, Ademir Assunção, Mario Bortolotto, Rodrigo Garcia Lopes, entre outros...e até um poema do filósofo Nietzsche, faixa que terá a participação do Luiz Tatit, além das participações especiais de Augusto de Campos e Zeca Baleiro em “Epitáfio”, poema de Cobiere.

O CD tem previsão de lançamento para este ano de 2009.

Suas influências musicais são, pela ordem: música instrumental antiga, brasileira e portuguesa, Elton John, Jeff Lynne (Electric Light Orchestra), grupo YES, Guilherme Arantes, disco music, Zé Ramalho, Beto Guedes, Egberto Gismonti, Milton Nascimento, Nana Caymmi, Elis Regina, Rita Lee, Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Gilberto, Neil Young, Eric Clapton, Marisa Monte, Cássia Eller, Nando Reis, Leonard Cohen, Nick Drake e Ana Carolina.

Madan define seu som como um som folk-funk-pop-rock com baladas e canções.

E suas influências literárias são pela ordem: os místicos (Osho, Gurdjieff, Ouspensky, Krishnamurti e Dalai Lama); os filósofos (Nietzsche, Schopenhauer e Cioran – também místico – ); os literatos (Jorge Luis Borges, Ezra Pound, e Octavio Paz) os psicólogos e psiquiatras (Alexander Lowen, Wilhelm Reich, Jung, Freud e Lacan) e por fim, os poetas que musicou, mais Pablo Neruda, Fernando Pessoa e Walt Whitman.

Há alguns anos, Madan tem escrito aforismos, silogismos, epitáfios, micro-poemas, quase-haicais e epigramas, mas não pretende publicar tão cedo; mas vai aí um em primeira “publicação” (09/03/2009):

epitáfio

vim
vou


contatos:
Madan Music
www.uol.com.br/madan
6 músicas para download e audição
www.myspace.com/madanmusic
CD infantil "Brincando com palavras”
www.luamusic.com.br/madan.htm
madanmusic@uol.com.br

Imagem Ausente: o feminino e a prostituição na construção de Brasília

Wednesday, March 11, 2009

Exposição: A Máscara Teatral na Arte dos Sartori



Exposição: A Máscara Teatral na Arte dos Sartori - da Commédia dell'Arte ao Mascaramento Urbano.

Local: Caixa Cultural - Galeria Principal
Abertura para convidados: 17 de março de 2009, das 19h às 22h
Visitação: de 17 de março a 26 de abril de 2009
Horário de visitação: diariamente, das 9h às 21h.
Endereço: SBS Q. 4, Lt. 3/4 - Anexo ao Edifício Matriz da CAIXA
Informações: 61- 3206-9448/49
Classificação etária: Livre

Donato Sartori é um dos maiores escultores e mascareiros do mundo, herdeiro da tradição de criar máscaras de Commedia Dell`Arte, iniciada por seu pai, Amleto Sartori, após a segunda guerra. Sartori criou as máscaras para vários atores, diretores e encenadores do mundo, entre eles, Barrault, Eduardo de Filippo, Giorgio Strehler, Lecoq, Dario Fo, Ferrucio Soleri, Enrico Bonavera, Peter Oskarson, Eugenio Barba, para os atores do Teatro Kyogen do Japão, do Odin Teatret da Dinamarca, entre outros. Desenvolveu pesquisas sobre artes gráficas e mascaramento corporal e urbano, tendo sua obra exposta nos principais Museus de Arte Moderna de Veneza, Nova Iorque, Tóquio, Cidade do México e Paris. Em 1979, ao lado do cenógrafo Paolo Trombetta e da arquiteta Paola Piizzi, funda o Centro Maschere e Strutture Gestuali, um centro multidisciplinar que estuda os vários aspectos etnológicos, antropológicos e espetaculares que envolvem a Máscara. Em 2005, com um espetáculo de Dario Fo, inauguraram o Museu Internacional da Máscara Amleto e Donato Sartori em Abano Termi, que narra a história do homem por meio das máscaras.

http://www.caixacultural.com.br

Tuesday, March 10, 2009

Sarau do Coletivo de Poetas no Taguatinga Shopping

Foto: Patrícia Álvares

Sarau do Coletivo de Poetas no Taguatinga Shopping
14/03/2009, sábado, das 17 às 20 horas
Poetas
Ariosto Teixeira
Amargedon
Ézio Pires
Chico Porto
Maria Félix
Sérgio Muylaert
Marcos Freitas
Ivan Monteiro
Anabe Lopes da Silva
Dulce Neia
Gelly Fritta
Jorge Amâncio
Menezes y Morais
Carla Andrade
Lourdes Teodoro
Salomão Sousa
Nando Potiguara
José Edson dos Santos
Rossini Neto
Theodoro Gontijo
Músicos
Carlinhos Piauí
Mestre Bimba do Reco-Reco
Homenagens especiais
Euclides da Cunha (1866-1909) - centenário de morte.
Edgar Alan Poe (1809-1849) - bicentenário de nascimento.

Euclides da Cunha é um gênio da literatura brasileira e universal.
Da mesma forma, Edgar Alan Poe, criador do gênero conto policial e de terror, é um gênio da literatura norte-americana e universal.
Ambos foram poetas.
O Coletivo de Poetas, fundado em 1990, com a filosofia poesia para todos, se associa as homenagens a esses dois expoentes da cultura universal.
Local: Taguatinga Shopping - Taguatinga - Pistão Sul - entrada franca

Monday, March 09, 2009

Manifesto Mafrensino

Manifesto Mafrensino

Dirigido a todos os que têm como inspiração maior ver o Piauí caminhar unido em busca de seu grande destino (Oeiras, 07 de março de 2009).

A Fundação Nogueira Tapety – FNT, que tenho a honra de presidir, já deu inequívocas demonstrações de que é possível trilhar o caminho da promoção da cidadania e em defesa de uma cultura legitimamente sertaneja sem, para isso, ter que assumir posições político-partidá rias.

E é justamente pela ausência de qualquer vinculação partidária que a atrele, pressione ou manipule, que a FNT pode ser coerente com este desiderato. Há, no entanto, questões de cunho político a que a ninguém é dado alienar-se. É o caso da Campanha que, já há alguns anos, se desenvolve no Estado visando – parece incrível, mas é verdade – a desagregação do Piauí em dois pedaços. E esta campanha tem sido feita abertamente e sem maiores percalços porque nós, os que desejamos a unidade do espaço geofísico, político e cultural da “Terra Querida” preferimos, até agora, permanecer mudos na vã esperança que estes piauienses equivocados chegassem, por si mesmos, a descobrir o erro de perspectiva que alardeiam. Ledo engano!

Hoje percebemos nosso engano e entendemos que quanto mais calados ficarem os defensores de um Piauí indiviso, com maior desenvoltura passearão pela mídia os arautos da infeliz novidade. Assim agindo, mesmo sem nenhum argumento, chegam a intimidar quando divulgam a idéia de que se trata de algo irreversível, já decidido. Mentira deslavada!.. . Mas uma mentira, seja ela deslavada, mal lavada ou apenas suja, repetida muitas vezes, sem que ninguém a conteste, acaba assumindo ares de límpida verdade.

Diante disso, concluímos que chegou a hora de juntar a tropa e organizá-la para combater o bom combate. A partir de hoje esta Instituição coloca-se na linha de frente e se dispõe a ajudar a agrupar todos aqueles que, como nós, julgam imprescindível a manutenção da unidade territorial do Piauí, fruto de uma identidade cultural forjada ao longo da rica história de um povo sofrido, porém, e por isso mesmo, dotado de uma integridade insofismável.

Por isso estamos desfraldando bem alto esta bandeira, ou melhor, reempunhando a Bandeira de Mafrense, para que qualquer piauiense (ou não) que necessite de incentivo para manifestar-se a favor do Piauí – pois é disso que se trata – tenha onde se apoiar, juntando-se a nós!

Do Peixe-Boi Marinho, que habita as águas mansas de Cajueiro da Praia no extremo norte até o último (Se)Bastião de Barro, nossa fronteira ao sul, Viva o Piauí!

Sertanejamente,
Carlos Rubem Campos Reis
Presidente da FNT

Publicado originalmente no "Portal do Sertão"

Barca Poética em Homenagem às Mulheres

BARCA POÉTICA COM ANGÉLICA TORRES, SYLVIA CYNTRÃO, FELIPE CORRÊA E YARA FORTUNA EM HOMENAGEM ÀS MULHERES
Programa especial no fim de semana do Dia Internacional da Mulher

Comemore o fim de semana do Dia Internacional da Mulher fazendo um passeio diferente, original, elegante, em um ambiente acolhedor, informal, onde você encontra com a poesia, a música e sai de lá com novos amigos e muitas recordações. Neste fim de semana, nos dias 7 e 8 de março, pra lá de especial, a lua crescente já está quase cheia. É a lua da poesia. Assistir o crepúsculo brasiliense navegando no Lago Paranoá é testemunhar um colorido esplêndido. Associe a explosão de imagens a um programa poético-musical produzido especialmente para você. O sarau no palco flutuante traz as poetas Angélica Torres e Sylvia Cyntrão. Felipe Corrêa e Yara Fortuna interpretam o espetáculo musical mostrando um trabalho autoral e surpreendente.

Angélica Torres é poeta e jornalista, tem cinco livros publicados -- quatro de poesias: Sindicato de Estudantes (1986); Solares (1988), Paleolírica (2000) e O Poema Quer Ser Útil (2006), que ganhou recital do mesmo nome na Livraria Cultura, interpretado pelas atrizes Maíra Oliveira (Esquadrão da Vida) e Larissa Malty (Koikwa, um Buraco no Céu) e musicado por Paula Zimbres e Ellen Oléria. Prepara a publicação de Luzidianas, poesias, para 2009. Na Biblioteca Nacional de Brasília é assessora de imprensa e coordenadora de eventos ligados a poesia.

Sylvia Cyntrão é poeta, mestre e doutora em literatura brasileira; professora do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da UnB. É membro da Academia de Letras e Música do Brasil e Agente cultural do GDF. Como poeta, publicou os livros Sopros e Mordidas (1999), Coração em III Atos (2001) e O quarto e o ato (2007). Natural do Rio de Janeiro, está em Brasília desde 1983 e recentemente recebeu o título de Cidadã Honorária de Brasília pelos 25 anos de contribuição à causa da cultura e da educação na Capital.

Felipe Corrêa (violão , voz e composição) e a jovem cantora Yara Fortuna (voz) têm uma proposta musical autoral de intensa comunhão entre melodia e letra poética, conseguindo com isso efeitos de grande originalidade. O casal de artistas vem se apresentando com sucesso nos palcos da cidade em vários projetos, tanto populares como acadêmicos, que privilegiam a poesia e a canção. Felipe e Yara compõem o braço musical do VIVOVERSO, grupo de encenação poética, onde desenvolvem composições próprias e também com versos de poetas que escolhem homenagear, entre eles destacando-se Fabrício Carpinejar, Nicolas Behr, Angélica Torres e Sylvia Cyntrão.

O passeio na Rota Dom Bosco, no Lago Paranoá, além de proporcionar uma visão diferenciada da cidade de Brasília e dos vários atrativos naturais e arquitetônicos da orla, reaviva o sonho registrado em 30 de agosto de 1883, que faz relação ao projeto da nova capital como terra prometida. Para sua satisfação, nós temos serviços de bar e cozinha e uma equipe preparada para lhe receber bem. Traga seus amigos e familiares. Estamos esperando por vocês!

A Barca Brasília garante, com sua equipe, segurança, conforto e um atendimento personalizado.

SERVIÇO
Barca Brasília, poesia em homenagem à mulher.
Dias 7 e 8 de março - sábado e domingo
Saída da Barca: 17h com retorno às 20h30 Cais do Bay Park Hotel: SHTN Trecho 02 Lote 05.
Valor do passeio: R$ 40,00, desconto 25% = R$30,00 por pessoa. Couvert artístico: R$ 10,00 (consumo de alimentos e bebidas à parte).
Reservas e informações:
www.barcabrasilia.com.br ; passeio@barcabrasilia.com.br
Telefones: 8419-7192 (Edmilson Figueiredo) e 8432-6234 (Amon Trajano);
Evento não indicado para menores de 16 anos desacompanhados.

Tuesday, March 03, 2009

Affonso Romano de Sant´anna no T-Bone

As Quintas Culturais T-Bone estão de volta. Após programação cultural intensa em 2008, com mais de trinta apresentações gratuitas na comercial da 312 Norte em comemoração aos dez anos da Noite Cultural T-Bone, a ONG inicia temporada 2009 com a participação do escritor, teórico, cronista e jornalista Affonso Romano de Sant’Anna e apresentação musical de Rogério Midlej, nesta quinta-feira, 05/03, às 20 horas. Entrada Franca!

Bate-papo literário:
Affonso Romano apresentará sua mais recente obra, “O enigma vazio - Impasses da arte e da crítica”, onde aborda a arte moderna e contemporânea dos séculos XX e XXI. Um desafio ao qual até mesmo os críticos podem sucumbir, diante do verdadeiro mosaico de conceitos e opiniões que podem mais confundir que localizar os parâmetros do que é ou não arte e ser artista. Na obra, o escritor coloca essa crítica no divã, analisando e, em alguns momentos, desconstruindo seus discursos e argumentos ao apontar suas contradições e exageros.

O AUTOR:
Affonso Romano de Sant’Anna se destaca como teórico, poeta, cronista, professor, administrador cultural e jornalista. Já nos anos 60 participou de movimentos de vanguarda, nos anos 70 trouxe a música popular, a poesia marginal e a literatura infanto-juvenil para dentro da universidade e desencadeou renovação teórica na área de letras. Com mais de 40 livros publicados e tendo ensinado em universidades estrangeiras e nacionais, à frente da Biblioteca Nacional (1990-1996) criou o Proler, o Sistema Nacional de Bibliotecas e programas de exportação da cultura brasileira. Sua obra tem sido objeto de teses de mestrado e doutorado. É casado com a escritora Marina Colasanti.

Apresentação Musical:
Rogério Midlej - Nascido em Itabuna, Bahia, Rogério mudou-se para Brasília em 1974, onde iniciou seus estudos de canto e deu seus primeiros passos como artista e intérprete. Integrou corais locais, entre eles o Coro Masculino de Brasília, o Coro Lírico do Teatro Nacional e o Coral da UnB, sob a regência de Marconi Araújo, onde atuou como solista.

Em 1998, abandonou em definitivo a carreira de psicólogo para atuar como empresário de bandas de baile. Em 2000, ele e dois amigos criaram a Joy Band, uma renovação no cenário das grandes festas de Brasília. Foi o primeiro representante de Brasília no programa FAMA, da Rede Globo, em 2002. No mesmo ano, estreou em carreira-solo na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, onde mostrou novo olhar para clássicos da MPB e canções inéditas de compositores de Brasília, como Marcelo Brandão, Wilson Bebel e André Vasconcellos, que fariam parte de seu primeiro disco, “Quintal do Meu Mundo”, lançado em 2005. O CD traz um trabalho essencialmente de música brasileira, com grande variedade de ritmos, onde se destacam o ijexá, o baião e o samba-coco, entremeados por baladas leves e poéticas feitas sob medida para o timbre suave e límpido do cantor.

Apresentação:
Mímico Miquéias Paz
Informações:
Assessora de Imprensa: Francisca Azevedo 61- 8432-3669
Data: 05/03
Horário: 20 horas
Local: Açougue Cultural T-Bone: SCLN 312 Bl B Lj 27 Brasília-DF
Tel: (61) 3274-1665
ENTRADA FRANCA
Indicativa Livre
http://www.t-bone.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=174&Itemid=1