Tuesday, October 25, 2005

10ª edição Sarau do Coletivo de Poetas

O Coletivo de Poetas e o espaço Quo Vadis?, convidam para a 10ª edição do Sarau do Coletivo, a realizar-se neste sábado, 29/10, na CLN 309, Bloco A, Galeria, fone 3447.3118, a partir das 20 horas.
Poeta homenageado: Mário Quintana (1906-1994) por Adeilton Lima; e minipalestra: Quintana, um olhar poético adiante do seu tempo, por Menezes y Morais.
Relançamento do livro Taguatinga: História e Cultura, do poeta e professor Ronaldo Alves Mousinho.
Pré-lançamento do livro poeta e professor José Edson dos Santos, Ampulheta de Aedo, poesia, que virá acompanhado de um CD para os cem primeiros compradores, em lançamento anunciado para o dia 10 de novembro, na livraria Entrelivros (CLN 406), a partir das 18 h. E no Sarau do Coletivo do dia 19/11.
Músicos convidados; Jairo Mozart, cantor e compositor, que estará autografando os seus cds. E Tino Freitas, cantor e compositor, na canja da madrugada, com mínishow anunciado para 1 h. Tino Freitas também estará autografando seus trabalhos.
Rodas de Poesia, canjas, performances: Coletivo de Poetas e representantes da confraria Quo Vadis?
Observação: o último sarau teve o poeta Rossini Neto como mestre-de-cerimônias; canja dos poetas Nicolas Behr; Paulo Siqueira; Marcos Freitas; Maurício Moretti; Francisco Kaqui; e as presenças dos poetas Chico Porto e Hilan Bonsusa.
Os saraus de novembro serão realizados nos dias 5 (com a presença confirmada de Cristina Bastos) e 19, quando faremos uma grande homenagem ao herói negro Zumbi dos Palmares. Couvert artístico: R$ 5.

Monday, October 24, 2005

Navegar é Preciso

Hoje, gostaria de fazer minhas as palavras do Poeta:

Navegar é Preciso

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso".
Quero para mim o espírito [d]esta frase,
transformada a forma para a casar como eu sou:
Viver não é necessário; o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo
e a (minha alma) a lenha desse fogo.
Só quero torná-la de toda a humanidade;
ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.
Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue
o propósito impessoal de engrandecer a pátria
e contribuir para a evolução da humanidade.
É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.

Fernando Pessoa

Friday, October 14, 2005

9ª edição Sarau do Coletivo

O Coletivo de Poetas e o espaço Quo Vadis? convidam para a 9ª edição do Sarau do Coletivo, a realizar-se neste sábado, 15/10, na CLN 309, Bloco A, Galeria, fone 3447.3118, a partir das 20 horas.
Exibição de cinco vídeos do poeta Teodoro Gontijo, e relançamento do livro Carne Viva, do poeta Marcelo Shaea.
Poetas convidados: José Roberto da Silva; Noélia Ribeiro; e Sidão.
Músicos convidados: Aloísio Brandão (violão e voz) e Fabiano Borges (violão).
Minipalestra: O Mito de Dom Juan na Literatura Universal, por Alex Cojorian, escritor e tradutor.
Rodas de Poesia, canjas, performances: Coletivo de Poetas e representantes da confraria Quo Vadis?
Observação: Marcelo Sahea é autor de 8 por 2 (poemas marca-páginas, com Ramsés Ramos) e do e-box ‘ejs, de poesia, em cujo formato Carne Viva foi originalmente concebido. Para Ademir Demarchi, Carne Viva “é um livro instigante”.
Gontijo vai apresentar os vídeos O Príncipe da Chapada (com o artista plástico Moacir Farias de Soares/Chapada dos Veadeiros-GO, 13min). Infininho (vídeo poesia & computação gráfica), Brasília-DF, 3min. O que você espera da arte? (vídeo arte & fotografia - Volterra/Asa Norte/ Barcelona. 4min. Vênus de mil - as vênus de millus estão na vitrine – Barcelona, 1min). Instrumento de luz e sombra (vídeo arte, experimento, mais as luzes das fibras óticas e as sombras do vale da lua – São Jorge-GO), 3min.
Aloísio Brandão é cantor, compositor, poeta e jornalista. Participa da coletânea Mais Uns, do Coletivo de Poetas. Aloísio encerrou sábado, 9/10, um ciclo de apresentações no Clube do Choro e na Sala Cássia Eller da Funarte.
O último Sarau do Coletivo teve canja dos poetas José Roberto da Silva; Rego Júnior; Rossini Neto; e as presenças dos escritores, poetas e professores Antonio Miranda; Chico Castro e dos poetas Marcelo Sahea e Rodrigo Bertone.
O próximo sarau será realizado no dia 29, com homenagem aos poetas Mário Quintana e Ascenso Ferreira, por Adeilton Lima e Maurício Melo Jr., com o Coletivo de Poetas. Couvert artístico: R$ 5.